Autor Tópico: [Resolvido] Configuração do meu micro para o Ubuntu  (Lida 6277 vezes)

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
[Resolvido] Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Online: 10 de Dezembro de 2007, 10:52 »
Oi gente, sou novo no fórum e noob no linux ;). Muito prazer à todos...

Eu to pensando em instalar o Ubuntu no meu micro juntamente com o WinXP (pois infelizmente preciso de softwares proprietários que só rodam nele por causa da minha profissão). Penso em utilizar o Ubuntu no dia-a-dia para internet, edição de documentos rápidos, e-mail, coisas básicas de imagem, ouvir MP3, ver vídeos e tal. Usar o XP somente quanto tiver que trabalhar, uma vez que eu ODEIO o gerenciamento de memória do windows.

Bom, aonde mora a dúvida? Meu computador é um tanto quanto robusto e eu gostaria de saber quanto de espaço eu particiono para o Ubuntu.
A configuração é a seguinte: Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz, SoundBlaster Audigy 2, Gforce 8600GT, 4gb RAM, 2 HDs SATA-II de 250gb, um HD IDE de 120gb (meu backup).
Um dos HDs de 250gb eu pretendo formatar em FAT32 para poder usar tanto no linux quanto no windows sem maiores problemas (é meu HD de dados).
No meu HD master, que uso apenas para sistema e programas, (o outro SATA II 250gb), eu tenho no momento 155gb livres. Se eu particionar o HD deixando uns 80gb p/ o ubuntu seria suficiente para rodar legal?
Caso sim, quanto eu deixo de espaço para cada partição? /, /home e swap?

Por que geralmente o espaço /home é geralmente maior, uma vez que ele contém apenas as configurações de usuário, e não os programas instalados? No caso, somente eu uso o micro, então só terei duas contas.. root e a minha de user normal pra se eu fizer alguma besteira não perder o sistema.

Desde já, agradeço as respostas. Procurei em tudo quanto é lugar mas não consegui obter nada preciso que me atendesse 100%.

[]s
DaN
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 02:14 por DaN_Himself »
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #1 Online: 10 de Dezembro de 2007, 14:47 »
olá, DaN_Himself (xará, também sou dan(iel), no caso, myself.

olha, em casa (to no trampo) tenho só um hd de 80G. pretendo colocar outra, meios, pra dado, futuramente. por enquanto, tá tudo nela. ou seja, mais do que possível. se já tem outro hd pra dados, melhor ainda.

abraço
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #2 Online: 10 de Dezembro de 2007, 17:10 »
Achteutis,

Eu tanbém sou Daniel eheheh. Mas e esse lance da partição /home? Isso que eu não entendi. Como tive muito pouca experiencia com o linux (início da década de 90, por um ou dois meses), nem lembro como eu instalei. Esse lance de tamanho de HD ta me deixando maluco.. estourei minha banda de 40gb de internet em 3 dias esse mês...
Eu andei lendo em algum local na internet que um cara tinha um HD de 40gb. Deixava 10 p/ o sistema, 29 para /home e 1gb p/ swap... Se tudo que você instala (softwares), vai p/ partição do sistema, porque deixar mais que o dobro de espaço p/ a /home sendo que lá só ficam configurações? (se bem que como ele apenas tinha um HD, é capaz que os dados dele também ficassem lá).

Mas o que mais gostaria de saber mesmo, é quanto de espaço para cada partição? 80Gb no total. Quanto para o sistema, quanto p/ home e quanto p/ swap?

[]s!
DaN

Obrigado. 
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline caynansousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux4ever
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #3 Online: 10 de Dezembro de 2007, 18:50 »
Cara ai uma boa tabelinah que peguei na net e ajeitei do meu jeito ^^

 lembrando que é so uma dica, existem varios esquemas pra varios tipos de situação:

1:Simples=usuarios leigos
/ (restante)
/swap 2xram (no seu caso como vc tem 4GB eu colocaria so uns 800mb e olhe la)

2:intermediario1:
/ (minimo 4gigas-recomendado 8gb)
/swap (2xtotal da ram) (o mesmo la de cima)
/home (restante)

3:intermediario2:
/boot (100mega)
/ (minimo 4gigas-recomendado 8gb)
/swap (2xtotal da ram)(vc ja sabe ;D)
/home (restante)

3:avançado: experientes
/urs (6gigas)
/var (4gigas)
/swap (2xtotal ram)(prescisa dizer de novo ^^)
/ (5 GB)
/tmp (800 megas)
/home (o resto)

Procure cria a swap, sempre no meio das partições,fica mais rapido na hora da troca.

ps:os tamanhos sugeridos pode variar dependendo do tamanho do hd, mais em geral serviria pro de 80GB

ps:. esses exemplos eu peguei pra o debian... mas modifiquei alguamas coisas e tah ai... e ainda uam coisa eu indico a você deixar o linux fazer a partição sozinho automatico...

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #4 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:18 »
Citar
Mas o que mais gostaria de saber mesmo, é quanto de espaço para cada partição? 80Gb no total. Quanto para o sistema, quanto p/ home e quanto p/ swap?

caro DaN_Himself,

dei meu exemplo antes porque dá pra usar tudo num hd de 80G: home, swap e sistema. o ubuntu precisa de 4G pra instalar, é relativamente leve. mas você tem três hds (é isso?) e dois de 250G (é isso?). poxa, você tem espaço pra qualquer coisa. tem que ser avançado demais pra ficar sem espaço.

em geral , dá pra colocar 20G pro home, mas você tem um hd só pra dados. portanto, pode colocar o /home nele. quanto ao swap, eu tenho 1G de ram e 1G de swap. (leitura do fórum: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,27527.0.html, e fonte desta: http://www.devin.com.br/eitch/tlm4/s1-instalando-uma-distribuicao.html#s2-instalando-distro-swap). se você tem 4G, colocar 2G de memória já vai ser um mooooonte. es quiser colocar 4G, vai voar. mas tudo bem. eu creio que o sistema, quando instala, automaticamente escolhe o dobro de swap em relaçao ao de ram. pelo que li (citando o "galactus" no mesmo link do fórum acima),

Citar
Entendam que a Swap é necessária sim. Mesmo com muita RAM. Ela serve para muitas coisas, tais como:

- Hibernação de um Notebook
- Na falta de RAM para abrir mais programas
- Processos que estão dormindo à algum tempo
- Durante uma compilação


Se você usa o seu computador por algumas horas para fazer coisas básicas e depois o desliga, não precisa se preocupar com uma Swap grande. Contudo, se você faz uso de um PC que fica ligado 24/7, aí já deve se preocupar com a quantidade de Swap. Como no caso de um servidor.

Imagine ainda que este servidor precisa "tocar" mais 10 a 15 máquinas em um sitema LTSP. Com certeza este servidor vai fazer uso da Swap! Já vi uma versão 7.04 sendo usada como em aqueles micros onde em um PC, você liga outros cinco monitores e teclados. Ao final do dia, os 1,5 GB de Swap já eram! Isso aconteceu pois ele foi usado com vídeos em Loop e fazendo demonstração de um monte de coisas ao mesmo tempo.

Se vocês tiverem a curiosidade de deixar o seu PC ligado uma semana direto, vão ver o quanto de Swap o sistema ocupa a mais a cada dia!

Então, não fiquem nervosos Piscada , tudo vai depender do uso da sua máquina!

Na versão 7.10, mesmo com meu micro com 1GB de RAM, ele usa 33MB de Swap rapidinho. É que eu tenho o costume de usar várias aplicações abertas ao mesmo tempo, e deixo o PC ligado por horas com eles abertos. É uso de Swap na certa!

Resumindo, procurem ver o uso do PC e façam bons planos quanto a quantidade de Swap para o seu sistema!


Espero ter ajudado!

swap é bem necessária. acontece que no linux (ubuntu pelo menos) ela consome menos swap que o windows (que usa swap sem nem precisar, li no fórum, pesquisa por "swap" na primeira página do fórum que você acha).

no fim, acho que você não tem que se preocupar com o tamanho de pertição. tem de sobre, no seu caso, heheh.

Citar
1:Simples=usuarios leigos
/ (restante)
/swap 2xram (no seu caso como vc tem 4GB eu colocaria so uns 800mb e olhe la)

heheheh, talvez, talvez mesmo, caynansousa
mas pelo menos a mesma quantidade de ram, sei lá, por egunrança

D.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #5 Online: 10 de Dezembro de 2007, 23:32 »
Po, eu já tive meu Ubuntu instalado em 10 GB. A minha partição / nunca tem mais de 8 GB. Os programas no Linux tendem a ocupar pouco espaço pois compartilham muitas bibliotecas uns com os outros.

A swap com 4 GB de RAM NUNCA vai ser usada! Sem sacanagem! Eu tenho 512 de RAM no Desktop e 256 de swap, e raramente (quase nunca) o sistema usa. Eu duvido que algum dia o sistema de alguém que usa 4 GB de RAM use mais de 50 MB de swap. Me aventuro a dizer que a swap nem é necessária! Usar 1 GB de swap nesse caso é desperdiçar HD. Ela só seria necessária se se tratasse de um notebook, e o usuário tivesse a intenção de usar a função Suspender, por exemplo. Como não é o caso, 256 MB tá de muito bom tamanho!


Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2007, 00:01 »
Citar
! Eu tenho 512 de RAM no Desktop e 256 de swap, e raramente (quase nunca) o sistema usa. Eu duvido que algum dia o sistema de alguém que usa 4 GB de RAM use mais de 50 MB de swap. Me aventuro a dizer que a swap nem é necessária! Usar 1 GB de swap nesse caso é desperdiçar HD. Ela só seria necessária se se tratasse de um notebook, e o usuário tivesse a intenção de usar a função Suspender, por exemplo. Como não é o caso, 256 MB tá de muito bom tamanho!

é verdade, alexmatos. devia ter dito logo: tenho 1G de ram e usei no máximo 30M até agora (ok, não passo dias com o comp ligado, nem administro rede ou servidor - o uso deve ser diferente, em todo caso). DaN_Himself, acho que você tem pouco a se preocupar: vai instalar um sistema leve, rápido e que usa muito bem e organizadamente o hardware que você tem.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2007, 00:41 »
caynansousa,
Obrigado, ajudou bastante a esclarecer, como estou começando, vou usar o eskema /, /home e /swap... Eu li em algum lugar que tinha que deixar a swap sempre por último  ??? ... Não entendi o motivo na hora, já que a pessoa não explicava. Mas a sua explicação de colocar no meio me parece bem mais lógica.... Você citou sobre deixar o linux fazer as partições sozinho certo? Mas e meu windows, como fica? Eu infelizmente preciso dele ainda. Até a adobe ser gentil o suficiente para lançar uma versão do creative suite para linux. (desculpem os defensores, mas não tem como comparar o gimp com o photoshop CS3... Talvez, até tenha, mas poxa, eu uso Photoshop desde 98, se eu for parar para aprender gimp agora, eu não tenho tempo de trabalhar. Eu mesmo lí que quem trabalha com mídia impressa deve continuar com o windows no micro por causa do gerenciamento de cores CMYK do Linux).

achteutis,
Sim, é um MASTER sataII de 250gb, um SLAVE igual e outro que fica meu backup principal de 120gb IDE. (óbvio que para instalar o sistema eu tenho que desabilitar o IDE na bios e depois reabilitar, pois ele sempre será o master se eu não fizer isso).
Um pequeno problema (se é que é problema, não sei). Não tem como formatar SATAII de 250gb em FAT32 por limitação de espaço (foi o que eu li na internet). Vai ter que continuar NTFS mesmo. E lá eu guardo geralmente tudo que baixo da net, rips de DVD, e alguns dados de trabalho, por isso não gostaria de particionar esse HD para o linux, apenas para compatilhar os arquivos caso eu precise salvar algo lá a partir do linux (que eu tenha baixado da net) e principalmente, ler as coisas dele pelo linux.
Então tem que ser tudo mesmo em 80gb. Sobre o tamanho do swap, aqui no fórum eu li que SWAP muito grande deixava o linux mais lento. Foi no fórum de iniciantes, o cara tava reclamando que o linux dele tava com desempenho ruim, mostrou a tabela do que tava sendo usado e algum user disse que swaps maiores tendem a deixar o linux mais lento. Procede isso?

alexmatos,
Não sabia que eram tão leves assim os programas do linux. Enfim, quando eu tive a oportunidade de usar o mini-linux em meados de 90, não tinha ambiente gráfico e instalei mais para testar, de onda mesmo. Nunca fiz nada nele. O que você disse foi mais ou menos meu raciocínio, deixar no máximo 1gb de swap, tendo em vista que tenho 4gb de RAM aqui. Porém meu micro fica ligado praticamente de uma a duas semanas direto (as vezes mais). Conforme o galactus disse, eu deixo sempre 500 programas abertos e escolhi o linux por ser mais estável e poder usar os desktops virtuais para me organizar melhor sem ter que ficar reiniciando o PC depois de alguns dias com ele ligado quando quero usar uma aplicação pesada. como sou obrigado a fazer no programa porco da M$. Aí fiquei na dúvida agora. Uso pouco swap ou muito swap? As informações foram conflitantes. Você disse que não é necessario, o galactus disse que é. To perdido eheheh... Não que um esteja mais certo que o outro, mas para meu uso, o que seria melhor? Pouco ou muito swap?

Portanto estou pensando em fazer assim:
/, 10gb
swap, 1gb
/home, 69gb

O que acham?


Gente, muito, muito obrigado pelas dicas. É por isso que o Linux cresce. Pois tem gente como vocês que acolhem bem os novos usuários e não deixam eles boiando ou tirando uma com a cara dele por ser noob e tal (vide fóruns de Counter-Strike hohoho).
Se tudo der certinho aqui, funcionar suave e redondo vou pegar um micro antigo aqui e tentar montar um media center (:
E claro, convencer todos meus amigos a parar com essa mania de que windows é isso, windows é aquilo, Mac OS nunca da pau (na faculdade e no trabalho, quando usei Mac, dava pau SEMPRE, com Mac OS 9, Mac OS X.). Acho o Mac legal, bonito, mas não vale o preço. No caso da minha profissão, o resultado final entre um PC e um Mac é o mesmo.

[]'ão à todos!
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #8 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:03 »
alexmatos,
Não sabia que eram tão leves assim os programas do linux. Enfim, quando eu tive a oportunidade de usar o mini-linux em meados de 90, não tinha ambiente gráfico e instalei mais para testar, de onda mesmo. Nunca fiz nada nele. O que você disse foi mais ou menos meu raciocínio, deixar no máximo 1gb de swap, tendo em vista que tenho 4gb de RAM aqui. Porém meu micro fica ligado praticamente de uma a duas semanas direto (as vezes mais). Conforme o galactus disse, eu deixo sempre 500 programas abertos e escolhi o linux por ser mais estável e poder usar os desktops virtuais para me organizar melhor sem ter que ficar reiniciando o PC depois de alguns dias com ele ligado quando quero usar uma aplicação pesada. como sou obrigado a fazer no programa porco da M$. Aí fiquei na dúvida agora. Uso pouco swap ou muito swap? As informações foram conflitantes. Você disse que não é necessario, o galactus disse que é. To perdido eheheh... Não que um esteja mais certo que o outro, mas para meu uso, o que seria melhor? Pouco ou muito swap?

E aí, cara! Bom, longe de mim desmerecer a opinião do amigo galactus, mas no seu caso acho que ela não se aplica. Cara, você tem 4 GB de RAM! Pensa comigo: no meu notebook eu tenho 1,2 GB de RAM e 1 GB de swap (porque eu uso o Suspender com frequência). O meu sistema não usa a swap porque ele não precisa dela. O uso de memória no Linux, pelo o que eu pude perceber (durante mais de 1 ano de uso exclusivo), é o seguinte:

  • Quando eu tinha 256 MB de RAM no notebook, ele não passava dos 180 MB usados, e o uso de swap crescia conforme o tempo de uso, chegando a picos de 250, 300 MB;
  • A maior parte da memória (senão toda) que é jogada na swap é cache (o Firefox é o maior criador de memória cache, principalmente se você abre muitas abas ao mesmo tempo);
  • Quando pus o pente de 1 GB no notebook, ele parou de usar a swap, porque agora eu tenho RAM suficiente para ele guardar o cache;
  • O meu sistema chega a usar 900, 950 MB da RAM (incluindo cache), mas ele só usa porque ele vê que tem espaço pra isso. Então não se assuste se um dia você vir que o sistema tá usando 2 GB pra armazenar cache, pelo contrário, fique satisfeito por poder aproveitar ao máximo o seu hardware, mesmo usando um sistema operacional leve.
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 01:09 por alexmatos »

Offline caynansousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux4ever
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #9 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:07 »
Mano do jeito que você colocou ai tah otimo... e como você tem muito HD 1gb a mais e um 1gb a menos ñ faz diferença ^^

pq tipo eu tenho um HD de 80GB pra tudo ;D


Então coloca assim que fica rodando a zero bala...

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #10 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:45 »
alexmatos,
Cara, você falou tudo que eu queria ouvir. Quero mesmo é que use a RAM. Porque a droga do programa da M$ come swap e deixa o micro bem mais lento por causa disso, afinal RAM é mais rápida que o HD, ainda mais a minha que é DDR2 800mhz... o XP 32bits só reconhece 3gb de RAM, e no momento eu to com o MSN aberto, o firefox (vide abaixo o número de abas) e mais antivirus, firewall, entre outras coisas e ele ta me dando 2047Gb de RAM livre e ta usando 5gb de swap... vai entender...
Mas de fato, eu uso e abuso das abas... nesse momento estou com 21 abas abertas. Como é o gerenciamento de cache no linux? Para apagar ele e tal. Ou vc fecha o firefox e pronto, já era, ele descarrega da RAM?

caynansousa,
Caso 1gb seja pouco, eu aumento a partição depois se for necessário. Realmente, por enquanto ainda tem espaço de sobra. Mas vc vai ver, daqui a uns 6 meses eu já vou estar precisando de mais... Quando eu tinha apenas 2x 120gb os dois estavam lotados.. 1 com 3gb livres e outro com 90mb livres..

Mais uma vez, muito obrigado...

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #11 Online: 11 de Dezembro de 2007, 01:56 »
alexmatos,
Cara, você falou tudo que eu queria ouvir. Quero mesmo é que use a RAM. Porque a droga do programa da M$ come swap e deixa o micro bem mais lento por causa disso, afinal RAM é mais rápida que o HD, ainda mais a minha que é DDR2 800mhz... o XP 32bits só reconhece 3gb de RAM, e no momento eu to com o MSN aberto, o firefox (vide abaixo o número de abas) e mais antivirus, firewall, entre outras coisas e ele ta me dando 2047Gb de RAM livre e ta usando 5gb de swap... vai entender...
Mas de fato, eu uso e abuso das abas... nesse momento estou com 21 abas abertas. Como é o gerenciamento de cache no linux? Para apagar ele e tal. Ou vc fecha o firefox e pronto, já era, ele descarrega da RAM?

O gerenciamento da RAM é bastante inteligente no Linux, tanto que você não vê programas para "limpar" a RAM por aí. Eu noto que quando eu fecho o Firefox, ele automaticamente diminui a quantidade de RAM, mas ainda fica uma coisa ou outra no cache. Esse cache vai sendo limpo conforme seu sistema for precisando de mais RAM.

Você não vai ter que se preocupar com seu hardware usando o Linux. Ele já faz tudo por você, pra que você possa gastar seu tempo com alguma coisa realmente produtiva (ao invés de ficar atualizando anti-vírus, passando spyware, limpando registro, etc).

Offline caynansousa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Linux4ever
    • Ver perfil
Re: Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #12 Online: 11 de Dezembro de 2007, 02:02 »
mano relaxa que 1GB dah que sobra...

e no linux (eu tenho quase certeza absoluta) quando vc fexa o firefox... ele apaga o cache sim... a ñ ser que vc coloque para o contrario é so ir em editar > preferencias > privacidade > dai você vai na aba apagar dados pessoais ao sair do firefox... e coloca pra ele Ñ perguntar quando for apagar e nas opções de apagar você marca cache...

e pronto toda vez que fechar o firefox ele deleta o cache concerteza...

PS: como sou novo como você no linux... ainda ñ sei muito sobre ele... porem tenho quase certeza que ele gerencia com perfeição o SWAP... e apaga e gerencia tudo... direitinho ;D

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
[Resolvido] Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #13 Online: 11 de Dezembro de 2007, 02:12 »
Valeu galera... as respostas me ajudaram bastante e me deixaram mais feliz ainda em relação ao linux.. esse final de semana vou instalar :o)

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: [Resolvido] Configuração do meu micro para o Ubuntu
« Resposta #14 Online: 11 de Dezembro de 2007, 02:15 »
Valeu galera... as respostas me ajudaram bastante e me deixaram mais feliz ainda em relação ao linux.. esse final de semana vou instalar :o)

[]s
DaN

Boa sorte! Depois coloca suas impressões na seção Depoimentos. Abraço!