Tomei a liberdade de fazer uma continuação para a série "Menos drivers = mais fácil" do
Duda Nogueira do Planeta Ubuntu Brasil:
Versão 1Versão 2Versão 3:Minha irmã ganhou um MP3 Player da Sandisk, um
Sansa Clip vermelho:
Muito bonito e pequeno (menor que meu dedão!). Qualquer coisa eletrônica que entra lá na casa da minha mãe (minhas irmãs moram com minha mãe, e eu com meu pai), a primeira coisa que eu escuto é: "aprende a mexer e depois me ensina!". Como eu adoro essas coisas, nem reclamo. Dessa vez não foi muito diferente: "bota umas músicas aí pra mim?". Ela e minha outra irmã já tinham tentado sem sucesso, e agora era minha vez. Só tinha um problema: na casa da minha mãe só tem Windows (o XP)!
Conectei o danado na porta USB como se costuma fazer com qualquer MP3 Player. O Windows abriu aquela tela de "o que você deseja fazer?" e não tinha "Abrir a pasta para exibir os arquivos". Fui no Meu Computador e o dispositivo não estava lá. Tentei atualizar o driver que o Windows instalou automaticamente e nada. Entrei no site da Sandisk e baixei um atualizador para o firmware do bichinho. O problema é que o servidor de arquivos de firmware tava fora do ar, então o atualizador não conseguia baixar. A Sandisk disponibilizou um arquivo
.bin, para sanar esse problema, que deveria ser copiado para a pasta do MP3 Player. "Que pasta? Não tem nada aqui!".
Resolvi trazer o cacareco pra casa e tentar abrir no Ubuntu. Não deu em outra: liguei na porta USB do meu notebook e em poucos segundos o
Nautilus pulou na tela mostrando as pastas com o conteúdo do MP3 Player.
Moral da história: vou ter que dar um jeito de atualizar o firmware pelo Ubuntu, pra que o Windows XP reconheça o dispositivo.
Ah, se todo mundo usasse Linux! Seria tudo tão
mais fácil...
EDITADO:Não deu em outra! Consegui atualizar o firmware pelo Ubuntu (foi só arrastar o arquivo para a pasta e desmontar o MP3 Player) e tive que trocar o modo de conexão USB (opção disponível apenas nessa versão nova do firmware) de MTP para MSC. Agora o Windows XP lê o danado na boa (detalhe: o Ubuntu lê com qualquer das opções selecionadas).
Vou mandar um e-mail para a Sandisk e falar para eles recomendarem o uso do Linux para atualização de firmware.
EDITADO (2):Um trecho da conversa com minha irmã, que vale a pena colocar aqui:
- Consegui abrir o MP3 Player pelo Linux. Vou tentar atualizar o firmware por ele.
- Será que esse só roda no Linux? Tinha alguma coisa escrita na caixa?
Quem sabe no futuro... quem sabe?!