Sempre que procuro informações sobre alternativas para desktop vejo que existe muitos que gostam da interface do Ubuntu e muitos que não gostam então vai uma sugestão:
****Não seria possivel ter varias alternativas e na instalação o usuario escolheria qual a mais agradavel ao seu gosto afinal me parece que as contradições estão nas cores não é mesmo? Eu sei que é possivel aterar tudo depois de instalado mas dessa forma diminuiriam as criticas.
Poderiam até mesmo elaborar desktops completamente diferentes testando assim a imaginação e gosto do publico.
Bem é apenas uma sugestão....
Sim G85_1, é uma excelente sugestão. Mas acredito que a Canonical "entrou nessa" pra valer, e tem um pensamento corporativo, o que é bom e ruim ao mesmo tempo, mas no caso do Linux, é mais bom do que ruim. Deixa eu colocar meu ponto de vista:
Quando eu falo a palavra MAC OS™, qual as caores que vem a sua mente? Branco com detalhes azuis né? Quando eu falo Windows™, quais cores vem a sua mente? Azul né? Pois é, isso não é só uma questão estética, é um fator "além", pois diferentes cores, causam diferentes pequenas reações no cérebro, que nos induzem a algum sentimento, pode ser repulsa por exemplo: "Nossa que tema repugnante" ou estasia por exemplo:" Po, tema soda!", ou outro sentimento. Lembrando que eu não sou nenhum reurologista, muito menos psiquiatra ou dono de monopólio, mas eu sou desenhista, e entendo um pouco sobre esse aspecto que estou falando. Bom, o ponto é que quando pensamos em Ubuntu, sempre lembramos daquela cor laranja dele não é? Pois é, além de alguns iniciantes não saberem configurar um tema na isntalação, isso pode frusta-los um pouco, visto que muitas pessoas experimentam o Ubuntu por causa do Compiz Fusion, ou seja, estética (apesar do Compiz ter uma ótima funcionalidade em computadores potentes), daí a Canonical também quer ter sua marca, ser lembrada por uma cor, parece bobo, mas é real. É como o logo do Ubuntu, ou mesmo uma marca registrada, então, por isso a necessidade de se ter um tema padrão, um ponto de "lembrança" do sistema, algo marcante, que te cative. Se cada um souber, e fizer o seu tema, ou escolher um na instalação, o Ubuntu ficaria "meio sem indentidade" saca? A não ser que tivesse a opção para você deixar o padrão, ou escolher um outro, ou montar um na instalação, mas ainda assim...
Já ví algumas pessoas e principalmente clientes que após o sistema instalado, por não saberem mexer ou realmente gostam muito do tema padrão, o deixam por muito tempo.
Mas ainda sim, a sua sugestão, é uma ótima sugestão, apesar de não seguir um pensamento corporativo. Essa sugestão, poderia ser aplicada por exemplo em distros como o BIG Linux, ou Kurumin, pois são distros inicialmente voltadas a comunidade, sem foco corporativo muito forte.
Mas lembrando, que isso é meu ponto de vista apenas
Abraço e até mais.