Autor Tópico: Ajuda em Atalho  (Lida 4132 vezes)

Offline capitaoroby2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Ajuda em Atalho
« Online: 09 de Dezembro de 2007, 12:03 »
Saudações

Precisava de ajuda.
Uso o ubuntu 7.10 e gostaria de correr a aplicação projecto colibri que se abrir na consola utilizando o comando ./ProjectoColibri funciona muito bem.
A minha duvida prende-se com o seguinte:

Que possibilidade tenho eu de em vez de estar sempre a abrir a consola, abrir o directório e escrever ./ProjectoColibri colocar no ambiente de trabalho um atalho que me faça isso? Estou mesmo a precisar de ajuda.

Obrigado!

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 12:25 »
Vc tem 100% de possibilidade de fazer isso e dar certo. rsrsrs ;D

Brincadeiras à parte, clique com o botão direito na área de trabalho e escolha a opção Criar Lançador...  No diálogo que abrir, deixe tipo como Aplicação, em nome coloque um nome significativo para seu atalho e em comando digite o comando do terminal que abre a aplicação.  O comentário é opcional, é o hint quando o cursor fica sobre o ícone.  Por fim, clique no botão do lado esquerdo de nome Sem Ícone e procure uma imagem para o atalho.

PS.: o comando da aplicação deve ser completo, com toda a estrutura de diretório desde o raiz.  Por exemplo:
Código: [Selecionar]
./home/usuario/aplicacao/executavel
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 12:26 por leandromdelima »
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2007, 12:51 »
PS.: o comando da aplicação deve ser completo, com toda a estrutura de diretório desde o raiz.  Por exemplo:
Código: [Selecionar]
./home/usuario/aplicacao/executavel

Esse "." antes do /home não existe, pelo o que eu sei! o "." indica o diretório atual, então o caminho completo seria sem o ".".

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 13:19 »
Oops, cometi um equívoco.  O "." realmente não faz parte da estrutura de diretórios, o que eu tentei fazer era chamar o executável da aplicação de qualquer lugar, independente do diretório.  Por isso disse que tinha que haver o caminho completo no comando.  Mas ainda sim a sintaxe ficou errada.  Acho que o correto seria:

Código: [Selecionar]
/home/usuario/aplicacao/./executavel

Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:02 »
Oops, cometi um equívoco.  O "." realmente não faz parte da estrutura de diretórios, o que eu tentei fazer era chamar o executável da aplicação de qualquer lugar, independente do diretório.  Por isso disse que tinha que haver o caminho completo no comando.  Mas ainda sim a sintaxe ficou errada.  Acho que o correto seria:

Código: [Selecionar]
/home/usuario/aplicacao/./executavel



Ainda não é isso, amigo! :D

O correto seria:

Código: [Selecionar]
/home/usuario/aplicacao/executavel

Como eu disse, o "." substitui o caminho para o diretório atual. É um atalho como o "~" é para sua pasta pessoal. Por exemplo, se você estiver na pasta /home/usuario/aplicacao/, você poderia executar o programa com o comando

Código: [Selecionar]
/home/usuario/aplicacao/executavel

ou

Código: [Selecionar]
./executável
já que o "." seria uma atalho para /home/usuario/aplicacao/. Entendeu?

Offline leandromdelima

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 272
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:09 »
Credo, eu embananei tudo então.  Amigo capitaoroby2000, esqueça o que eu postei anteriormente sobre ./ e  utilize o comando da forma que nosso amigo alexmatos recomendou.  Desculpem-me pelo deslize... rs
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline capitaoroby2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2007, 08:10 »
Obrigado pela ajuda, mas continuo a não conseguir criar o tal atalho. Talvez por a dita aplicação ser um ficheiro java?
Por favor, necessito mesmo de ajuda  :'(

Offline Supermouse

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #7 Online: 14 de Dezembro de 2007, 21:09 »
para sabe o comando exato, se ele não estiver no seu PATH, você tem que saber em que diretório ele fica.

não adianta você copiar o comando do nosso amigo leandrodelima se o programa em questão não fica na sua pasta home...

em que pasta você digita esse comando? é logo que você abre o terminal ou você tem que ir até uma pasta específica?


outra opção que você tem é de, ao invés de digitar o comando, clicar no botão navegar e escolher o arquivo no mininavegador que vai abrir. aí não tem erro.
Lembrando que essa é apenas a minha opinião, e se você discordar, você está errado.

Offline capitaoroby2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #8 Online: 16 de Dezembro de 2007, 14:21 »
É assim: o directorio é /home/ProjectoColibri2.6 e o ficheiro em questão é colibri. Já tentei colocar um iniciador na consola, sem ser na consola, mas nada funciona. Se aceder pela consola ao directorio e digitar ./colibri tudo funciona bem. Ajuda, por favor?

Offline livio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Discutindo Informática e Tecnologia
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #9 Online: 16 de Dezembro de 2007, 17:09 »
Esse programa roda no terminal?

Se for, tem que deixar como "Aplicação em terminal"

Offline capitaoroby2000

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Ajuda em Atalho
« Resposta #10 Online: 18 de Dezembro de 2007, 04:31 »
Esse programa roda no terminal?

Se for, tem que deixar como "Aplicação em terminal"

Sim, roda no terminal. Mas se colocar como aplicação em terminal, parece que nada acontece. Help?