Autor Tópico: ACPI - Dúvidas  (Lida 3744 vezes)

Offline israel.fonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
ACPI - Dúvidas
« Online: 14 de Dezembro de 2007, 16:46 »
Olá pessoal, gostaria de saber exatamente qual a função do ACPI no sistema. Digo, eu tenho uma visão geral da qual eu li em varias sites por ai: ele é responsavel pelo gerenciamento de energia(redução de frequencia do processador, suspender para a memoria, hibernação) e afins.

Eu recentimente adquiri um notebook Compaq V6210br, e até onde li ele parece ter incompatibilidades com o ACPI(problemas da BIOS e outras coisas que eu não intendo com totalidade). Então para executar o ubuntu(e outras distribuições também) eu tenho que adicionar alguns comandos tipo "noacpi, noapic, noirq e uns outros 'no' da vida". Só que ai eu queria realmente saber que recursos do sistema que eu estou deixando de ter por ter que desabilitar o ACPI.

Digo, eu particularmente não me encomodaria em não poder por o note em modo de hibernação e coisas do genero. Mas já me encomodaria se os coolers/clock do processador sempre estivessem a todo vapor, o que ocasionaria um ruido bem desagradavel em locais de silêncio. Aproposito, isso me faz lembrar de mais uma dúvida, como citei no exemplo da gerencia do cooler/processador, isso diz respeito a tecnologia Cool'n'Quiet da AMD(no caso desse Compaq que possui um Sempron), então é o ACPI que controla até esses recursos? É que ao meu ver era algo que diz respeito ao hardware em si, sem nenhuma influencia de softwares externos.

Bom não sei se fui claro, mas se alguem conseguir me responder ficarei grato! Pretendo usar o ubuntu, mas gostaria de saber o que eu estaria "perdendo" por usar ele! Obrigado!

Israel


Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2007, 19:36 »
Oi Israel,

Eu não sei profundamente sobre o assunto mas tenho um notebook semelhante (HP6150br) e na versão atual do Ubuntu só precisei do "noapic" para fazê-lo rodar. Se quiser testar apenas com este comando...
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline israel.fonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #2 Online: 14 de Dezembro de 2007, 20:24 »
Opa, blz, depois vou dar uma testada. E cara, tu pode me dizer se tu sente algo de estranho ou incomodo com o ACPI desativado? Tipo cooler sempre ligado, note meio quente e coisas do tipo? Ou é uma diferença insignificante?

Vlws

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #3 Online: 14 de Dezembro de 2007, 20:45 »
Meu APCI tá ligado :D
Nas versões antigas eu usava "noiqdebug e noirqpoll" que não faço a mínima idéia para que serviam, mas o APCI no notebook, sempre funcionou. Já usei com noapci em um micro antigo com placa PCCHIPS e funcionou normalmente por anos. Não notei diferença.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline israel.fonseca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #4 Online: 14 de Dezembro de 2007, 21:33 »
Ah ta, confundi APIC com ACPI (quanta sigla. xD). Vou dar umas testadas agora no ubuntu, depois mais tarde volto pra dizer o que ocorreu.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #5 Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:39 »
Ah ta, confundi APIC com ACPI (quanta sigla. xD). Vou dar umas testadas agora no ubuntu, depois mais tarde volto pra dizer o que ocorreu.

é sigla pacas msmo  :D  :D  :D veja bem:

ACPI: (Advanced Configuration and Power Interface) - a especificação ACPI define uma plataforma de interface designada para suportar muitos sistemas operacionais. ACPI define um hardware flexível e abstrato que provê um padrão para integrar o poder de gerenciar pelo sistema de um PC, incluindo hardware, sistema de operação e aplicação de software. Possibilitando o sistema para automaticamente ligar e desligar sistemas como CD-ROM‘s netword cards, hard disk drives, impressoras e outros aparelhos ligados ao PC como video cassetes, TV‘s telefones e aparelhos de som.

APIC: A partir das placas soquete 7, os dois controladores de interrupções foram substituídos por um controlador aprimorado, batizado de APIC (Advanced Programmable Interrupt Controller). O APIC preserva a compatibilidade com os dois controladores antigos, o que permite que placas de legado e sistemas operacionais antigos continuem funcionando normalmente. Originalmente, ele foi desenvolvido para melhorar a eficiência de sistemas com dois ou mais processadores, mas ele traz benefícios mesmo em máquinas com apenas um.

Para que o APIC possa ser ativado, é necessário que exista suporte por parte do processador (todos os processadores a partir do Pentium 1 o suportam), por parte da placa-mãe (o suporte foi introduzido a partir das placas soquete 7, de forma que todas as placas atuais o suportam) e também por parte do sistema operacional. Na família Windows, o suporte foi introduzido a partir do Windows 2000, enquanto no Linux ele existe desde a série 2.4 do Kernel.

O APIC pode ser desativado através da opção "APIC Function" (ou similar) do Setup, mas é importante mantê-lo ativado em qualquer PC atual (sobretudo ao usar as versões atuais do Windows), pois ele acrescenta 8 novos endereços de IRQ, de 16 ao 23, além de melhorar sensivelmente o sistema de atribuição automática de endereços.

Em teoria, é possível desenvolver controladores APIC com mais endereços, ou mesmo combinar vários controladores na mesma placa, de forma a aumentar o número de endereços disponíveis. Com isso, os fabricantes ganham margem para expansões futuras, que eventualmente se tornem necessárias.

Aalém de distribuir os dispositivos instalados entre os agora 24 endereços disponíveis, o APIC permite que alguns endereços sejam compartilhados por vários dispositivos. Graças à expansão do número de endereços, o PC continua com vários endereços livres, apesar da adição das controladoras USB, placa wireless, leitor de cartões e outros dispositivos que não eram comumente usados em PCs antigos.

Embora qualquer distribuição Linux atual ofereça suporte ao APIC, é comum que problemas na implementação dos fabricantes (que freqüentemente possuem bugs ou adicionam recursos fora da especificação) causem problemas na detecção de alguns dispositivos, sobretudo de periféricos onboard, como a placa de som ou a placa de rede.

Nesses casos, é possível desativar o APIC utilizando a opção "noapic", especificada na tela de boot, ou adicionada na linha com opções para o Kernel dentro do arquivo "/boot/grub/menu.lst" ou "/etc/lilo.conf".

Espero ter ajudado com os conceitos, pelo menos  ;)

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline crdrj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 140
  • My CPU is a neural net processor.
    • Ver perfil
    • PsicologiaRG
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #6 Online: 29 de Dezembro de 2007, 18:54 »
Esse comando "noapic" deve ser executado na inicialização do sistema? Se sim, como posso fazer para testá-lo em um sistema que já está instalado? Acesso o menu do grub durante a inicialização?
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: ACPI - Dúvidas
« Resposta #7 Online: 01 de Janeiro de 2008, 13:26 »
Esse comando "noapic" deve ser executado na inicialização do sistema? Se sim, como posso fazer para testá-lo em um sistema que já está instalado? Acesso o menu do grub durante a inicialização?
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,1236.105.html
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz