Autor Tópico: Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT  (Lida 6358 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.685
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Online: 11 de Janeiro de 2006, 21:43 »
"Publicado por brain em Qua, 2006-01-11 20:40.

“Poós 2 anos de exame, o escritório de marcas e patentes americano reverteu suas duas decisões não oficiais anteriores e decidiu que o sistema de arquivos FAT (File Allocation Table) constitui um sistema "inovador e não óbvio", tornando-o passível de ser patenteado. Esse fato somado aos planos da Microsoft de cobrar licenças pela tecnologia pode causar muitos problemas para os sistemas operacionais livres e mesmo para fabricantes de aparelhos eletrônicos como tocadores de mp3.” A nota foi enviada por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) , que enviou este link  ( http://www.osnews.com/comment.php?news_id=13256 )para mais detalhes. "

Péssima notícia!!!  :cry:  :cry:
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

Offline casainho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 175
    • Ver perfil
    • www.Casainho.net
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2006, 07:04 »
Eu acho que a Microsoft fará bem.. afinal, se eles podem ganhar dinheiro com isso porque não??


Realmente, todos aqueles leitores de MP3 têm suporte para FAT e parece que há muitos sistemas que quando arquivam no compact flash ou isso, usam FAT..

Tou me a lembrar, aquilo são pequenos sistemas que guardam a informação em memória FLASH, acho eu.. e os fabricantes dos chips, tipo SIGMA, fornecem rotinas dos chips para trabalhar com as FLASH em FAT..

É como o exemplo de que todos lêm MP3 e WMA, porque o fabricante já disponibiliza funções para isso, e é também por isso que eles não lêm OGG, mas, para o fazerem, seria preciso desenvolverem as funções.. como o caso da Samsung, que com leitores com o mesmo DSP, os seus leitores lêm também OGG..

Neste caso do FAT, seria só alguém desenvolver a função para um EXT2, por exemplo..


Os fabricantes têm alternativas, podem usar os sistemas que um gajo usa em Linux, não?? Eu acho que esta notícia, é uma boa notícia!!
Minha página pessoal:
http://www.Casainho.net

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Re: Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2006, 09:44 »
Citação de: "galactus"
...o escritório de marcas e patentes americano reverteu suas duas decisões não oficiais anteriores e decidiu que o sistema de arquivos FAT (File Allocation Table) constitui um sistema "inovador e não óbvio",


Inovador e não óbvio?!?!?!?! :shock:

Como, se ele foi praticamente todo copiado do sistema de arquivos do CP/M???????

Só para que não fique aqui a impressão de que estou falando que a Microsoft copia e se apodera de tudo (embora seja verdade), o DOS (que não é criação da MS, mas uma "aquisição") foi todo desenvolvido para ser 100% compatível com os programas de sucesso que eram utilizados no CP/M (como WordStar, por exemplo) e o sistema de arquivos (BDOS, se não me engano) quase não sofreu mudanças.

Que isso pode ser uma reviravolta positiva no mercado (como no caso do VHS x Beta, por exemplo), sim, é verdade... Mas o mais positivo de tudo é a lição que a indústria estará levando. Os fabricantes de hardware vão ter de pensar muito antes de ambicionarem novamente um selinho do tipo "windows compatível".

Abração!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #3 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:46 »
Citação de: "casainho"
Eu acho que a Microsoft fará bem.. afinal, se eles podem ganhar dinheiro com isso porque não??


Não é bem assim! A Microsoft cria um formato e não pede patente. Daí... quando a coisa tá bem popular... todo mundo tá usando... ela resolve que é hora de pedir a patente?! Se isso acontecer, todas as empresas que usam esse sistema de arquivo vão ter que pagar a Microsoft. Por que a Microsoft não pediu a patente desde o início? Isso é muita sacanagem!!!

Citação de: "casainho"
Os fabricantes têm alternativas, podem usar os sistemas que um gajo usa em Linux, não?? Eu acho que esta notícia, é uma boa notícia!!


Não, isso não é uma notícia boa. Pra falar a verdade, é uma péssima notícia. O formato FAT já está muito difundido. Então, pelo menos não a curto prazo, não dá pra se livrar dele. Assim, se a patente se confirmar, as empresas vão precisar pagar para a Microsoft e os produtos vão ficar mais caros. Lógico! Particularmente, pra nós que usamos linux vai ser ruim porque vai dificultar o acesso as partições do Windows. Com certeza a maioria das distribuições linux vai vir sem o suporte para FAT.  Isso irá nos obrigar a instalar um módulo para o kernel a partir de um site alternativo. Isso é ruim para os newbies e para a popularização do Linux.

Em fim, é uma péssima notícia! Contudo, acho que a patente não irá se confirmar justamente porque o formato FAT já está muito popular. A Microsoft deve ser questionada por não ter patenteado antes e a patente deverá ser negada. Assim espero!!!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #4 Online: 12 de Janeiro de 2006, 14:46 »
Citação de: "casainho"

Os fabricantes têm alternativas, podem usar os sistemas que um gajo usa em Linux, não?? Eu acho que esta notícia, é uma boa notícia!!


Também acho uma ótima notícia, vai praticamente "empurrar" todos os fabricantes para Linux, pois ninguém em são conciência vai pagar pelo uso do FAT.

Dito isto, devo complementar ainda, que sou completamente contrário às patentes de software.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #5 Online: 12 de Janeiro de 2006, 16:38 »
Citação de: "AlexBR"
Particularmente, pra nós que usamos linux vai ser ruim porque vai dificultar o acesso as partições do Windows. Com certeza a maioria das distribuições linux vai vir sem o suporte para FAT.


Acho que tem um pequeno equívoco no entendimento do que realmente está acontecendo. Todo o problema da patente se concentra em dispositivos que armazenam algum tipo de dado seguindo o sistema FAT (mp3 players, pen drives etc...), e não na leitura e escrita de arquivos em disco com o MS-DOS ou o Windows, seja no sistema FAT ou NTFS.

Se fosse o caso, até para escrever um texto dentro do windows com um programa que não fosse da MS, ou ainda, para desenvolver um programa editor de textos bem rebinha, nós teríamos de pagar pelo uso do sistema de arquivos.

Abração! 8)

P.S.: Os fabricantes destes tipos de dispositivo já pagam pelo uso do FAT há muito tempo...
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline fabiodsp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 61
    • Ver perfil
    • http://www.flickr.com/photos/fabio_dsp
Microsoft ganha patente que pode ameaçar Linux
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2006, 10:23 »
Citar
Microsoft ganha patente que pode ameaçar Linux
Quinta-feira, 12 de janeiro de 2006 - 12h30

SÃO PAULO – O Escritório de Patentes e Marcas dos EUA concedeu à Microsoft duas patentes sobre a FAT, usada para organizar arquivos em discos.

Criado no início dos anos 1980 para o PC-DOS, a FAT (sigla em inglês para tabela de alocação de arquivos) foi mantida nos outros sistemas operacionais da empresa, como MS-DOS e a maioria das versões do Windows. O sistema acabou sendo incorporado em dispositivos de outras empresas, como flash cards, e em outros sistemas operacionais, como algumas distribuições do Linux.

A decisão termina um debate de dois anos e reverte duas decisões preliminares contrárias à Microsoft. O escritório de patentes afirma que o sistema de arquivos é "inovador e não-óbvio", sendo, portanto, merecedor de uma patente.

A decisão tem implicações sérias porque a Microsoft pode vir a exigir royalties de sistemas de código-aberto, como o Linux. Esses sistemas são, por definição, livres de patentes. A empresa não fez comentários sobre o caso.
Paulo Silvestre, do Plantão INFO

Offline dop182

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu User since Breezy Badger
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #7 Online: 13 de Janeiro de 2006, 12:15 »
ainda bem ,assim ele pode sair do mercado. FAT é muito ruim, tem que desfragmentar todo mês  :evil:


Ubuntu User Nº:

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #8 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:22 »
Citação de: "GDA"
Acho que tem um pequeno equívoco no entendimento do que realmente está acontecendo. Todo o problema da patente se concentra em dispositivos que armazenam algum tipo de dado seguindo o sistema FAT (mp3 players, pen drives etc...), e não na leitura e escrita de arquivos em disco com o MS-DOS ou o Windows, seja no sistema FAT ou NTFS.

Se fosse o caso, até para escrever um texto dentro do windows com um programa que não fosse da MS, ou ainda, para desenvolver um programa editor de textos bem rebinha, nós teríamos de pagar pelo uso do sistema de arquivos.


Olha... Acho que o engano não é meu. Por exemplo, o MP3 era um codec que todo mundo usava. Vinha na maioria das distribuições GNU/Linux. Contudo, quando resolveram cobrar a patente do MP3, a maioria das distribuições retirou o codec MP3 da lista de pacotes oficiais. A mesma coisa ocorre com os codecs de vídeo. Todo mundo tem que instalar aquele w32codes para poder ver vídeos. Com certeza, se a patente do FAT se confirmar, as distribuições GNU/Linux teram que pagar para incluir o módulo do kernel que permite leitura/escrita em partições FAT. Como o Linux é distribuido de graça, não vai ter sentido pagar essa patente. Daí... Com certeza, o Linux virá sem suporte a FAT. Ele terá que ser instalado depois pelo usuário.

Fábio Valentim de Jesus S

  • Visitante
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #9 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:27 »
Citação de: "dop182"
ainda bem ,assim ele pode sair do mercado. FAT é muito ruim, tem que desfragmentar todo mês  :evil:


Não é tão bem assim. Ainda existem muitas pessoas que são muito leigas na informática que ainda usam o Windows 98 (FAT32), apesar do progresso do Linux. Vai levar um bom tempo pro Linux começar a ter um grande espaço, o que isso está cada vez mais próximo da realidade.

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #10 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:55 »
É uma medida mais polemica doque ruim. Tem patente para o MP3, com um clique do mouse se instala um codec. O mesmo pode ocorrer com o FAT. Se a microsoft jogar pesado, o FAT pode até sumir. Li que para o novo Windows Vista estão preparando um novo tipo de padrão de formatação para os HDs e é neste novo que devem estar empenhados em divulgar.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #11 Online: 13 de Janeiro de 2006, 16:09 »
Citação de: "AlexBR"
Olha... Acho que o engano não é meu. Por exemplo, o MP3 era um codec que todo mundo usava. Vinha na maioria das distribuições GNU/Linux. Contudo, quando resolveram cobrar a patente do MP3, a maioria das distribuições retirou o codec MP3 da lista de pacotes oficiais. A mesma coisa ocorre com os codecs de vídeo. Todo mundo tem que instalar aquele w32codes para poder ver vídeos. Com certeza, se a patente do FAT se confirmar, as distribuições GNU/Linux teram que pagar para incluir o módulo do kernel que permite leitura/escrita em partições FAT. Como o Linux é distribuido de graça, não vai ter sentido pagar essa patente. Daí... Com certeza, o Linux virá sem suporte a FAT. Ele terá que ser instalado depois pelo usuário.


Nem seu e nem meu... o engano é da sempre enganadora MS... rs  :D

Mas veja bem, um módulo de escrita e leitura em FAT não é a mesma coisa que o sistema FAT em si, que parece ser a questão da patente. Um módulo como esse do kernel, é apenas mais um software capaz de ler e escrever sobre o sistema de arquivos FAT e, a menos que o Linux seja instalado 100% e exclusivamente sobre este tipo de partição (o que eu sinceramente nem sei se é possível) e dele dependa para funcionar, não há nada que retribuir à MS, pois toda a necessidade do módulo se destinaria a produtos MS devidamente registrados e existentes na máquina do usuário (ou será que existe outra utilidade do FAT em Linux além dessa?). Já os players e drives que reproduzem este sistema de arquivos em suas próprias estruturas de armazenamento, estes sim, devem direitos ao detentor da patente.

No caso dos CODECs a coisa também me parece bem diferente. O formato de áudio em si, bem como o algorítimo de codificação e decodificação, é que foram patenteados. Então, independente de plataforma ou mídia, independente do software ou biblioteca, reproduziu o algoritimo tem de pagar. Isso faz a maior diferença, pq o mp3 pode ser criado e reproduzido sobre qqr plataforma, mas eu acho que a FAT só serve para usar com DOS e/ou Windows (teoricamente, devidamente registrados, repito), mesmo que via Linux.

Claro que eu não sei detalhes do processo, e muito menos o que exatamente foi concedido, mas a se confirmar a notícia de que *o sistema FAT* é que foi patenteado, tudo que é preciso para ler e escrever não está nele (FAT), mas na BIOS, portanto fora do escopo da MS, daí o meu questionamento sobre o rumo das opiniões em geral, e não apenas a sua (que citei apenas como exemplo).

Abração!!!

 :D
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

temp.

  • Visitante
Microsoft pode conseguir patente do sistema de arquivos FAT
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2006, 18:42 »
Pois é pessoal....

Citar
SÃO PAULO – O Escritório de Patentes e Marcas dos EUA concedeu à Microsoft duas patentes sobre a FAT, usada para organizar arquivos em discos.


A notícia completa vocês podem encontrar aqui: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/012006/12012006-2.shl

E aí? Como é que fica? Isso realmente prejudica o linux?