Autor Tópico: [Resolvido] Mas que coisa estranha na minha instalação...  (Lida 2116 vezes)

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
[Resolvido] Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Online: 12 de Dezembro de 2007, 01:34 »
Oi gente, como vão?

Olha só que coisa estranha que rolou na minha primeira instalação do Linux em minha vida...
Baixei o CD do ubuntu, chequei MD5, certinho e tal.. dei boot por ele, show... brinquei um pouco para ver como era o sistema e aí particionei o HD pelo gerenciador de partições do próprio Ubuntu, (não lembro o nome dele agora, fica lá na pasta de sistema) pois tenho o XP na minha máquina.
Particionei tudo certinho.. deixei 80gb p/ o Linux, sendo 12gb para /, 1gb para swap e o restante para o /home... Mandei executar a tarefa e pronto, tranquilo...
Aí fui instalar... Depois da parte que ele pergunta se eu quero importar algo de outro sistema (achei estranho que ele não detectou o windows, mas beleza), dei continuar e ele travou ali. Cancelei e iniciei uma nova instalação... dessa vez ele foi de boa e quando chegou no 100% da instalação ele travou. Pensei: devo ter fuçado muito aqui, vou dar um boot e instalar de novo sem mexer em nada...
Pois bem, foi o que fiz, ele detectou as partições que eu havia criado, mandei formatar a / e a /home, dessa vez ele reconheceu minha conta do XP, importou tudo e instalou direitinho. Pediu para eu tirar o CD do drive e reiniciar o micro. Quando apertei o botão para reiniciar o micro, apareceram trilhões de caractéres ASCII na minha tela, coloridos, tipo ANSI, e qdo eu dava Ctrl-Alt-Del, o PC speaker apitava... do nada ele bum, reiniciou.. pensei: okay, vamos ver agora... de repente ele nem passa pelo grub, entra direto no XP e roda o FDISK sozinho, reinicia de novo e entra no XP... diz que detectou um hardware novo ??? e pediu para eu reiniciar o micro. Okay, reiniciei... Voltou para o XP, sem Grub, nada... Fui ver a partição, ta lá acusando 80gb livre... 100gb quase sumiram. Eu tinha reservado dos 250gb, apenas 80 para o Linux... O windows não detecta as outras partições, só mostra meu HD de sistema e os outros dois de dados...
O que eu faço?
To pensando em re-instalar o XP, criando uma partição pra ele do tamanho que eu quero (170gb). e deixar 80gb não particionados... Aí depois disso instalar o Ubuntu novamente... Será que vou ter que fazer tudo isso para conseguir usar o Linux?

[]s
DaN
« Última modificação: 13 de Dezembro de 2007, 01:45 por DaN_Himself »
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Resposta #1 Online: 12 de Dezembro de 2007, 01:43 »
Para ver as partições Linux no windows você deve abrir o gerenciador de discos, através do ícone Meu Computador (clique com botão direito nele, e depois em gerenciar), se não me engano.

Talvez o Ubuntu apenas não tenha instalado o GRUB, o que acha de entrar com o LiveCD e executar os dois comandos abaixo?

Código: [Selecionar]
blkid
e

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Para executar os comandos você deve abrir um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Resposta #2 Online: 12 de Dezembro de 2007, 02:03 »
Para ver as partições Linux no windows você deve abrir o gerenciador de discos, através do ícone Meu Computador (clique com botão direito nele, e depois em gerenciar), se não me engano.

Talvez o Ubuntu apenas não tenha instalado o GRUB, o que acha de entrar com o LiveCD e executar os dois comandos abaixo?

Código: [Selecionar]
blkid
e

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -l
Para executar os comandos você deve abrir um terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal)

[]'s

Cristiano

Hmmm... obrigado.. engraçado que na instalação (eu tava monitorando) e ele disse que instalou e configurou o GRUB... outra coisa estranha, o espaço que sumiu do meu HD, foi maior do que eu particionei...
Outra coisa estranha também, foi qdo tentei entrar no console pelo atalo alt+F1, F2 e etc (ou ctrl alt, não lembro), apareceram akeles caracteres ASCII na tela.. quando eu acessei o terminal pelos acessórios, voi tranquilo.. mas quando tentei o console pelos atalhos, não foi.. do F1 ao F6 a mesma coisa.. aí dei o F7 p/ voltar p/ o X...
Enfim, vou tentar esses comandos no terminal entrando pelo live CD... Valeu Cristiano..

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Resposta #3 Online: 12 de Dezembro de 2007, 02:07 »
E conseguiu ao menos ver se as partições estão criadas pelo windows? Conforme relatei?

Espero estar correto, é que quase não uso windows.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Resposta #4 Online: 12 de Dezembro de 2007, 02:14 »
Sim.. as partições estão lá... porém não consigo acessar propriedades e nem ver os nomes que dei à elas (/, swap e /home).... Mas os tamanhos que eu coloquei conferem quase que por igual... Mas sim, elas estão lá quando eu vou na propriedade do disco... Eu achei que o windows iria criar outras unidades, como quando vc particiona um disco com mais de uma partição em NTFS/FAT32...
Valeu...
Agora só falta testar o lance no ubuntu...

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Resposta #5 Online: 12 de Dezembro de 2007, 13:04 »
Você não tem acesso porque o windows desconsidera por total qualquer coisa referente a outro sistema operacional em sua máquina, até mesmo as partições.

Existe como acessar as partições Linux no windows, mas ai tem que usar programas adicionais, e depende do tipo de partição que criou (se ext3, reiserfs).

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline DaN_Himself

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
  • Se não puder fazer tudo, faça tudo o que puder.
    • Ver perfil
Re: Mas que coisa estranha na minha instalação...
« Resposta #6 Online: 13 de Dezembro de 2007, 01:45 »
Entaum... eu descobri que por algum motivo ele instalou o GRUB no hd errado... aí reinstalei o grub no HD certo, só q o maldito errou a partição.. aí editei o menu.lst e arrumei a partição e ta suave agora...

Valeu a ajuda!

[]s
DaN
Asus P5N-E-SLI, Intel Core 2 Duo 2,66ghz FSB1333, 4Gb RAM DDR2 800mhz Corsair, 2x SATAII 250Gb Seagate, 1x IDE 120Gb Seagate, Gforce 8600GT 512mb 128bits, SoundBlaster Audigy 2.