Autor Tópico: Opera faz queixa contra a Microsoft  (Lida 4994 vezes)

alexcosta67

• Visitante
Opera faz queixa contra a Microsoft
« Online: 13 de Dezembro de 2007, 17:03 »
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2150411-EI4801,00.html

A Opera, uma pequena produtora norueguesa de software de navegação pela web, apresentou a primeira queixa contra a Microsoft à União Européia desde que a gigante do software admitiu derrota em um histórico processo antitruste, há alguns meses. A companhia apresentou a reclamação apoiada por uma coalizão de empresas do setor.
A Opera anunciou ter apresentado queixa pelo vínculo ilegal que a Microsoft estabeleceu entre seu browser, o Internet Explorer, e o sistema operacional da empresa, o Windows, que domina o mercado.

A Microsoft também está "prejudicando a interoperabilidade por não seguir os padrões aceitos da web", segundo a queixa. As duas coisas tornam difícil para a Opera competir no mercado de browsers, de acordo com a companhia.

Jonathan Todd, porta-voz da Comissão Européia, confirmou que o órgão executivo da União Européia recebeu a queixa, a primeira surgida depois da decisão da Corte Européia de Primeira Instância que, em 17 de setembro, sustentou a decisão tomada pela Comissão contra a empresa em um processo antitruste de 2004. Todd afirmou que a queixa seria estudada cuidadosamente.

A Opera é membro do European Committee for Interoperable Systems (Comitê Europeu para Interoperabilidade dos Sistemas, ou Ecis na sigla em inglês), veterano oponente europeu da Microsoft, que divulgou um comunicado no qual critica a gigante do software.

"Ao vincular o Internet Explorer ao seu sistema operacional monopolista Windows, e ao se recusar ao implementar lealmente os padrões abertos aceitos pelo setor, a Microsoft priva os consumidores de escolha real quanto a browsers de Internet", afirmou Thomas Vinje, advogado do Ecis, em comunicado.

A queixa da Opera ecoa um caso norte-americano de 1998, no qual o Departamento da Justiça dos EUA obteve importante vitória contra Microsoft nos tribunais, sob a alegação de concorrência desleal contra outro browser, o Netscape.

A Opera pede que a Comissão force a Microsoft a separar o Internet Explorer do Windows. Também pediu que a Comissão force a Microsoft a seguir "padrões fundamentais e abertos da web."

Reuters

Como se diz no popular em porteira que passa um boi, passa uma boiada.

Offline carlosaluisio

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Opera faz queixa contra a Microsoft
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:36 »
O Opera é o melhor navegador que existe. O melhor, o mais bonito, o que tem as melhroes fontes.. Deveria ser largamente o mais usado.

Mas... as pessoas usam o pior (IE), depois o melhorzinho (Firefox), e por ultimo o melhor (Opera) . Ainda be mque eu nao tenho nada a ver com o que os outros usam... Só espero que o Opera continue firme e forte
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2007, 09:45 »
Poxa, até o Opera?

Mas ainda bem que acordaram pra isso. Opera é um ótimo navegador tanto para Linux e Windows como para dispositivos moveis. Alias, para dispositivos moveis, ele é um dos mais usados.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline fabio_k

• Usuário Ubuntu
  • *
  • VGN-CS160AW
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2007, 23:05 »
eu to mais acostumado com o firefox, sempre usei o Internet Explorer.. e agora acho muito ruim.. e não consigo não usar o FF  ;D

Offline henrique_melo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 10 de Janeiro de 2008, 13:56 »
Se o opera é melhor eu não sei, nunca usei, uso o firefox e gosto dos plugins e da comunidade que se esforça para desenvolver para ele. Pra não dizer q nunca usei o opera o browser do meu video game é o opera.

Offline Ioca100

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rio,Brasil
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 10 de Janeiro de 2008, 14:23 »
Sempre usei mais o Opera no ruindow$, mas estou levando uma canseira com o 9.50 beta no Ubuntu, quando tenho que baixar qq coisa o navegador fecha, hehehe.Acho que deve-se ter os dois, FF e Opera, tem hora que um nega fogo e o outro é o socorro.
Já consegui melhorar bem, desinstalei o beta 2 e voltei para o beta 1,hehehe.
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2008, 17:46 por Ioca100 »
Usuário Linux- 449417

Offline Viralata

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2008, 00:16 »
Opera é o mais rápido entre todos

Mas os addons do FF conta muito =p

Offline RickMura

• Usuário Ubuntu
  • *
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2008, 09:49 »
O Opera é o melhor.

Acho ele mais seguro, mais rapido, mais bonito, mais funcional, depois dele gosto do FF. IE uso somente em alguns casos.

Offline leandromdelima

• Usuário Ubuntu
  • *
  • My fate to live and die in the shadows.
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: 15 de Janeiro de 2008, 10:46 »
Aproveitando o tópico:

Europa abre novos processos contra a Microsoft
Agencia Estado

A Comissão Européia abriu hoje duas novas investigações antitruste contra a Microsoft, diante das queixas de que a companhia continua a abusar de sua posição dominante no mercado por meio do pacote de programas Office e do navegador de Internet Explorer. O órgão investiga se a Microsoft recusou-se ilegalmente a divulgar "informações de interoperabilidade" a respeito de um conjunto de produtos, incluindo o Office, impedindo os concorrentes de criar produtos compatíveis.

O processo resulta de uma queixa formulada por algumas das principais concorrentes da Microsoft, incluindo a IBM e a Oracle, juntamente com o Comitê Europeu para Sistemas Interoperacionais (ECIS, na sigla em inglês).

A segunda área na qual a comissão investiga a Microsoft é a dos navegadores de internet ("browsers"), na qual a empresa é acusada de ligar o Explorer ao sistema operacional Windows de forma a afastar os competidores do mercado. O processo surgiu a partir de uma queixa da norueguesa Opera Software, fornecedora de browsers.

Os dois novos processos aparecem poucos meses depois de a Microsoft ter jogado a toalha numa batalha antitruste de nove anos com os reguladores da União Européia. A companhia decidiu não contestar o resultado do julgamento de uma corte que em setembro rejeitou as apelações da Microsoft contra uma decisão proferida pela União Européia em 2004. O julgamento resultou em multas no total de 497 milhões de euros (US$ 739,3 milhões) para a empresa de software. As informações são da Dow Jones.

Fonte: A TARDE On Line
Quando eu avançar, avancem comigo.  Se eu parar, me empurrem para frente.  Se eu der meia volta, matem-me.

Offline crdrj

• Usuário Ubuntu
  • *
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
« Resposta #9 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:09 »
Preciso admitir que o Opera foi o responsável por eu abandonar o Internet Explorer. Na época em que o Opera abria várias janelas dentro de uma única janela (e não tabs) eu fiquei encantado pelo recurso ultra revolucionário e começei a usar o Opera. Depois ele começou a ser cobrado, não era mais free.. Nem me lembro direito como foi a história. Só sei que começou a ser problemático de usar, e volta e meia ele fechava sozinho. Acabou ficando difícil de usar o Opera e resolvi ver quais eram as opções. Passei um bom tempo usando a suite Mozilla, até que surgiu o Firefox e ai tem sido um prazer interminável navegar pela internet.
Plugins como o Adblock Plus e o NoScript completam a perfeição desse browser.
Não sei como anda o Opera agora, mas o Firefox supre todas minhas necessidades e muito mais... Ahh, e tem o Firefox Portable também, que me permite navegar com conforto em qualquer computador. (:

Ahh.. Mas dou toda a força para a iniciativa legal da Opera contra a MS.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 17 de Janeiro de 2008, 09:51 »
O Opera voltou a ser free e possui vários recursos que o Firefox só tem usando add-ons. Sem falar que é muito mais leve.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Nossile

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Loading...
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: 17 de Janeiro de 2008, 19:19 »
E também tem versão (não oficial) USB fo Opera.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

alexcosta67

• Visitante
Microsoft é acusada de infringir patente na China
« Resposta #12 Online: 18 de Janeiro de 2008, 15:53 »
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2246900-EI4801,00.html

Uma pequena empresa de tecnologia da China está processando a Microsoft, acusando a gigante norte-americana de software de ter roubado sua criação que permite a usuários de Internet escrever com caracteres chineses. A Microsoft nega a infração de patentes.
A Zhongyi Electronic, que tem 100 empregados, alega que a Microsoft tem usado sua tecnologia de introdução de caracteres e fontes no sistema operacional Windows sem ter um acordo comercial durante uma década, segundo a agência estatal chinesa de notícias Xinhua.

O processo coloca a Microsoft em uma incomum posição de defender suas práticas relacionadas à propriedade intelectual na China, após anos lutando contra a pirataria de seus softwares naquele país.

Zhengma, principal produto da Zhongyi, permite que os internautas convertam palavras chinesas digitadas no alfabeto romano em caracteres chineses.

Em um comunicado, a Microsoft disse que assegurou o direito de usar o produto da Zhongyi e as fontes depois que as duas empresas chegaram a um acordo sob supervisão de agências governamentais chinesas.

"A Microsoft tem cumprido com suas obrigações de pagar taxas de licenciamento à Zhongyi", disse a companhia norte-americana.

A ação judicial começou na terça-feira em um tribunal de Pequim, de acordo com informações no site da Zhongyi.

Reuters

Offline anti6cristo

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: 18 de Janeiro de 2008, 18:29 »
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2246900-EI4801,00.html

Uma pequena empresa de tecnologia da China está processando a Microsoft, acusando a gigante norte-americana de software de ter roubado sua criação que permite a usuários de Internet escrever com caracteres chineses. A Microsoft nega a infração de patentes.
A Zhongyi Electronic, que tem 100 empregados, alega que a Microsoft tem usado sua tecnologia de introdução de caracteres e fontes no sistema operacional Windows sem ter um acordo comercial durante uma década, segundo a agência estatal chinesa de notícias Xinhua.

Eu acho essa história de patente uma tremenda palhaçada.
Só serve para prejudicar o desenvolvimento tecnológico.

Viva o SL. =]

Offline Glauco Hass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: 18 de Janeiro de 2008, 19:42 »
Sorte da MS que não patentearam a derma, senão já tinha quebrado.