Autor Tópico: Ajuda Cliente NIS/NFS  (Lida 4260 vezes)

Offline Dreamerwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Ajuda Cliente NIS/NFS
« Online: 20 de Dezembro de 2007, 18:44 »
Montei um servidor NIS/NFS no Debian 4, o problema eh qdo fui fazer o cliente Ubuntu 7.10.
Como todo mundo sabe o ubuntu não seta o usuario root na instalação e sim da alguns privilegios ao usuario criado na instalação.
Qdo executo algum programa que chama o gksu ele não aceita a senha do usuario da instalação e nem a do root (que eu setei logo apos a instalação).
Jah criei um usuario com mesmo nome e uid do usuario de instalação no servidor e criei um grupo admin.
Instalei o sudo no servidor e cooquei o arquivo /etc/sudoers igual do cliente e nada.
Alguem jah passou pelo mesmo problema???


Estou encontrando dificuldades em tirar alguns menus do desktop e botao direito do muouse tbm.


Dreamerwolf

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajuda Cliente NIS/NFS
« Resposta #1 Online: 20 de Dezembro de 2007, 20:44 »
Tenho um servidor NIS/NFS aqui sem problemas. Com muitas estações rodando Ubuntu.

Não tenho problemas aqui. Vou ser franco, não entendi bem o que você quer fazer, mas caso você queira que um usuário existente no servidor possa executar coisas com status de administrador nas estações basta adicionar o nome deste usuário no arquivo /etc/group, em toda linha que tem uma entrada para o usuário criado na instalação, sem precisar criar o usuário de forma local.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Dreamerwolf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Ajuda Cliente NIS/NFS
« Resposta #2 Online: 20 de Dezembro de 2007, 21:46 »
Tenho um servidor NIS/NFS aqui sem problemas. Com muitas estações rodando Ubuntu.

Não tenho problemas aqui. Vou ser franco, não entendi bem o que você quer fazer, mas caso você queira que um usuário existente no servidor possa executar coisas com status de administrador nas estações basta adicionar o nome deste usuário no arquivo /etc/group, em toda linha que tem uma entrada para o usuário criado na instalação, sem precisar criar o usuário de forma local.

[]'s

Cristiano


Meu problema eh que nao consigo executar ações que precisam de poder de root em modo grafico. Quando entro em alguma aplicação que pede a senha de root ele simplesmente não reconhece minha senha de root nem a do usuario de instalção.
No modo texto jah cosigo fazer tudo normal.
Dreamerwolf

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Ajuda Cliente NIS/NFS
« Resposta #3 Online: 20 de Dezembro de 2007, 21:59 »
Meu problema eh que nao consigo executar ações que precisam de poder de root em modo grafico. Quando entro em alguma aplicação que pede a senha de root ele simplesmente não reconhece minha senha de root nem a do usuario de instalção.
No modo texto jah cosigo fazer tudo normal.

Você tem duas formas de fazer isto.

  • Usar o usuário criado durante a instalação, sem problemas
  • Criar um usuário no servidor, e toda vez que você formatar uma máquina altera o arquivo /etc/group (como já citei) dando a este usuário estes direitos

Todas duas funcionam.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline jvld

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 15
    • Ver perfil
Re: Ajuda Cliente NIS/NFS
« Resposta #4 Online: 21 de Fevereiro de 2008, 00:38 »
pegando uma carona

Tenho um servido com NIS já configurado e testado usando Linux Centos 5.0,  mas agora preciso configurar as estações com Ubuntu 7.04

Não conheço muito de distro baseada e debian,  alguém poderia por favor indicar um tutorial para tal distro para poder os cliente acessar o servidor NIS.

Já instalei o pacote NIS e PORTMAP  para usar o NFS, mas falta alguma coisa para configurar.

Fico no alguardo.

Abraço

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!