Aproveitando o tópico, vou colocar aqui também como mudei do RWINdows (RWIN mesmo!) para o Ubuntu...
Primeiro, pra variar, um baita crash no boot do windows. Tive que formatar e instalar de novo o windows, isso já me fez perder uma porrada de dados importantes... Bom, o windows funcionou normalmente (pásmem!) por DOIS DIAS!!! Depois perdeu o boot de novo e nessa segunda vez foi pior: DANIFICOU seções do HD (e o Windows era original)...
Fiquei danado com isso. Na mesma hora fui numa banca e comprei uma revista com o Ubuntu. Numa era remota já tinha usado o linux, tempo em que as distribuições que existiam eram basicamente o Slack, Red Hat e Debian. Sim, tive que superar um trauma... hehe... Não havia meios de conseguir com que tudo funcionasse no PC com essas distribuições, desisti do linux por um bom tempo... Enfim, os tempos passaram... Ouvi falar muito do Ubuntu, que era tão ou mais simples quanto ao Windows, por isso escolhi tal distribuição...
Bom, como eu já tinha conseguido instalar o Slackware que devia estar na sua versão 2.0 numa época distante, instalar o Ubuntu foi a coisa mais simples do mundo...
Fiquei abismado quando entrei no sistema e vi que quase todos os periféricos do sistema estavam funcionando perfeitamente.
Só penei um pouco com a nVidia GeForce MX400, mas com um pouco de pesquisa ficou zero-bala (resolvido com o Envy)... E o monitor ainda fica com a mensagem "Fora de Sincronismo" (coisa que não há meios de tirar)... Tive um pouco de dificuldades em assimilar a lógica diferente do windows, instalação de programas, etc... Mas nada que uma semana fuçando e lendo não resolvesse...
Quanto aos programas, trabalho com fotografia e, mesmo no windows, já tinha deixado o Photoshop para o usar o GIMP, o motivo é simples: preciso ter o software original e o GIMP é gratuito e faz absolutamente tudo que o PS faz, além de ter sempre melhorias por ser OpenSource... Além disso, o pacote OpenOffice me surpreendeu... Ah!!! E minha câmera fotográfica: não precisou instalar nenhum driver de uns 200MB para que o sistema a reconhecesse e para baixar as fotos do cartão de memória. Foi só plugar no USB e lá estavam minhas fotos! O Ubuntu reconheceu sozinho!
A unica que sinto falta mesmo é dos meus antigos jogos da era MS-DOS... hehe... The Lost Vikings, TIM, F1GP, Wolf3D, Raptor, Diablo, etc...
Windows nunca mais!!!
Abraços a todos,
Fábio