ola colegas,
concordo com a maior parte das coisas ditas acima (pelo menos nesta página, hehe)
mas também devo reconhecer que tem alguns pontos que me incomodam nestes debates intermináveis (MS vs Linux ou Ubuntu = outras distros).
Mas vamos por partes:
Uma coisss que me deixa bem feliz é ver o nosso ubuntu cada dia mais redondo e popular, e para que isso possa ter acontecido acho que foram necessárias várias coisas. Em primeiro lugar e antes do marketing, acho que a Canonical (sim, a empresa capitalista que põe o dinheiro) adotou desde o início uma estratégia a médio longo prazo que deu muito, mas muito certo. Diferentemente da Novell ou do Red Hat que um tempo atrás começaram a desenvolver seus produtos para o mercado corporativo, o Ubuntu foi direcionado para o usuário doméstico (linux for human beings). Isto para mim foi um dos pontos chave para o sucesso que vemos hoje. Em relação ás distros mais populares na época acho que um diferencial sim, foi a injeção de dinheirol e com isso uma base sólida por trás (Canonical ou o Mark se preferirem) para desenvolver o produto, fazer o marketing, etc. E, finalmente, a coisa mais importante para mim, algo que nem o marqueteiro mais astuto poderia prever, foi o surgimento de uma comunidade fantástica, solidária e gigantesca, com um clima família, onde ninguém desdenha do outro porque sabe menos, ou porque fez besteira. Acho é um dos nossos principais distintivos, e todos devemos esforçarnos para manter este clima agradável. Por isso eu não gosto muito de flames windows/linux, distroA/distroB.
No primeiro caso geralmente o que acontece é que um usuário com bons conhecimentos do windows vem experimentar o linux, e ve que é necessário digitar palavrões como make install, sudo, etc., numa caixa parecida com o DOS, que nem todas as coisas tem janela gráfica bonitinha, e conclui que o linux está fadado a fracassar, pois se ele se considera usuário windows acima da média, e mesmo assim tem dificuldades de resolver algumas coisas as “massas” (que julga ter conhecimentos mais básicos que o dele) não vão entender nada.
E neste ponto vem uma das coisas que mas me incomodam na comunidade linux: geralmente começamos a bater boca, xingar o windows, e por ai vai. E olhando para trás acho que foi muitas vezes meu erro também, ter ficado revoltado em vez de explicar o funcionamento das coisas e dizer que o linux é muito bom também, mas as coisas funcionam de maneira diferente: a caixa preta chama terminal, os comandos servem para isso ou aquilo, vc pode configurar os detalhes mais mínimos do sistema...
hoje em dia lendo forums me vejo muitas vezes incomodado, quando veja a cada x posts expressões como ruindows, virusta, winblows, etc. Acho que isso nos prejudica e está errado, e até contradiz em vários pontos a nossa filosofia. Sei lá. Talvez esteja mais sensível a esse tipo de coisas por ter crescido numa ditadura bastante hardcore e ser contra de qualquer tipo de proselitismo, porque me irrita igualmente ver nosso ubuntu chamado de buguntu, ou linux para burros por usuários mais roots de linux.
Enfim, acho que fiquei um pouco emocional
até amanhã
mano