Autor Tópico: modificar tamanho de partições já instaladas / video  (Lida 11964 vezes)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #30 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:32 »
é só você apertar alt + F7 que voltará ao modo gráfico :)

por favor, nao vá apertar RESET! ahahahah

para reiniciar no modo texto é só apertar ctrl + alt + del!

ou
Código: [Selecionar]
# rebootou
Código: [Selecionar]
# shutdown -r now
e para desligar:
Código: [Selecionar]
# haltou
Código: [Selecionar]
# shutdown -h now
:)

jamais apertar reset!

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #31 Online: 30 de Dezembro de 2007, 16:16 »
como já era de se esperar, não funcionou. deixa quieto. minha namorada voltou pro 7.04 e eu vou deixar do  jeito que ta mesmo. tenho 4 live cds, um de cada versao, que nao servem pra nada.

eu tenho um athlon x2 3800 64bits , mas uso a versão 32 bits, porque existem mais programas pra essa versão. faria alguma diferença se eu instalasse o gutsy 64bits ?
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #32 Online: 30 de Dezembro de 2007, 17:01 »
creio que nenhuma

pequisa no forum ae, quem sabe vc nao acha alguem com gutsy 64 bits nstalado?? ;)

e volto a dizer: use o Feisty, nao deixa nada a desejar :)

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #33 Online: 30 de Dezembro de 2007, 17:52 »
nada feito. mesmo demontando as particoes, e mesmo usando o tutorial detalhado, quando mando diminuir a partição do ubuntu, ele diz que não pode fazer.
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #34 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:43 »
perai, em responde uma coisa.. vc instalou o Gutsy e ele tá entrando noralmente??? :o

poutz, acho que vc terá que formatar para nao ter muitas dores de cabeça (que nem eu tive) quando reparticionei a minha partição uma vez...

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #35 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:53 »
perai, em responde uma coisa.. vc instalou o Gutsy e ele tá entrando noralmente??? :o

poutz, acho que vc terá que formatar para nao ter muitas dores de cabeça (que nem eu tive) quando reparticionei a minha partição uma vez...

como eu tinha dito laaaa no começo da historia, eu consegui instalar o gutsy apenas pelo alternate cd, e na segunda tentativa de instalar, pois na primeira não entrou nem a pau, e pelo live cd, nem se fala. por isso que tenho medo de formatar, porque sabe lá se vai funcionar de novo ou não. alem dele estar tão bonito e da maneira que eu gosto ahehaehea
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #36 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:56 »
 :-\

eu acho que vc só vai conseguir redimensionar re-formatando :(

eu passei o mesmo dilemo que vc em meados de junho
redimensionei pelo partition magic do windows
e perdi 6,5 GB de arquivos meus  :'(

vai por mim, voltar pro Feisty também seria uma boa idéia...

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #37 Online: 30 de Dezembro de 2007, 23:20 »
hahaha, o cara realmente n gosta do gutsy aheuhae

eu realmente desisto. tentei de tudo. vou apagar o ubuntu e voltar pro windows, ele sim que é bom. hauhueahueahuea, brincadeira. vou deixar do jeito que ta tudo, q por enquanto ta funcionando. depois, quando eu criar coragem, eu formato e arrumo tudo. obrigado a todos pela ajuda
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #38 Online: 31 de Dezembro de 2007, 15:20 »
nao é que eu nao gosto do Gutsy, mas que pelo ao meu ver o Feisty foi a melhor versão lançada até agora... pelo menos a melhor mais recente, porque pelo que sei o Dapper também foi mto bem...

eu entrei no Linux Ubuntu em março deste ano (2007) e chegaram a me falar pra instalar a versão anterior, e eu pensei "pô, mas é versão mais antiga" e hoje eu vejo que o Dapper era bem melhor que o Edgy, que era o que eu tinha instalado!

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #39 Online: 16 de Janeiro de 2008, 18:17 »
cara, segui esse passo a passo. e nao consigo modificar o tamanho da particao windows. so consigo deixar maior as partições que estão adjacentes ao espaço livre. ou seja, posso aumentar a do ubuntu ou a do swap. e mesmo assim, o grub ja era, vou ter que arrumar de novo :/


Sou novo no forum e no Ubuntu, mas tive o mesmo problema recentemente, quanto a alterar o tamanho das partições.
Vou colocar aqui o modo como operei, detalhadamente, espero que seja útil ao cholletao.

Acho que o problema, para os iniciantes [também sou um], é ter a explicação detalhada. Tendo fazer isso agora.
Comece, como já disseram, fazendo backup.
Agora, vá no Windows e desfragmente. Se não souber como fazer, diga, que a gente explica.
Isso porá todos os arquivos no começo do Windows e evitará que, ao extender o  Ubuntu, arquivos do Windows sejam corrompidos.
Agora, reinicie o computador pelo Live CD.
Feito isso, clique em Aplicações > Acessórios > Terminal
Na tela preta que aparece, digite sudo su
Enter
Agora você é o Administrador
Digite apt-get install gparted
Depois de diversas operações, o Gparted [programa de alterar partições] é instalado no teu computador.
Digite exit
Enter [você sai de Administrador para usuário]
Digite novamente exit
Enter [você sai do Terminal, que se apaga]
Clique em Sistema > Administração > Editor de Partições (na língua da 'matriz', Partiction Editor)
Clique nele
Abri-se-á o Gparted, exibindo todo o particionamento do teu disco
Note que a primeira partição, que deve ser a do Windows, está formatada em ntfs [modo característico do Windows].
O Ubuntu deve estar em ext3.
Você também pode se guiar, para reconhecer os sistemas, no tamanho da partição.

Clique agora na partição cujo tamanho você quer reduzir. Se não me engano, a que você quer reduzir é a do Ubuntu. Clique nela. Tanto faz se você clicou no desenho, no alto, ou na linha, abaixo.
Clique agora em Resize/Move.
Veja o desenho: A parte amarela da partição é a ocupada, a branca está livre. Clique na flechinha que fica à direita desse desenho e a arraste para a esquerda, até que a partição fique do tamanho que você quer que ela tenha. Repare que, à medida que você arrasta a flecha, os algarismos indicativos do tamanho da partição, abaixo, vão descrescendo. Oriente-se por aí para estabelecer o tamanho desejado.
Repare que, quando você pára de arrastar a flecha, e a solta, aparece, lá embaixo, uma tarefa a ser realizada, algo dizendo o que é para ser feito: reduzir o tamanho da partição escolhida.
Clique Apply (não simpatizo com o uso da lingua 'da matriz'). Está deflagrada a execução da ordem anteriormente dada por você.
Terminada essa operação, o Gparted desaparece.
Abra-o novamente, como no início.
Talvez você já tivesse reparado antes, mas repare agora que aquela partição diminuiu de tamanho e apareceu outra partição, descrita embaixo como 'desocupada'. No alto, ela está representada na cor cinza.
Agora, então, temos a questão complementar, ou seja, queremos aumentar outra partição.
Clicamos na própria [a que queremos aumentar] e, em seguida, em Resize/Move.
Semelhantemente com a operação anterior, mas ao contrário, agora você vai mover a setinha da partição de modo que o espaço disponível seja aumentado às custas (repare nisso) da partição 'desocupada', representada em cinza.
Feito isso até o fim, note que ao largar a seta aparece de novo, lá embaixo, a tarefa a ser executada. Trata-se da tarefa que você acabou de estabelecer, ou seja, de aumentar o espaço da partição escolhida.
Clique em Aplicar. Se demorar para a operação se dar, não se amofine, vai dar certo, Não sei do que se trata, mas imagino que o processador esteja mudando todos os seus arquivos de lugar, coisa que não foi preciso na operação anterior porque os arquivos já estavam no começo da partição, enquanto que, agora, elas serão passadas do lugar em que estavam para o começo dessa nova partição.
Espero não ter cansado os companheiros e espero que ainda tenha utilidade.
Se algo der errado, relate onde foi e como, que tentarei de novo.
Abraço
Pedreira
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #40 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:06 »
Cara faz o seguinte, entre nesse link: http://www.terabyteunlimited.com/downloads-bootit-next-generation.htm

Faço o download do programa.

E aqui tem uma documentação sobre o programa: http://www.terabyteunlimited.com/support-bootit-next-generation.htm

Bom, eu uso esse programinha faz uns 8 anos, ele realmente muito bom, nunca perdi dados redimensionando partições.
Ele cria, apaga, redimensiona, move, em fim, faz tudo que vc precisa. Roda de um disquetinho, cd ou pendrive.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #41 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:57 »
Dá pra colocar aí uma screen do gParted aberto com suas partições?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline cholletao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #42 Online: 10 de MAR?O de 2008, 18:45 »
acabei de ver o topico. cara, eu ja formatei.
mas mto obrigado
Ubuntu user # 17886

Linux Registered user # 455957

Offline Feldsm

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #43 Online: 11 de MAR?O de 2008, 02:40 »
So uma coisa uma swap de 500MB pra vc ta otimo vc tem muita memoria

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: modificar tamanho de partições já instaladas / video
« Resposta #44 Online: 21 de Dezembro de 2008, 01:54 »
Sou novo no forum e no Ubuntu, mas tive o mesmo problema recentemente, quanto a alterar o tamanho das partições.
Vou colocar aqui o modo como operei, detalhadamente, espero que seja útil ao cholletao.

Acho que o problema, para os iniciantes [também sou um], é ter a explicação detalhada. Tendo fazer isso agora.
Comece, como já disseram, fazendo backup.
Agora, vá no Windows e desfragmente. Se não souber como fazer, diga, que a gente explica.
Isso porá todos os arquivos no começo do Windows e evitará que, ao extender o  Ubuntu, arquivos do Windows sejam corrompidos.
Agora, reinicie o computador pelo Live CD.
Feito isso, clique em Aplicações > Acessórios > Terminal
Na tela preta que aparece, digite sudo su
Enter
Agora você é o Administrador
Digite apt-get install gparted
Depois de diversas operações, o Gparted [programa de alterar partições] é instalado no teu computador.
Digite exit
Enter [você sai de Administrador para usuário]
Digite novamente exit
Enter [você sai do Terminal, que se apaga]
Clique em Sistema > Administração > Editor de Partições (na língua da 'matriz', Partiction Editor)
Clique nele
Abri-se-á o Gparted, exibindo todo o particionamento do teu disco
Note que a primeira partição, que deve ser a do Windows, está formatada em ntfs [modo característico do Windows].
O Ubuntu deve estar em ext3.
Você também pode se guiar, para reconhecer os sistemas, no tamanho da partição.

Clique agora na partição cujo tamanho você quer reduzir. Se não me engano, a que você quer reduzir é a do Ubuntu. Clique nela. Tanto faz se você clicou no desenho, no alto, ou na linha, abaixo.
Clique agora em Resize/Move.
Veja o desenho: A parte amarela da partição é a ocupada, a branca está livre. Clique na flechinha que fica à direita desse desenho e a arraste para a esquerda, até que a partição fique do tamanho que você quer que ela tenha. Repare que, à medida que você arrasta a flecha, os algarismos indicativos do tamanho da partição, abaixo, vão descrescendo. Oriente-se por aí para estabelecer o tamanho desejado.
Repare que, quando você pára de arrastar a flecha, e a solta, aparece, lá embaixo, uma tarefa a ser realizada, algo dizendo o que é para ser feito: reduzir o tamanho da partição escolhida.
Clique Apply (não simpatizo com o uso da lingua 'da matriz'). Está deflagrada a execução da ordem anteriormente dada por você.
Terminada essa operação, o Gparted desaparece.
Abra-o novamente, como no início.
Talvez você já tivesse reparado antes, mas repare agora que aquela partição diminuiu de tamanho e apareceu outra partição, descrita embaixo como 'desocupada'. No alto, ela está representada na cor cinza.
Agora, então, temos a questão complementar, ou seja, queremos aumentar outra partição.
Clicamos na própria [a que queremos aumentar] e, em seguida, em Resize/Move.
Semelhantemente com a operação anterior, mas ao contrário, agora você vai mover a setinha da partição de modo que o espaço disponível seja aumentado às custas (repare nisso) da partição 'desocupada', representada em cinza.
Feito isso até o fim, note que ao largar a seta aparece de novo, lá embaixo, a tarefa a ser executada. Trata-se da tarefa que você acabou de estabelecer, ou seja, de aumentar o espaço da partição escolhida.
Clique em Aplicar. Se demorar para a operação se dar, não se amofine, vai dar certo, Não sei do que se trata, mas imagino que o processador esteja mudando todos os seus arquivos de lugar, coisa que não foi preciso na operação anterior porque os arquivos já estavam no começo da partição, enquanto que, agora, elas serão passadas do lugar em que estavam para o começo dessa nova partição.
Espero não ter cansado os companheiros e espero que ainda tenha utilidade.
Se algo der errado, relate onde foi e como, que tentarei de novo.
Abraço
Pedreira

Pedreira, segui o seu tutorial, mas queria reduzir a partição windows e consegui, mas quando tento aumentar a  partição linux o Gparted não permite ficando assim a partição cinza sem utilidade.
Será que tem solução.
Você pode ajudar-me.