Autor Tópico: Dica - Instalando em notebook com placa video Intel 915gm  (Lida 4593 vezes)

bcaimar

  • Visitante
Dica - Instalando em notebook com placa video Intel 915gm
« Online: 12 de Janeiro de 2006, 00:07 »
Pessoal,

Estou testando o Ubuntu 5.04 no meu notebook (DELL LATITUDE D510) e até ontem estava com problemas no modo gráfico mas hoje consegui acessar... Segue abaixo a dica:

Modo grafico: o default do live cd não funcionou. Depois de iniciar ele fica com a tela toda preta e nada de aparecer... Aparentemente o driver da placa de video (video integrado INTEL 915GM) não está disponivel nessa versao. Tentei com o i810 e tambem nao funcionou. Só funcionou com o driver vesa.

Para selecionar o driver de video que funciona vc pode no live CD... Após o boot no prompt digite live-expert
Vá selecionando pela ordem da lista que aparece. Deixei tudo no default com excessão do driver de video.
Quando perguntado sobre auto detectar o driver de video escolha Não
Selecione o driver vesa.
Ele parece que não vai funcionar (não se assuste) mas após alguns intantes ele funciona perfeitamente.

Uma outra forma de trocar o driver do video para vesa sem utilizar o modo expert. Segue abaixo:
- inicializar no modo padrão e após ele tentar exibir o modo gráfico e não conseguir teclar CTRL+ALT+BACKSPACE. Vc terá o prompt em mãos:
- vá para o diretório /etc/X11 (cd /etc/X11)
- editar o arquivo de configuração (sudo pico xorg.conf) Vc pode utilizar qualquer editor de texto disponível...
- procurar por i810 (CTRL+W i810).
- alterar onde está i810 para vesa
- salvar a alteração (CTRL+O)
- fechar o pico (CTRL+X)

Apenas isso.... agora basta executar o modo gráfico novamente.... no prompt digitar sudo startx e show....

Tive alguma dificuldade na placa wireless também mas esse guia http://www.guiadohardware.net/guias/05/ do Morimoto me salvou.

Bom acho que é isso... espero que ajude mais alguem.

[]  Bruno Inajá

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Dica - Instalando em notebook com placa video Intel 915gm
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2006, 15:18 »
Legal, valew pela dica, vou mover para seção Dicas e Truques.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

bcaimar

  • Visitante
Instalado...
« Resposta #2 Online: 12 de Janeiro de 2006, 23:54 »
Acabei de instalá-lo agora no notebook... fiquei com um pouco de receio no particionamento pois precisei preservar a  instalacao do windows XP mas foi blz... o modo grafico nao funcionou como eu já esperava, ainda bem que eu tinha testado via live CD, mas bastou alterar o xorg.conf e subir o X novamente que foi blz... A rede está funcionando blz e aparentemente tudo está ok...
meus próximos passos agora sao tentar atualizar para o 5.1 e atualizar o Firefox.
Vou publicar depois com detalhes os passos da instalacao no notebook se alguem precisar e estou pensando em subir no linux-on-laptops tambem...

[]' Bruno