Autor Tópico: Compartilhar impressora no cups  (Lida 2575 vezes)

Offline ventuno

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Compartilhar impressora no cups
« Online: 09 de Dezembro de 2007, 13:57 »
Olá pessoal. Tô tentando compartilhar uma impressora entre o pc e o notebook pela rede local e não estou conseguindo. A impressora está instalada no pc e não aparece no notebook. Tenho ubuntu 7.10 no pc e 7.04 no notebook. Configurei ambos os arquivos de cupsd.conf com o seguinte:

Port 631
Listen 631
Browsing On
BrowseAllow All
BrowseInterval 30
BrowseAddress @LOCAL
BrowseInterval 30

<Location />
Order allow,deny
Allow all
</Location>

<Location /printers>
Order allow,deny
Allow all
</Location>

<Location /admin>
Encryption Required
Order allow,deny
Allow localhost
</Location>

<Location /admin/conf>
AuthType Basic
Require user @SYSTEM
Order allow,deny
Allow localhost
</Location>

Mesmo assim não está aparecendo no notebook.  Estou sem firewall também.
Já tinha feito esta mesma configuração no suse e no slackware e funcionava normal.


Offline JPiR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Compartilhar impressora no cups
« Resposta #1 Online: 06 de Fevereiro de 2008, 21:38 »
Veja amigo, eu não editei o arquivo, vasculhei a internet e buscando um pedacinho aqui e outro ali consegui fazer meu note enxergar a impressora do pc da seguinte maneira; Como não sou nenhum técnico em suporte, vou lhe dar passo-a-passo como foi meu procedimento:

Na linha de comando do terminal digitei <sudo smbd -b | grep CUPS> sem o sinal de menor/maior é claro e teclei <enter>. O resultado foi: HAVE_CUPS - Pelo que eu lembro isso checa se o cups está instalado... executei este comando nas duas máquinas.

O passo seguinte foi acessar o pc onde a impressora está instalada. Na barra de ferramentas do Ubuntu cliquei em <Sistema - Administração - Impressão>, abriu a janela de impressoras e na opção <configurações globais> flaguei o item <compartilhar impressoras>.

Voltei a janela do terminal e digitei <sudo ifconfig> + <enter> para obter o endereço ip do pc, após o comando aparecem três parágrafos com seus respectivos subtitulos ETH0 - IO e PPP0, o ip está logo após o "inet end.:" do parágrafo ETH0. Anotado o IP, fui para o note.

No note fui na barra de ferramentas do Ubuntu cliquei em <Sistema - Administração - Impressão>, abriu a janela de impressoras dei um duplo click em nova impressora;
marquei impressora de rede;
em URL escrevi o seguinte: <http://o número do ip:631/printers/nome da impressora> exemplo: url: http://123.456.789.0:631/printers/deskjet
um click no botão <frente>;
escolha o fabricante da impressora;
selecione o modelo;
click em aplicar;
Agora é só mandar imprimir uma página de teste e gotcha, impressora funcionando do note.

Espero ter ajudado, e caso funcione, não esqueça de colocar resolvido no seu título para que mais usuários possam utilizar a dica.

Forte abraço

    Usuário Ubuntu 17331 /  Usuário Linux 442069