Autor Tópico: modificar tamanho de partições já instaladas / video  (Lida 11951 vezes)

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Online: 23 de Dezembro de 2007, 14:58 »
dei uma pesquisada por aí e não achei. então, queria tirar essa dúvida.
eu uso o ubuntu pra tudo, porém tenho o rwindows porque sou dj e uso o programa de mixagem no windows, além de outras coisas, que ficam bem mais fáceis pra mim. como tenho muita música, acaba usando mt mais espaço do rwin e faltando espaço no hd. meu hd é de 80gb. ta dividido meio a meio pro win e ubuntu. além de 2,5gb pro swap (coisa que tambem pretendo diminuir, mas não consigo).
queria diminuir o espaço do ubuntu pra uns 30gb, o swap pra 1gb (ja tenho 1gb de ram) e deixar o resto pro win. como faria isso? tentei pelo gparted e ele não consegue. também pelo partition magic, e  acontece a mesma coisa.

instalei o ubuntu pelo alternate cd, pois quando inicio pelo live cd, o vídeo não aparece. só o som, e tudo mais. mas fica tudo preto, e piscando avisos na tela dizendo que não tá com a frequencia correta. minha namorada instalou o ubuntu no notebook dela, e toda vez que coloca pra iniciar o computador, demora mais de 5minutos, com essa mesma tela de aviso. teria como solucionar isso tambem?

bem, acabaram sendo 2 perguntas em 1 topico só.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2007, 15:24 »
   Até onde sei, pra alterar o tamanho de uma partição, só se ela estiver no final da tabela, e mesmo assim só em direção ao final do disco... nas demais não tem como mexer, só formatando. Mas, posso estar errado, aguarda por mais respostas do pessoal aqui do fórum. []'s Gláuber.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2007, 19:09 »
cholletao,
voce pode fazer isso dando boot pelo LiveCD e acionando via Terminal o GParted, ou então pode baixar a .ISO  do Parted Magic e queimar num CD ( é o que uso):

                http://www.partedmagic.com/

Assim, você não terá nenhuma partição montada e poderá rearranjá-las à vontade, inclusive o swap. Você pode reduzir o tamanho da partição Ubuntu, criando assim um espaço livre, depois deslocar a partição Ubuntu para o final do disco e então agregar o espaço vazio à partição W$. Se parecer muito complicado, instale uma versão trial do Partition Magic no W$ e use-a diretamente - já fiz isso muitas vezes sem o menor problema.

Citar
instalei o ubuntu pelo alternate cd, pois quando inicio pelo live cd, o vídeo não aparece. só o som, e tudo mais. mas fica tudo preto, e piscando avisos na tela dizendo que não tá com a frequencia correta. minha namorada instalou o ubuntu no notebook dela, e toda vez que coloca pra iniciar o computador, demora mais de 5minutos, com essa mesma tela de aviso. teria como solucionar isso tambem?

Isso aí já precisa esclarecer melhor. Você instalou pelo LiveCD e dá esse problema no boot normal?

VB5

 
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:01 »
Ao seguir os conselhos do VB5, faça backup de seus arquivos importantes.

Como eu falei em um tópico recente, foram poucas vezes, mas aconteceu, de usuários que tentaram mexer com partição e acidentalmente perdeu tudo.
Formatou a máquina inteira.

73
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:26 »
Bem lembrado, Fabio!...  :D  É, mexer nessas coisas tem que ser "como quem dança com viúva", como se diz por aqui - devagarinho e com muito cuidado!...  :D :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:28 »
Bem lembrado, Fabio!...  :D  É, mexer nessas coisas tem que ser "como quem dança com viúva", como se diz por aqui - devagarinho e com muito cuidado!...  :D :D

VB5


ehheheeh
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2007, 21:52 »
   E eu que pensava que essas coisas eram "imexíveis"... :P

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #7 Online: 26 de Dezembro de 2007, 09:38 »
eu tenho o partition magic, porém ele não conseguiu nem tocar no swap ou na partição do ubuntu.


quanto a isso de baixo, eu instalei pelo alternate cd, no modo texto, pois quando coloco o live cd do ubuntu 7.10, ele nem aparece vídeo. fica piscando dizendo que está fora de frequencia. porém, ouço o som do ubuntu iniciando. no começo nem pelo alternate cd entrava, tive que formatar várias vezes, até que instalei as resoluções de tela corretas. quanto no da minha namorada, toda vez que inicia o ubuntu, fica tudo preto, e fica mudando várias frequencias de tela até achar a correta. isso demora uns 5 minutos em média. e no dela, o live cd entra direitinho.


Citar
instalei o ubuntu pelo alternate cd, pois quando inicio pelo live cd, o vídeo não aparece. só o som, e tudo mais. mas fica tudo preto, e piscando avisos na tela dizendo que não tá com a frequencia correta. minha namorada instalou o ubuntu no notebook dela, e toda vez que coloca pra iniciar o computador, demora mais de 5minutos, com essa mesma tela de aviso. teria como solucionar isso tambem?

Isso aí já precisa esclarecer melhor. Você instalou pelo LiveCD e dá esse problema no boot normal?

« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 10:31 por cholletao »
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #8 Online: 26 de Dezembro de 2007, 12:08 »
iniciei pelo live cd do 7.04 (que funciona aqui) e abre o gparted. quando coloco para redimensionar a partição, e dou o ok, ele dá um erro e diz que não pode fazer. depois não aparece mais a opção de mover/redimensionar.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #9 Online: 26 de Dezembro de 2007, 12:30 »
cara, eu fui aumentar minha partição do Ubuntu uma vez, POR FAVOR, FAÇA BACKUP DAS SUAS COISAS PARA EVITAR PROBLEMAS

vc tem certeza que as partições estava desmontadas quando vc tentou redimenciona-las?

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #10 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:07 »
cara, eu fui aumentar minha partição do Ubuntu uma vez, POR FAVOR, FAÇA BACKUP DAS SUAS COISAS PARA EVITAR PROBLEMAS

vc tem certeza que as partições estava desmontadas quando vc tentou redimenciona-las?


nao, nao estavam desmontadas. fiquei com medo de desmonta-las e perder tudo haehea. tem que desmontar primeiro entao?
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #11 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:30 »
sim, por isso que vc terá que fazer o redimensionamento das partições com o live-cd no seu PC

para ter certeza de que as partições tenham sido desmontadas, vá no terminal e mande desmontar uma por uma com o comando:
Código: [Selecionar]
$ sudo umount /dev/hdax
x é o numero da partição

por exemplo, o hda1 é o windows, já o seu do Linux pode depender ;)

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #12 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:35 »
sim, por isso que vc terá que fazer o redimensionamento das partições com o live-cd no seu PC

para ter certeza de que as partições tenham sido desmontadas, vá no terminal e mande desmontar uma por uma com o comando:
Código: [Selecionar]
$ sudo umount /dev/hdax
x é o numero da partição

por exemplo, o hda1 é o windows, já o seu do Linux pode depender ;)

ah. nossa, eu sou burro mesmo entao. ahehaeha
mt obrigado. vou fazer o backup de tudo e tentar.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #13 Online: 26 de Dezembro de 2007, 18:43 »
nao, tu nao és burro ;D

só é um iniciante, como todos nós já fomos ;)

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #14 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:09 »
 ;D
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957