Autor Tópico: Menos drivers = mais fácil, versão 3  (Lida 27102 vezes)

Offline golfinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #15 Online: 11 de Dezembro de 2007, 19:17 »
mto bom!!!! :D

essa moda vai pegar! é espetar e usar! :D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #16 Online: 11 de Dezembro de 2007, 23:04 »
Vou pegar carona neste tópico para não precisar abrir mais um com o mesmo assunto.

Tenho um notebook que durante muitos anos usei Windows XP nele. É um note antigo, com 4 anos de uso: Toshiba 1415-S115. Na configuração que comprei, ele não vinha com placa wireless interna, tão comum hoje em dia. Acabei ganhando uma placa PCMCIA 802.11b. Nela está escrito "Wireless Notebook Adapter - MN-520" e a marca dela é Microsoft.
Pois bem. Um produto Microsoft num sistema operacional da Microsoft terá suporte nativo, correto?! Ledo engano. O XP não reconhece a placa e é necessário um CD com os drivers. Mas eu não tenho o CD com drivers e fui "Googlar".
Primeiro Link que acho:
http://www.microsoft.com/windowsxp/using/networking/expert/bowman_02december16.mspx
e nada dos drivers. Inclusive nesta página existem links para outras páginas da Microsoft que nem existem mais. Não perdi meu tempo e voltei ao Google e acabei encontrando o driver. Mas cada vez formatava o micro, eu nunca lembrava de isntalar os tais drivers e só lembrava quando precisava usar a rede sem fio. Acha que eu carregava o CD com os benditos drivers na mochila ou no pendrive ? Np XP essa placa já me deixou na mão por causa disto...

Quando resolvi colocar o Ubuntu 7.10 neste notebook, uma das primeiras coisas que fui testar foi a tal placa PCMCIA, a qual foi reconhecida instantaneamente! Sem drivers, sem configurar pacote, sem baixar nada via apt-get. Foi espetar e usar  ;D

Tai uma foto da danada.


Muito boa essa! A placa da própria Microsoft! Que vergonha, tio Bill...

Assim que ver o blog do Arelei vou mandar p/ uns amigos fanboys do possante windows, que hj me deu um sério aborrecimento, mas outra hora posto o fato acontecido.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

arlei

  • Visitante
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #17 Online: 12 de Dezembro de 2007, 08:18 »
Amigos,

mais uma para coleção conforme relato do Mailson em comentou um dos tópicos do meu blog.

Citar
Menos drivers = Mais fácil para todo mundo.
Essa saiu na revista info desse mês que chegou hoje aqui em casa.
A revista todo mês tem uma seção chamada “Bronca do Mês” onde leitores se mostram insatisfeitos com alguma empresa e relatam os motivos

O link tá ai. Não tenho scanner por isso tive que tirar uma foto mesmo:
http://img411.imageshack.us/img411/8421/img2611vu5.jpg

T+
Arlei

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #18 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 01:31 »
Gente achei todos estes textos excelentes, então posso tentar participar da brincadeira? Meu caso é o seguinte:

Hoje (ops... ontem.... hehehe) resolvi fazer um upgrade da minha máquina. Sai é comprei as seguintes peças:

  • Processador Core 2 Duo E6550 2,33Ghz, 4MB L2 Cache, 1333 MHz FSB
  • 2 Pentes memória 1 Gb DDR2
  • Placa de Vídeo GForce 8500 GT
  • Placa Mãe Asus P5LD2-X

Desmontei meu PC, limpei todo o gabinete, e remontei ele, juntando às peças mencionadas as seguintes peças:

  • Dois HD's SATA (160 Gb, e 80 Gb)
  • Um HD IDE (120 Gb)
  • gravador de DVD LG.

Bom, após isto liguei o pc sem problemas, configurei o básico da BIOS, e me postei a reinstalar tudo, incluído ai o windows pois minha esposa esporadicamente necessita dele.

Iniciei o CD do XP, reparticionei o HD SATA de 160 Gb (pois reduzi a partição do XP), e segui com a instalação sem problemas, até que a instalação reiniciou o sistema, e tudo ia bem. Só que ao reiniciar o sistema a máquina trava na tela com os dizeres "Aperte qualquer tecla para iniciar do CD" e o máximo que aparece são alguns lixos na tela.

Tentei de tudo, mexi na BIOS, troquei o CD do XP, e nada. Sei que não sou lá o mais indicado para resolver um problema no windows, e as instalações que fiz nunca me deram dor de cabeça, ou seja, nunca passei por um problema, mas realmente não consegui resolver.

Bem após tentar de todas as formas e não conseguir peguei um CD do Gutsy (finalmente estou instalando ele em um PC aqui em casa!), que deu boot tranquilo, e realizou toda a instalação sem problemas, apenas muito mais vagarosamente do que eu imaginei. Após a instalação reiniciei o PC e.... Deu pau no GRUB... hehehe...  mas isso já era normal nesta máquina  com a configuração antiga, e aparentemente também será agora. Acertei o /boot/grub/menu.lst e com uns 30 minutos após ter desistido do XP já usava o GUTSY na minha máquina.

Neste momento atualizo o Gutsy, depois vou partir para a configuração da placa de vídeo (espero conseguir), e também vou colocar o compiz para minha esposa, e espero que ela goste, mas ainda não tem XP na máquina, e vamos ver, alguma hora eu acabo acertando... espero!

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Fernando Rodrigues

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 260
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #19 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 01:40 »
nem tudo são maravilhas... só pra não generalizarem!
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=463106&tid=2571174243243667394&start=1
olha a dúvida do cara ai em cima

existem dispositivos que ainda que são danados e custosos... espero que um dia isso acabe


É verdade, meu camarada! Nem tudo é maravilha no Ubuntu.
Minha webcam não funciona nem por decreto e não existe informação alguma na grande rede de como fazê-la funcionar....
O ubuntu tá no caminho certo, mas ainda tem um caminho enorme pela frente...


Offline jpzm56

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 255
  • Templário Tux
    • Ver perfil
Re: Menos drivers = mais fácil, versão 3
« Resposta #20 Online: 14 de Fevereiro de 2008, 22:04 »
Comprei uma HPOfficejet J5780, multifuncional, lá no meu trabalho, para instalar no Win tive que colocar aquele cd de drivers, bom aí começou um jogo de paciência, o win instalando e eu esperando, foi um tempão, deu para sair tomar um cafézinho e voltar e bicho continua a instalar os drivers.... até que terminou, tudo funcionou sem problema.

Como sou curioso, perguntei a mim mesmo será que funciona no meu ubuntu 7.10, já que não tinha drivers para linux, só para Win e Mac ( dois CDs)... bom fui tirar a limpo.

Liguei o meu note, esperei o ubuntu estar no ponto e... espetei.

Cara, para não me gabar muito, levou mais ou menos 10 segundos para aparecer o ícone da impressora na barra de menu inferior.

Abri um documento qualquer e escolhi a HPOfficejet J5780 series (assim reconhecida pelo Ubuntu) e mandei rodar, saiu perfeito com todos os coloridos que tinha direito.

Realmente muito difícil...

Perdeu a graça...