Autor Tópico: modificar tamanho de partições já instaladas / video  (Lida 11939 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #15 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:32 »
Só complementando a excelente informação do zoroastro, basta que você dê boot pelo CD para que nenhuma partição seja montada. Isso é essencial ao mexer nelas...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #16 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:27 »
e quanto ao problema do video?
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #17 Online: 27 de Dezembro de 2007, 01:29 »
Só complementando a excelente informação do zoroastro, basta que você dê boot pelo CD para que nenhuma partição seja montada. Isso é essencial ao mexer nelas...

VB5


cara, eu dei o boot pelo cd, porém ele nao conseguiu modificar nada. será que a utilização do kaspersky internet security no windows, faz com que isso seja bloqueado? eu sei que quando esse av está ativado, nem a restauração de sistema do proprio rwindows funciona, pois o av bloqueia.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #18 Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:37 »
vc verificou pelo terminal se as partições já estavam montadas?

é que estas ultimas versões do ubuntu, ele após dar boot pelo CD, ele inicia o sistema com as partições já montadas

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #19 Online: 27 de Dezembro de 2007, 13:08 »
vc verificou pelo terminal se as partições já estavam montadas?

é que estas ultimas versões do ubuntu, ele após dar boot pelo CD, ele inicia o sistema com as partições já montadas

ah, então era isso. obrigado.
e quanto ao problema do vídeo, alguem sabe?

Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #20 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:03 »
relembrando:

instalei o ubuntu pelo alternate cd, pois quando inicio pelo live cd, o vídeo não aparece. só o som, e tudo mais. mas fica tudo preto, e piscando avisos na tela dizendo que não tá com a frequencia correta. minha namorada instalou o ubuntu no notebook dela, e toda vez que coloca pra iniciar o computador, demora mais de 5minutos, com essa mesma tela de aviso ate entrar na tela normal. ou seja, ele fica tambem procurando a frequencia. teria como solucionar isso tambem?

bem, acabaram sendo 2 perguntas em 1 topico só.

Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #21 Online: 28 de Dezembro de 2007, 15:53 »
Sou novo no forum e no Ubuntu, mas tive o mesmo problema recentemente, quanto a alterar o tamanho das partições.
Vou colocar aqui o modo como operei, detalhadamente, espero que seja útil ao cholletao.

Acho que o problema, para os iniciantes [também sou um], é ter a explicação detalhada. Tendo fazer isso agora.
Comece, como já disseram, fazendo backup.
Agora, vá no Windows e desfragmente. Se não souber como fazer, diga, que a gente explica.
Isso porá todos os arquivos no começo do Windows e evitará que, ao extender o  Ubuntu, arquivos do Windows sejam corrompidos.
Agora, reinicie o computador pelo Live CD.
Feito isso, clique em Aplicações > Acessórios > Terminal
Na tela preta que aparece, digite sudo su
Enter
Agora você é o Administrador
Digite apt-get install gparted
Depois de diversas operações, o Gparted [programa de alterar partições] é instalado no teu computador.
Digite exit
Enter [você sai de Administrador para usuário]
Digite novamente exit
Enter [você sai do Terminal, que se apaga]
Clique em Sistema > Administração > Editor de Partições (na língua da 'matriz', Partiction Editor)
Clique nele
Abri-se-á o Gparted, exibindo todo o particionamento do teu disco
Note que a primeira partição, que deve ser a do Windows, está formatada em ntfs [modo característico do Windows].
O Ubuntu deve estar em ext3.
Você também pode se guiar, para reconhecer os sistemas, no tamanho da partição.

Clique agora na partição cujo tamanho você quer reduzir. Se não me engano, a que você quer reduzir é a do Ubuntu. Clique nela. Tanto faz se você clicou no desenho, no alto, ou na linha, abaixo.
Clique agora em Resize/Move.
Veja o desenho: A parte amarela da partição é a ocupada, a branca está livre. Clique na flechinha que fica à direita desse desenho e a arraste para a esquerda, até que a partição fique do tamanho que você quer que ela tenha. Repare que, à medida que você arrasta a flecha, os algarismos indicativos do tamanho da partição, abaixo, vão descrescendo. Oriente-se por aí para estabelecer o tamanho desejado.
Repare que, quando você pára de arrastar a flecha, e a solta, aparece, lá embaixo, uma tarefa a ser realizada, algo dizendo o que é para ser feito: reduzir o tamanho da partição escolhida.
Clique Apply (não simpatizo com o uso da lingua 'da matriz'). Está deflagrada a execução da ordem anteriormente dada por você.
Terminada essa operação, o Gparted desaparece.
Abra-o novamente, como no início.
Talvez você já tivesse reparado antes, mas repare agora que aquela partição diminuiu de tamanho e apareceu outra partição, descrita embaixo como 'desocupada'. No alto, ela está representada na cor cinza.
Agora, então, temos a questão complementar, ou seja, queremos aumentar outra partição.
Clicamos na própria [a que queremos aumentar] e, em seguida, em Resize/Move.
Semelhantemente com a operação anterior, mas ao contrário, agora você vai mover a setinha da partição de modo que o espaço disponível seja aumentado às custas (repare nisso) da partição 'desocupada', representada em cinza.
Feito isso até o fim, note que ao largar a seta aparece de novo, lá embaixo, a tarefa a ser executada. Trata-se da tarefa que você acabou de estabelecer, ou seja, de aumentar o espaço da partição escolhida.
Clique em Aplicar. Se demorar para a operação se dar, não se amofine, vai dar certo, Não sei do que se trata, mas imagino que o processador esteja mudando todos os seus arquivos de lugar, coisa que não foi preciso na operação anterior porque os arquivos já estavam no começo da partição, enquanto que, agora, elas serão passadas do lugar em que estavam para o começo dessa nova partição.
Espero não ter cansado os companheiros e espero que ainda tenha utilidade.
Se algo der errado, relate onde foi e como, que tentarei de novo.
Abraço
Pedreira

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #22 Online: 28 de Dezembro de 2007, 15:59 »
Desculpem.
Agora que reparei que o que eu disse sobre a demora do sistema para executar a segunda operação não vale para o caso do cholletao, só vale para quem diminui a partição Windows e aumenta a partição Linux.
Não dêem importância a isso.
Abraço
H.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #23 Online: 29 de Dezembro de 2007, 20:30 »
"rilex" Pedreira ;)

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #24 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:02 »
nossa, isso que é explicação detalhada! obrigado mesmo
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #25 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:25 »
acredito que nao tenham respondido o problema do vídeo por existirem diversos posts com as soluções no forum. como eu fui um dos primeiros do forum a pegar o 7.10, quando postei esse problema pela primeira vez, ninguém sabia a solução ainda. pequei por não pesquisar o problema novamente antes de abrir este tópico. porém, ele apenas responde o problema do notebook da minha namorada, e não o meu. eu ainda não consigo usar o live cd do gutsy no meu pc. alguma luz?
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #26 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:40 »
acredito que nao tenham respondido o problema do vídeo por existirem diversos posts com as soluções no forum. como eu fui um dos primeiros do forum a pegar o 7.10, quando postei esse problema pela primeira vez, ninguém sabia a solução ainda. pequei por não pesquisar o problema novamente antes de abrir este tópico. porém, ele apenas responde o problema do notebook da minha namorada, e não o meu. eu ainda não consigo usar o live cd do gutsy no meu pc. alguma luz?
eu também nao consegui rodar o gutsy e instalei o Feisty Fawn mesmo, na segunda-feira, deixando o slack pra trás :D

sugiro vc também fazer o mesmo, pois ele não deixar a desejar :)

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #27 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:46 »
a unica maneira que consegui instalar o gutsy foi pelo alternate cd, e na 2a tentativa, pois na primeira deu o mesmo problema. eu gostaria de usar o live cd.. ate pra usar o live do kubuntu, para dar uma olhada como é.  nao tem jeito entao?
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #28 Online: 29 de Dezembro de 2007, 23:52 »
cara...

vou te passar uma sugestão, mesmo eu sendo muito cético em questão do Gutsy funcionar...

dê boot no live-cd e espere cerca de um minuto após o seu monitor mostrar o problema da frequencia
(é para esperar o sistema se inicializar por completo...)

então aperte crtl + alt + F1 e digite
Código: [Selecionar]
sudo su
Código: [Selecionar]
dpkg-reconfigure xserver-xorg
neste menu no modo texto vc irá "modificar" as configurações do seu ubuntu, então lá pelo final você irá responder sobre o m,onitor e escolha dificuldade "Média" e escolha uma frequencia menor e veja se funciona

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #29 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:39 »
ok cara. fiz isso. mas e depois que configuro tudo? ele volta pra tela de comando.. eu digito oq pra iniciar?


cara...

vou te passar uma sugestão, mesmo eu sendo muito cético em questão do Gutsy funcionar...

dê boot no live-cd e espere cerca de um minuto após o seu monitor mostrar o problema da frequencia
(é para esperar o sistema se inicializar por completo...)

então aperte crtl + alt + F1 e digite
Código: [Selecionar]
sudo su
Código: [Selecionar]
dpkg-reconfigure xserver-xorg
neste menu no modo texto vc irá "modificar" as configurações do seu ubuntu, então lá pelo final você irá responder sobre o m,onitor e escolha dificuldade "Média" e escolha uma frequencia menor e veja se funciona
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957