Uma coisa que eu não sabia, e que acho um total absurdo, é que o Ubuntu continua a usar pacotes do Debian. No passado muitas distros grandes se basearam em outras mais antigas, por exemplo, Mandrake e Conectiva se basearam na Red Hat e Suse se baseou no Slackware, mas essas distros logo seguiram um caminho próprio, inclusive fazendo seus próprios pacotes. Agora, o que eu acho mais prejudicial não é nem isso, mas, como já disse em outros posts, o completo desleixo do Ubuntu com relação à qualidade. Fiquei inclusive surpreso quando vi no fórum e em outros lugares a quantidade de reclamações sobre a versão 8.04, que muitos dizem ser a pior versão já lançada do Ubuntu. Na minha própria máquina uso esta versão, e aqui tem funcionado muito bem, mas conhecendo o Ubuntu, que uso desde a versão 4.10, não duvido nem um pouco de que isso esteja acontecendo realmente. Também não ficaria surpreso se de repente, do nada, sem nenhuma explicação, o Ubuntu deixasse de funcionar na minha máquina, o que já me aconteceu no passado com outras versões. Acho que o principal problema que o Ubuntu trouxe foi o de manchar definitivamente a imagem do Linux, que antes era conhecido como um sistema estável e confiável, e hoje é visto como um sistema instável e cheio de bugs, um "Windows de pobre", cuja única vantagem é ser gratuito.