Autor Tópico: Menos drivers = mais fácil, versão 3  (Lida 27033 vezes)

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Online: 10 de Dezembro de 2007, 00:41 »
Tomei a liberdade de fazer uma continuação para a série "Menos drivers = mais fácil" do Duda Nogueira do Planeta Ubuntu Brasil:

Versão 1
Versão 2

Versão 3:

Minha irmã ganhou um MP3 Player da Sandisk, um Sansa Clip vermelho:



Muito bonito e pequeno (menor que meu dedão!). Qualquer coisa eletrônica que entra lá na casa da minha mãe (minhas irmãs moram com minha mãe, e eu com meu pai), a primeira coisa que eu escuto é: "aprende a mexer e depois me ensina!". Como eu adoro essas coisas, nem reclamo. Dessa vez não foi muito diferente: "bota umas músicas aí pra mim?". Ela e minha outra irmã já tinham tentado sem sucesso, e agora era minha vez. Só tinha um problema: na casa da minha mãe só tem Windows (o XP)!

Conectei o danado na porta USB como se costuma fazer com qualquer MP3 Player. O Windows abriu aquela tela de "o que você deseja fazer?" e não tinha "Abrir a pasta para exibir os arquivos". Fui no Meu Computador e o dispositivo não estava lá. Tentei atualizar o driver que o Windows instalou automaticamente e nada. Entrei no site da Sandisk e baixei um atualizador para o firmware do bichinho. O problema é que o servidor de arquivos de firmware tava fora do ar, então o atualizador não conseguia baixar. A Sandisk disponibilizou um arquivo .bin, para sanar esse problema, que deveria ser copiado para a pasta do MP3 Player. "Que pasta? Não tem nada aqui!".

Resolvi trazer o cacareco pra casa e tentar abrir no Ubuntu. Não deu em outra: liguei na porta USB do meu notebook e em poucos segundos o Nautilus pulou na tela mostrando as pastas com o conteúdo do MP3 Player.

Moral da história: vou ter que dar um jeito de atualizar o firmware pelo Ubuntu, pra que o Windows XP reconheça o dispositivo.

Ah, se todo mundo usasse Linux! Seria tudo tão mais fácil...


EDITADO:
Não deu em outra! Consegui atualizar o firmware pelo Ubuntu (foi só arrastar o arquivo para a pasta e desmontar o MP3 Player) e tive que trocar o modo de conexão USB (opção disponível apenas nessa versão nova do firmware) de MTP para MSC. Agora o Windows XP lê o danado na boa (detalhe: o Ubuntu lê com qualquer das opções selecionadas).

Vou mandar um e-mail para a Sandisk e falar para eles recomendarem o uso do Linux para atualização de firmware. :D


EDITADO (2):
Um trecho da conversa com minha irmã, que vale a pena colocar aqui:

- Consegui abrir o MP3 Player pelo Linux. Vou tentar atualizar o firmware por ele.
- Será que esse só roda no Linux? Tinha alguma coisa escrita na caixa?

Quem sabe no futuro... quem sabe?!
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2007, 23:19 por alexmatos »

arlei

  • Visitante
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2007, 14:34 »
Olá Alex,

conforme pode ver abaixo, a saga continua.

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2627
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2628

 ;)
Arlei

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2007, 15:44 »
Olá Alex,

conforme pode ver abaixo, a saga continua.

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2627
http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2628

 ;)
Arlei

Muito legal, amigo Arlei! Eu já tinha visto o do André Noel e só agora vi o seu. Muito bom!

Eu também tenho essa mania de comprar produtos que tem nos requisitos mínimos algum Windows. Outro dia mesmo comprei um mouse que tinha "Compatível com Windows" e que funcionou sem problemas no Ubuntu e no Arch Linux. Peguei uma caneta daquelas que se usa para escrever em CDs, risquei a palavra Windows e escrevi Linux em cima. Foi algo mais para satisfação pessoal mesmo! :D

Um abraço!

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2007, 18:39 »
Se me permitem, meu depoimento: precisei trocar meu drive DVD/CD da LG que de repente p/ de ler /gravar DVD, tanto no Windows qto no Linux.
Comprei um modelo da Samsung.
Fiquei preocupado c/ a troca e pesquisei no fórum sobre isso e falei c/ o Alarcon.

Então só fiz a devida troca de lugar, tirei um e coloquei o outro:
no setup OK!
no Windows também, OK! Mas mandava instalar o firmware, instalei e aproveitei o Nero Professional já instalado.
no Linux, também OK! E nem precisei instalar nada  ;D

Imediata/ comuniquei ao alarcon minha alegria e claro surpresa de 1ª experiência assim c/ o Linux.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

arlei

  • Visitante
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 22:24 »
Continuando nosso "penoso calvário".  ;)

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2632

T+
Arlei

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:10 »
Continuando nosso "penoso calvário".  ;)

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/2632

T+
Arlei

Arlei, será que essa moda pega? Eu acho esse tipo de história ótima para o marketing do GNU/Linux. A minha irmã com certeza mudou de opinião sobre o sistema (ela falava que era ruim e difícil).

arlei

  • Visitante
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #6 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:16 »
Arlei, será que essa moda pega? Eu acho esse tipo de história ótima para o marketing do GNU/Linux. A minha irmã com certeza mudou de opinião sobre o sistema (ela falava que era ruim e difícil).

Alex meu amigo,

se depender da gente, ô se pega.  :D

Abraços.
Arlei

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:53 »
Vou pegar carona neste tópico para não precisar abrir mais um com o mesmo assunto.

Tenho um notebook que durante muitos anos usei Windows XP nele. É um note antigo, com 4 anos de uso: Toshiba 1415-S115. Na configuração que comprei, ele não vinha com placa wireless interna, tão comum hoje em dia. Acabei ganhando uma placa PCMCIA 802.11b. Nela está escrito "Wireless Notebook Adapter - MN-520" e a marca dela é Microsoft.
Pois bem. Um produto Microsoft num sistema operacional da Microsoft terá suporte nativo, correto?! Ledo engano. O XP não reconhece a placa e é necessário um CD com os drivers. Mas eu não tenho o CD com drivers e fui "Googlar".
Primeiro Link que acho:
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/networking/expert/bowman_02december16.mspx
e nada dos drivers. Inclusive nesta página existem links para outras páginas da Microsoft que nem existem mais. Não perdi meu tempo e voltei ao Google e acabei encontrando o driver. Mas cada vez formatava o micro, eu nunca lembrava de isntalar os tais drivers e só lembrava quando precisava usar a rede sem fio. Acha que eu carregava o CD com os benditos drivers na mochila ou no pendrive ? Np XP essa placa já me deixou na mão por causa disto...

Quando resolvi colocar o Ubuntu 7.10 neste notebook, uma das primeiras coisas que fui testar foi a tal placa PCMCIA, a qual foi reconhecida instantaneamente! Sem drivers, sem configurar pacote, sem baixar nada via apt-get. Foi espetar e usar  ;D

Tai uma foto da danada.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2007, 12:44 »
Vou pegar carona neste tópico para não precisar abrir mais um com o mesmo assunto.

Tenho um notebook que durante muitos anos usei Windows XP nele. É um note antigo, com 4 anos de uso: Toshiba 1415-S115. Na configuração que comprei, ele não vinha com placa wireless interna, tão comum hoje em dia. Acabei ganhando uma placa PCMCIA 802.11b. Nela está escrito "Wireless Notebook Adapter - MN-520" e a marca dela é Microsoft.
Pois bem. Um produto Microsoft num sistema operacional da Microsoft terá suporte nativo, correto?! Ledo engano. O XP não reconhece a placa e é necessário um CD com os drivers. Mas eu não tenho o CD com drivers e fui "Googlar".
Primeiro Link que acho:
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/networking/expert/bowman_02december16.mspx
e nada dos drivers. Inclusive nesta página existem links para outras páginas da Microsoft que nem existem mais. Não perdi meu tempo e voltei ao Google e acabei encontrando o driver. Mas cada vez formatava o micro, eu nunca lembrava de isntalar os tais drivers e só lembrava quando precisava usar a rede sem fio. Acha que eu carregava o CD com os benditos drivers na mochila ou no pendrive ? Np XP essa placa já me deixou na mão por causa disto...

Quando resolvi colocar o Ubuntu 7.10 neste notebook, uma das primeiras coisas que fui testar foi a tal placa PCMCIA, a qual foi reconhecida instantaneamente! Sem drivers, sem configurar pacote, sem baixar nada via apt-get. Foi espetar e usar  ;D

Tai uma foto da danada.


Muito boa essa! A placa da própria Microsoft! Que vergonha, tio Bill...

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:05 »
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil

arlei

  • Visitante
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:48 »
Olá mvkako e Perícope,

Tomei a liberdade de publicar lá no Planeta as experiências e relatos de vocês, de forma a darmos continuidade a esta saga de que como é "difícil usar periféricos no GNU/Linux".  ;)

Menos drivers = Mais fácil, versões 7 e 8

Abraços.

T+
Arlei

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2007, 14:58 »
Arlei, não encontrei os textos. Passa o endereço pra gente, por favor?
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

arlei

  • Visitante
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:13 »
Arlei, não encontrei os textos. Passa o endereço pra gente, por favor?

Pois é amigo Perícope,

é que o agregador de blogs do Planeta ainda não foi atualizado, mais em breve estará lá.

Por enquanto pode ver diretamente do meu blog aqui, ou no Planeta Tchelinux que já foi atualizado em http://planet.tchelinux.org/.

Um Abraço.

Arlei

Offline morbidsid

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2007, 17:22 »
nem tudo são maravilhas... só pra não generalizarem!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=463106&tid=2571174243243667394&start=1
olha a dúvida do cara ai em cima

existem dispositivos que ainda que são danados e custosos... espero que um dia isso acabe