Autor Tópico: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?  (Lida 17768 vezes)

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Online: 11 de Dezembro de 2007, 04:48 »
Tenho 2 computadores com Ubuntu aqui em casa e comprei um switch para compartilhar a internet. Tenho visto tutoriais de como ligar 2 pcs sendo que um deles precisa de 2 placas de rede, o que não é o caso aqui. Não que ter um servidor, apenas dividir a conexão. Estou usando um switch D-Link DES-1008D. Preciso ligar a internet no switch e de lá dividir para os outros 2 computadores, assim como é mostrado em um diagrama na caixa do produto... ::)

Como configuro os PCs? Só consigo fazer um deles se conectar a internet e não os dois ao mesmo tempo.

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 05:42 »
Voce poderia colocar  a configuraçao ip dos dois pcs por favor pra podermos analisar onde esta o problema, cheque a configuraçao dos ips de cada maquina e veja se nao existe nenhum erro de digitaçao, certifique-se de que os pcs estao conseguindo se enchergar msm sem o compartilhamento de internet.

Experimente dar um pinge em cada maquina pra ver se as outras respondem.

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2007, 08:42 »
Coloque a configuração de IP dos 2 PCs e qual serviço de banda larga vc usa...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline mvkako

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 80
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:18 »
O modo mais simples é rotear o modem ADSL, deixá-lo em modo DHCP Server, ligá-lo ao switch e depois ligar os 2 micros também ao switch.

Veja o modelo do seu modem e como roteá-lo em http://www.abusar.org/manuais/indexmodems.html




Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:16 »
Uso o serviço de banda larga da net. 200kb. O modem fornecido pela Net é um Motorola SBV5120. Creio que o ip seja dinâmico. Agora algumas perguntas:

1. como eu faço para ver se os dois computadores estão se enxergando?
2. como eu dou um ping?
3. como eu faço para saber a configuração ip dos pcs? É só digitar um ifconfig? Se for, aqui vai...

Código: [Selecionar]
~$ ifconfig
eth0       Encapsulamento do Link: Ethernet  Endereço de HW 00:11:2F:A9:54:8F 
          inet end.: 201.52.53.167  Bcast:255.255.255.255  Masc:255.255.240.0
          endereço inet6: fe80::211:2fff:fea9:548f/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:146040 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:3061 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:10391863 (9.9 MB) TX bytes:435605 (425.3 KB)
          IRQ:17 Endereço de E/S:0xe800

lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:163 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:163 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:15612 (15.2 KB) TX bytes:15612 (15.2 KB)
« Última modificação: 11 de Dezembro de 2007, 15:18 por Legendario »

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2007, 15:32 »
existem 2 complicações ai, primeiro esse modelo de modem não funciona como router, vc precisara de um router para funcionar o compartilhamento, segunda se eu não me engano a NET usa um filtro de MAC Address para atrelar a internet ao PC, ai vc teria que ter o router já na mão, ligar lá no suporte e passar o número do MAC do router para eles liberarem...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2007, 18:57 »
O amigo gamito ta certo, esse moden que vc tem nao funciona como router, esse modem da suporte para umas 32 maquinas em ip dinamico sendo que a NET limita o acesso so ao seu pc q no caso e oq esta ligado ao modem.

Voce pode fazer o seguinte acesse o moden em http://192.168.100.1/cmConfig.htm e ve se aparece DHCP Server Enabled, se caso estiver isso la vc pode conectar o switch na saida do modem e tenta fazer o compartilhamento.

Para vc pingar para ver se cada maquina esta se enchergando e so digite o comando ping x.x.x.x, onde x e o numero ip das maquinas que estao em rede

« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 00:08 por Feldsm »

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2007, 07:39 »
O amigo gamito ta certo, esse moden que vc tem nao funciona como router, esse modem da suporte para umas 32 maquinas em ip dinamico sendo que a NET limita o acesso so ao seu pc q no caso e oq esta ligado ao modem.

Voce pode fazer o seguinte acesse o moden em http://192.168.100.1/cmConfig.htm e ve se aparece DHCP Server Enabled, se caso estiver isso la vc pode conectar o switch na saida do modem e tenta fazer o compartilhamento.

Para vc pingar para ver se cada maquina esta se enchergando e so digite o comando ping x.x.x.x, onde x e o numero ip das maquinas que estao em rede



Ele não funciona assim, tem que ter um router a parte, pois ele só distribui IP se não conseguir pegar um IP externo, para a maquina não ficar sem rede, eu sei pois eu tenho um Idêntico em casa.

Na minha casa está exatamente do jeito que ele quer fazer, só que comprei um router com wireless da LG, mas sugiro o D-link DI 624 se for usar wireless, se não for use um DI 604, pois são muito melhores e saem a faixa de R$180 a R$200.

Assim que você tiver o router posta aqui o modelo que ensinamos a configurar...


Abraço
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Ene

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
    • ProRádios e tvs online
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:32 »
uma boa seria usar um proxy nao?
resolveria rapidinho e vc poderia usar net em todas as maquinas de sua rede , mesmo se o seu modem nao oferecer o router
leia isto sera de grande ajuda
http://www.guiadohardware.net/faq/linux-sl/servidor-proxy-linux.html

abraçs...
Ubuntu, usa eu , usa tu !!!

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:05 »
Ele não funciona assim, tem que ter um router a parte, pois ele só distribui IP se não conseguir pegar um IP externo, para a maquina não ficar sem rede, eu sei pois eu tenho um Idêntico em casa.

Na minha casa está exatamente do jeito que ele quer fazer, só que comprei um router com wireless da LG, mas sugiro o D-link DI 624 se for usar wireless, se não for use um DI 604, pois são muito melhores e saem a faixa de R$180 a R$200.

Assim que você tiver o router posta aqui o modelo que ensinamos a configurar...


Abraço

Código: [Selecionar]
The SURFboard cable modem can be used as a gateway to the Internet by a maximum of 32 users on a Local Area Network (LAN). When the Cable Modem is disconnected from the Internet, users on the LAN can be dynamically assigned IP Addresses by the Cable Modem DHCP Server. These addresses are assigned from an address pool which begins with 192.168.100.11 and ends with 192.168.100.42. Statically assigned IP addresses for other devices on the LAN should be chosen from outside of this range
A mensagem acima é exibida dentro das configurações do meu modem, mas quer dizer que não adianta nada? No final das contas vou ter que trocar esse switch por um roteador se quiser fazer o que eu quero? É isso mesmo? Não dá para resolver o problema atribuindo um ip estático???

Abraços e obrigado,

Legendário.
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2007, 12:12 por Legendario »

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2007, 12:49 »
Por favor, vocês que são mais experientes do que eu, dêem uma olhada nesta página e vejam se conseguem me ajudar a criar uma gambiarra...

http://www.yolinux.com/TUTORIALS/LinuxTutorialNetworking.html

estava pensando em atribuir 2 endereços de ip estáticos assim como o modem indica.
Um com o ip 192.168.100.11 e o outro 192.168.100.12
usar a mesma máscara de rede para os dois e... agora vêm a parte mais difícil: fazer com que o gateway padrão seja atribuído via DHCP. será que isso é possível???

O site acima pode ajudar. Talvez dessa forma eu conseguisse burlar o modem, não? Pois assim o gateway seria atribuído pelo servidor DHTP do modem. Estou correto ou estou viajando muito???

Abraços,

Offline Willdoidao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 331
  • O que não me mata me deixa mais Forte!!!
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2007, 13:02 »
Cara to acompanhando seu problema, a net é limidada pelo mac de um micro o q vc pode fazer tem alguns modelos de roteadores que permitem a configuração do "mac" nele (tipo quando vc vai rotear) o que vc pode fazer é ver em qual maquina tá com o mac cadastrado e colocar esse mac no roteador.
"Penso 99 vezes e nada descubro. Deixo de pensar, mergulho no silêncio, e a verdade me é revelada." (Albert Einstein)
Abraços Will

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2007, 20:42 »
Legendario em questao doque vc relato seria mais facil vc adquirir um roteador msm, resolveria de vez o seu problema.

ja que vc quer tentar antes de partir para um roteador tente seguir a dica do Willdoidao clone o MAC da placa de rede de seu pc que esta conectada ao modem, no linux tem o macchanger.

Offline Ongui

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #13 Online: 12 de Dezembro de 2007, 21:05 »
Aqui em casa eu uso speedy e estou querendo compartilhar e não consigo....

os dois computadores estão com ubuntu instalado....
quando eu digito sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
aparece assim:
bash: /proc/sys/net/ipv4/ip_forward: Permissão negada

quando a maquina servidor está no win XP ela compartilha normalmente, alguem pode me dizer porque dá Permissão negada?
e quando entro como root# no outro computador n conecta tbm =/

Satelite 400W Reais, Abit KN9 Sli, Samsung 250gb, 3x1GB Kingston 533, Amd Athlon 64x2 6000, eVGA 8800gts, Zalman CNPS9700 NT

Offline Legendario

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 176
  • "Ipod de pobre é violeiro no trem"
    • Ver perfil
    • Linux Legal
Re: Como compartilhar internet com 1 switch e 2 pcs?
« Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2007, 01:14 »
Cara to acompanhando seu problema, a net é limidada pelo mac de um micro o q vc pode fazer tem alguns modelos de roteadores que permitem a configuração do "mac" nele (tipo quando vc vai rotear) o que vc pode fazer é ver em qual maquina tá com o mac cadastrado e colocar esse mac no roteador.

Por acaso você saberia me instruir sobre como descobrir o mac da máquina e colocá-lo no modem? Caso eu não consiga por no modem, se eu por o mesmo mac address do outro pc no segundo computador, será que daria certo?

Abraços,

Legendário
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 12:47 por Legendario »