Autor Tópico: Duvida sobre o /home  (Lida 4917 vezes)

Offline apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Duvida sobre o /home
« Online: 09 de Dezembro de 2007, 23:49 »
Gostaria que alguem me ajudasse tirando uma duvida que tem em relação a esse diretorio. Caso eu coloque o /home numa partição separada, quais as vantagens que vou ter? Se eu reinstalar o ubuntu, ja que eu vou ter o /home em outra partição, não vou precisar instalar meus programas novamente?

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #1 Online: 09 de Dezembro de 2007, 23:55 »
Você terá sim que instalar seus programas novamente, pois ele não ficam na pasta /home. Na pasta /home ficam seus arquivos pessoais, arquivos de configuração dos programas e as preferências de usuário (temas, fontes, papéis de parede, etc...). A vantagem é manter essas configurações e os arquivos que você (e os outros eventuais usuários) guardam em Locais > Pasta Pessoal.

Há também a vantagem de poder formatar a partição /home com um sistema de arquivos que é rápido manipulando arquivos grandes (ext3) e formatar a / com um que seja rápido com arquivos pequenos (ReiserFS). Isso pode melhorar a performance do sistema.

Offline apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:16 »
Você terá sim que instalar seus programas novamente, pois ele não ficam na pasta /home. Na pasta /home ficam seus arquivos pessoais, arquivos de configuração dos programas e as preferências de usuário (temas, fontes, papéis de parede, etc...). A vantagem é manter essas configurações e os arquivos que você (e os outros eventuais usuários) guardam em Locais > Pasta Pessoal.

Há também a vantagem de poder formatar a partição /home com um sistema de arquivos que é rápido manipulando arquivos grandes (ext3) e formatar a / com um que seja rápido com arquivos pequenos (ReiserFS). Isso pode melhorar a performance do sistema.

Depois que eu formatar com um sistema de arquivos, eu posso trocar por outro? ou terei que formatar novamente?

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:48 »
Depois que eu formatar com um sistema de arquivos, eu posso trocar por outro? ou terei que formatar novamente?

Vai ter que formatar novamente. Por que você iria querer trocar?

Offline apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:02 »
Depois que eu formatar com um sistema de arquivos, eu posso trocar por outro? ou terei que formatar novamente?

Vai ter que formatar novamente. Por que você iria querer trocar?

Eu utilizei o sistema JFS, nas duas partições (/ e /home)... Até agora não vi problema... Vc apontaria algum problema no uso deste?

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 13:19 »
Depois que eu formatar com um sistema de arquivos, eu posso trocar por outro? ou terei que formatar novamente?

Vai ter que formatar novamente. Por que você iria querer trocar?

Eu utilizei o sistema JFS, nas duas partições (/ e /home)... Até agora não vi problema... Vc apontaria algum problema no uso deste?

Problema nenhum! Eu comentei a vantagem de poder usar sistemas de arquivos diferentes só porque você perguntou. Eu mesmo utilizo ext3 tanto na /home quanto na /.

Offline apolinario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 23
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2007, 16:55 »

Valeu amigo, obrigado pelo esclarecimento.. Até a próxima!

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:05 »
/home ficam seus arquivos pessoais, arquivos de configuração dos programas e as preferências de usuário (temas, fontes, papéis de parede, etc...)

Manter os arquivos de configuração na pasta home não é um padrão, certo?
Porque eu tenho vários programas que não mantém os arquivos na pasta home. O caso do OpenOffice, por exemplo. Eu fiz uma partição só pra pasta home pensando em formatar tranqüilamente e manter tudo como estava antes, mas o OpenOffice coloca o dicionário de correção ortográfica na pasta /usr/lib/openoffice/share/wordbook.
Sendo assim, tudo o que eu adicionei no dicionário ao longo do tempo será perdido.


The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:20 »
/home ficam seus arquivos pessoais, arquivos de configuração dos programas e as preferências de usuário (temas, fontes, papéis de parede, etc...)

Manter os arquivos de configuração na pasta home não é um padrão, certo?
Porque eu tenho vários programas que não mantém os arquivos na pasta home. O caso do OpenOffice, por exemplo. Eu fiz uma partição só pra pasta home pensando em formatar tranqüilamente e manter tudo como estava antes, mas o OpenOffice coloca o dicionário de correção ortográfica na pasta /usr/lib/openoffice/share/wordbook.
Sendo assim, tudo o que eu adicionei no dicionário ao longo do tempo será perdido.

É... na sua pasta pessoal ficam os arquivos de configuração dos programas de cada usuário. Quando se trata de uma configuração global, ficam nas pastas do sistema.

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:46 »
Os arquivos de configuração do sistema não tem um local específico?
Porque assim eu salvo esta pasta também e resolvo meus problemas.

Estou tentando bolar uma forma de fazer um backup que restaure tudo, até os addons do Firefox.

Meu ubuntu está demorando muito pra iniciar. Vou formatar a máquina, mas vou apagar até a pasta home. Porque mesmo lá, ficam diversas configurações de programas que eu nem uso mais. Tá cheio de lixo.

Como eu faria pra salvar até os plugins do Firefox, e todas as outras preferências em uma instalação futura?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:53 »
Os arquivos de configuração do sistema não tem um local específico?

Costumam ficar espalhados; normalmente em /usr ou /etc. O problema é que essas pastas não contém apenas os arquivos de configuração.

Como eu faria pra salvar até os plugins do Firefox, e todas as outras preferências em uma instalação futura?

Você precisa especificar melhor "outras preferências"... isso vai variar de acordo com os programas que você usa.

Quanto aos plugins do Firefox, eles ficam na pasta pessoal, mais especificamente na pasta .mozilla.

Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2007, 20:23 »
Essas "outras preferências" se referem a preferências de qualquer outro programa. Mas como isso depende de cada programa, já vi que não tem jeito, tem que salvar tudo mesmo.

Então, estou pensando em fazer da seguinte forma:

Formata tudo, instala tudo de novo, e quando estiver tudo perfeito e configurado eu salvo as seguintes pastas:

/bin, /etc, /lib, /opt, /root, /sbin, /usr, /var e /home.

Aqui dará 7,2 Gb. Divido com o split em 2 arquivos pra gravar em 2 DVDs.

Assim fico com a seguinte dúvida: pra restaurar o sistema depois, como faz?

1. Instalo o Ubuntu;
2. Copio dos dois DVDs os arquivos;
3. Junto eles;
4. E mando descompactar.

Mas assim ele substituirá os arquivos de sistema já existentes. Isso não dará algum conflito? O sistema vai deixar sobrescrever? Como faço pra deixar o sistema como estava, se tenho todos os arquivos?

The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #12 Online: 13 de Dezembro de 2007, 04:43 »
Teoricamente não deve dar problema... pois eu tive problema aqui com o flashplayer e precisei instalar em duas pastas ??? e só consegui isso através do terminal, já que ele não me dava permissão p/ copiar e colar de uma pasta para a outra... Enfim, eu coloquei o arquivo lá e o firefox reconheceu na hora... Acho que não tem erro não...

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline DouglasCaixeta

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 316
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #13 Online: 24 de Abril de 2008, 02:10 »
Mas assim ele substituirá os arquivos de sistema já existentes. Isso não dará algum conflito? O sistema vai deixar sobrescrever? Como faço pra deixar o sistema como estava, se tenho todos os arquivos?

Bom aqui deu conflito sim. Deu um erro de não foi possível iniciar o xsession.
Ninguém nunca conseguiu fazer uma restauraćão geral do sistema? Dizem que o Linux é um sistema todo baseado em arquivos, mas se eu substituir todos os arquivos do sistema, mesmo que seja o hardware igual ele não funciona.

Que opcões eu teria para restaurar um sistema completo, tipo o Norton Ghost?
De preferência algo que possa ser colocado só no HD, porque se o sistema todo tem, sei lá, 20 Gb, é inviável gravar tudo em DVD. Podia ser tipo uma imagem que, na hora da restauracão eu informasse um caminho no HD que localizasse ela.
Alguma idéia?
The Ubuntu Counter Project - user number #14600

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Duvida sobre o /home
« Resposta #14 Online: 24 de Abril de 2008, 11:08 »
O comando dd parece ser muito bom para backup. O problema é que ele copia até o tipo de formatação e tamanho de partição.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum