Autor Tópico: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu. E eu não disse??  (Lida 65548 vezes)

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
O título tá estranho mas comparando a lista de novos recursos do Fedora 8 e os novos  já manjados recursos do ubuntu gutsy esse título fará sentido para vc :)
Por exemplo, neste momento a principal novidade no futuro ubuntu8.04  é a inclusão do xorg 7.3 que já vem por padrão no fedora 8.
Quem utiliza o fedora está no minimo 6 meses adiantado em relação a outras distribuições. No caso do ubuntu, as novidades do gusty já existiam no fedora 7 lançado em maio. Por isso é de esperar que as novidades do fedora 8 venham no proximo ubuntu 8.04

Novos sabores :

Agora o fedora tem um liveCD para GAMERS !!! Que vem recheado dos melhores games livres que o SL pode produzir, dentre eles Quake 3 :) "I see fragged people"

Pra trabalhar ? Tem o fedora Developer, que já inclui Eclipse, Anjuta, git, cvs, lynx, emacs, um editor hexadecimal além de GCC, Inkscape, Koji, createrepo, mock, rpmdevtools, rpmlint etc...

Para estudar ? Fedora Eletronic LAB


PulseAudio :


Controle o volume de cada aplicativo de forma independente. Tem placa de som USB ? Sem problemas no fedora é hotplug amigão, igual no mac, e o melhor com BAIXA LATÊNCIA, lembra do Jack ? Esqueça-o , ele é obsoleto, Pulse audio trabalha da mesma forma conectanto entradas dos programs com a saída dos outros e o melhor, entre sistemas operacionais diferentes, linux ou não.


CodecBuddy :

Isso não é novidade, mas agora o gstreamer pode pegar novos plugins proprietarios sob demanda, chega de sofrer :)


Novo tema e compiz pré-instalado:

O novo tema chama-se nodoka, e tem um papel de parede que muda de cor com o passar das horas, refletindo até mesmo seu humor :)


Novo firewall

Configuradores gráficos não são novidade nenhuma mas esse em questão é bem poderoso


Plugou imprimiu :


Assim como no novo ubuntu, configurar impressora é coisa do passado, plugou tá imprimindo.

Configuração da rede em modo grafico
:



Integração com bluetooh :

Chegou perto montou, medo ....


JAVA:

O java livre tinha partes binárias que atrapalhavam aqueles que queriam um sistema 100%, atrapalhava, a equipe da RedHat desenvolveu o IcedTEA justamente para substituir o que não era livre. Ou seja, mas liberdade pra quem quer ser livre.
Agora um plugin java livre é incluído no sistema junto com o browser.

ON-line Desktop:

Fedora sai na frente de novo e junto com a galera do gnome anuncia o Gnome Live Desktop :) Uma interface de integração de vários serviços on-line como flickr, delicious, lastfm, facebook e por ai vai.



A vantagem é que podemos estar sempre atentos às novidades quanto a aplicações



Sistema social de recomendação de pacotes não é uma novidade, mas agora o fedora tem um.

Sistema social de tradução de pacotes, ta usando e tá em ingles mande a tradução, fácil.

SysklogD ? É passado, veja o Rsyslog :

Transfere os logs pela rede de forma segura, análise em tempo real lhe permite agir antes do sistema dar crash...


Sem alarde e sem fazer barulho, sem bugs estranhos, sem contagens regressivas nem oba oba, "Menos pirueta mais resultado"(webmotiva) esse é o jeito Fedora de se fazer uma distribuição, inovando de verdade com desenvolvimento e código onde o bixo pega, no core.
E como é habitual o fedora tem sempre o ultimo xorg e kernel ( actualmente estou com o kernel 2.6.23.8 ) e com os patches de segurança da redhat
Vale bem a pena testarem o novo fedora 8. É bom ser livre..

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2008, 03:30 por HD883 »

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #1 Online: 11 de Dezembro de 2007, 09:49 »
Valeu HD883
Eu ainda estou na fase de aprendizado de Linux, por isso me mantenho no Ubuntu, mas ando procurando uma distro p/ num futuro manter junto c/ o Ubuntu e real/ o teu relato foi muito proveitoso.
Inclusive tenho aqui o live CD do Fedora8 e gostei muito.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #2 Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:11 »
Baixei o DVD do Fedora 7 e só tive decepção. Acho que me adaptei demais a distros debian-like.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

alexcosta67

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #3 Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:12 »
Muuuiito interessante.

Essas novidades estão suficientemente estáveis?

Será que haverá tempo hábil para a Canonical desenvolver funcionalidades semelhantes para a nova versão do ubuntu?


Abraços.

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #4 Online: 11 de Dezembro de 2007, 11:25 »
Ei tenho o ubuntu e, dual boot com o fedora. Mantive o ubuntu pelo hábtio e pela suposta estabilidade.
Com tantos pacotes novos no fedora desconfiei da sua estabilidade.
Para minha surpresa o fedora tem sido incrivelmente estável e eu uso o fedora desde que saiu o f7 em Maio.
Curiosamente tive alguns problemas no gusty e ainda nenhum com o fedora.

Offline edempoa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #5 Online: 11 de Dezembro de 2007, 23:36 »
Você está falando da mesma distro que eu instalei aqui e não criou nem um fstab pra mim???

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #6 Online: 12 de Dezembro de 2007, 00:48 »
Você está falando da mesma distro que eu instalei aqui e não criou nem um fstab pra mim???

Muitos dos meus problemas com o Gutsy não foram reportados por outros usuários do Ubuntu. É normal.

*-*-*-*-*

Eu também gostei muito do Fedora 8: fiquei mesmo tentado a mantê-lo no meu disco rígido, mas, por fim, decidi dar uma nova chance ao Ubuntu. Também sou muito apegado ao padrão Debian. E, além disso, a comunidade Fedora do Brasil não mantém um fórum comparável ao nosso.

Offline HD883

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #7 Online: 12 de Dezembro de 2007, 04:33 »
Você está falando da mesma distro que eu instalei aqui e não criou nem um fstab pra mim???
É assim.. conforme eu escrevi anteriormente não tive nenhum problema com o fedora 7 nem com o 8 - foi mesmo uma surpresa para mim, pois com tanta coisa nova esperava algum tipo de problema e por isso mantive o ubuntu também.
Mas acredito que voce possa ter tido algum problema pois isso varia consoante o hardware.
Da mesma maneira como o gusty me deu alguns travamentos e outros usuarios não tiveram nenhum problema com o gusty.
É normal... ;)

Offline edempoa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:00 »
Isto significa que, em tese, ele deveria ter identificado as minhas outras partições?

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2007, 09:22 »
Um dos meus problemas com o Fedora 7 foi justamente não encontrar minhas outras partições.

Mas o pior dos problemas foi ele ter apagado minha tabela de partições. Tive que reinstalar todas as distros que tinha no meu HD. Mas espero que eles tenham resolvido esse problema.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #10 Online: 12 de Dezembro de 2007, 10:36 »
Bom... Fedora... acabo de suar o Live CD.

O nautilus dele abre uma janela a cada pasta que se clica.
Fui ver um mpeg, e tenho que pagar 16 euros...

Tá bom mesmo esse Fedora. pra servidor até pode ser. E ele é bem bonitinho. Mas.. ubuntu na cabeça.


Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #11 Online: 12 de Dezembro de 2007, 21:09 »
Citar
(...)er um mpeg, e tenho que pagar 16 euros...(...)
Esse caras fuman se acham que vou pagar 16 euros pra ver um videozinho medíocre.

Eu já tinha baixado o fedora 8.. só que é o DVD..

ainda não instalei por preguiça, falta de tempo, e de HD.. sem contar que meu ubuntu tá funcionando beleza.. sem motivos para formatar..
=p

baixei o slackware 12 também..(mais to com medo dele..)

e estou tentando terminar de baixar o Linux Mint 4.0..(gutsy)...
visto que ainda estou usando o feisty..


Falando nisso..
eu tenho duas versões beta do gutsy..
tem como eu instalar, atualizar, e ele ficar... estável..
tipo.. como um gutsy normal..
(qual seria +- o tamanho do downlaod??)

[]'s
Carlos

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #12 Online: 12 de Dezembro de 2007, 21:37 »
Só pra contrariar : o Java icedtea tem no Gutsy...pelo menos no meu 64 bits tem.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Piras

  • Visitante
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #13 Online: 13 de Dezembro de 2007, 02:52 »
Bom... Fedora... acabo de suar o Live CD.

O nautilus dele abre uma janela a cada pasta que se clica.
Fui ver um mpeg, e tenho que pagar 16 euros...

Tá bom mesmo esse Fedora. pra servidor até pode ser. E ele é bem bonitinho. Mas.. ubuntu na cabeça.


Carlos

Caro Carlos,

A questão do Nautilus não é particularidade do Fedora. Por omissão é assim mesmo que o Nautilus funciona. São só algumas distros, como é caso do Ubuntu, que configuram o bicho conforme a preferência da maioria. Para resolver o "problema" (repito: não é bug, apenas opção de configuração) basta ir ao menu Editar do Nautilus e lá clicar em Preferências. Na aba Comportamento você verá o item Sempre abrir em janelas de navegador. Basta assinalar aí e pronto: o Nautilus passará a funcionar exatamente como no Ubuntu.

Se eu não me engano, o Automatix do Fedora, chamado de easyLife, também configura o Nautilus "corretamente".

http://www.duli.googlepages.com/
« Última modificação: 24 de Janeiro de 2008, 14:25 por Piras »

Offline sylvester

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: Fedora 8, veja aqui o que vai pintar no proximo ubuntu
« Resposta #14 Online: 13 de Dezembro de 2007, 04:36 »
É isso Piras. estou a usar fedora 8 games e o easylife funciona muito bem. Ajusta o nautilus, altera o tamanho das fontes, novos temas, todos os codecs e outras comodidades tais como:

Ajusta o comando "sudo" para o seu usuário;

. Instala o plugin do Flash Player;

. Instala Mídia Players e Codecs;

. Instala fontes adicionais no sistema;

. Instala o repositório Livna;

. Instala o Skype;

. Instala o Java da SUN e o plugin Java para firefox;

. Instala o Adobe Reader;

- e outros
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 04:55 por sylvester »

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/