A comparação que fazemos entre o Windows e o Linux, quanto a velocidade, não pode ser feita sem que entendamos alguns aspectos técnicos dos dois sistemas.
Se vocês notarem, assim que bootamos o Ubuntu 5.10 ou o Windows XP, os dois consomem cerca de 120MB de RAM. Mas então porque o Ubuntu parece mais lento que o XP quando trabalhamos com um dois programas ao mesmo tempo; mas em conpensação o XP parece mais lento quando trabalhamos com vários programas ao mesmo tempo?
Do pouco que já andei lendo, um dos reponsáveis por isso é o X. No Linux o X e o Kernel são separados, no Windows não. Por isso, quando dá um pau no X do Windows, temos que reinciar todo o sistema ( o já conhecido CRTL+ALT+DEL) - nem preciso falar dos erros do Kernel no Windows
, enquanto que no Linux apenas reiniciamos o X ( CRTL+ALT+BACKSPACE).
Além disso, por causa dessa separação do X, do Kernel no Linux, o sistema tem redimento menor. Já no Window, como ele carrega tudo junto, fica mais rápido.
Seja lá como for, para nós usuários finais, o que conta é o desempenho final. Já que não temos o conhecimento técnico para saber o que se passa por debaixo do capô. Nós só queremos que o sistema seja rápido!
Té+