Autor Tópico: Só Firefox conecta, Ubuntu n [Resolvido]  (Lida 10067 vezes)

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Só Firefox conecta, Ubuntu n [Resolvido]
« Online: 23 de Dezembro de 2007, 18:22 »
Seguinte, meu comp ta com conexão via ethernet num dsl-g604t.
Depois de mudar a opção "network.dsn.disableIPv6" pra "true" no firefox, ele navega normal.
Mas o ubuntu n consegue acessar a net, seja pra instalar pacote, atualizar lista de drivers, programas como o  pidgin, nada conecta! fica tipo tentando mas n conecta.

Não tenho ideia do q fazer pq sou iniciante. Ja tentei uma parada de desabilitar o IPv6 do sistema, mas n funcionou...

Por favor qualquer ajuda eh muito bem vinda. Obrigado.
« Última modificação: 25 de Dezembro de 2007, 19:39 por StormBrain »
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2007, 19:47 »
StormBrain, seja bem-vindo...
Poderia ser um pouco mais específico? Assim como está é difícil dizer alguma coisa. Paree que houve problema de configuração do DNS, mas não posso garantir. Se o FF conecta, todo o resto devia funcionar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #2 Online: 23 de Dezembro de 2007, 20:30 »
Seguinte, meu comp ta com conexão via ethernet num dsl-g604t.
Depois de mudar a opção "network.dsn.disableIPv6" pra "true" no firefox, ele navega normal.
Mas o ubuntu n consegue acessar a net, seja pra instalar pacote, atualizar lista de drivers, programas como o  pidgin, nada conecta! fica tipo tentando mas n conecta.

Verifique se o seu arquivo existente em /etc/apt/sources.list está todo com o símbolo "#" no início de cada linha?  Para saber isso basta fazer:

sudo gedit /etc/apt/sources.list

Verifique, principalmente, nas linhas que começãm com a palavra "deb".  Se tiver "#" você não conseguirá fazer nenhuma atualização se não remover o "#" pois elas estarão sendo utilizadas como comentário.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #3 Online: 23 de Dezembro de 2007, 21:00 »
Citar
Verifique se o seu arquivo existente em /etc/apt/sources.list está todo com o símbolo "#" no início de cada linha
Sim, esta. Devo remover todos os asteriscos da frente dos "deb"? Isso afeta de alguma forma o Pidgin ou o instalador de pacotes por exemplo?
Citar
StormBrain, seja bem-vindo...
Poderia ser um pouco mais específico? Assim como está é difícil dizer alguma coisa. Paree que houve problema de configuração do DNS, mas não posso garantir. Se o FF conecta, todo o resto devia funcionar.
Obrigado.
Bom, n sei como ser mais especifico. O ubuntu aparentemente esta conectado, inclusive o icone de rede n demonstra nenhuma falha. O firefox n navegava apos eu mudar a linha q falei (network.dns.disableipv6), depois de mudar isso pra "true" ele passou a navegar normalmente.
Qualquer outra aplicação, como o pidgin por exemplo, n consegue acessar a internet.
Quando abro o "adicionar/remover" ele me da esse erro:

Se eu apertar "atualizar", aparece uma outra tela dizendo "baixando lista 6 de 6" muito rapido, e depois apaga e volta pra tela de tras, ai eu clico de novo pra marcar e ele diz esse erro dnovo, isso infinitamente.
Ou seja, o sistema em si, n ta conseguindo usar a internet. Da erro em qualquer coisa q necessite de internet, com excessao do firefox...
N consigo baxar coisas (pacotes pelo apt-get por exemplo) nem atraves do console.
Como sou n00b no ambiente linux, n tenho a minima ideia do q possa ser. Ja procurei tutoriais relacionados a routers pra ver se era o problema, mas no windows conecta normal, sem precisar configurar nada.
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #4 Online: 23 de Dezembro de 2007, 21:22 »
Depois de remover os "#", rodei o adicionar/remover e mandei ele atualizar... deu nisso:

"Conexão Expirou"...

obs.:desculpa pela imagem gigante antes, peguei o link errado.
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #5 Online: 23 de Dezembro de 2007, 22:15 »
Citar
obs.:desculpa pela imagem gigante antes, peguei o link errado.

Sem problema...  :)  Quanto ao "conexão expirou", veja que aconteceu apenas com um único repositório , que nesse momento podia estar fora do ar - isso é bem comum, tente mais algumas vezes.  Creio que o csat está totalmente correto, já que um erro no DNS provavelmente impediria (embora não necessariamente) o FF de funcionar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #6 Online: 23 de Dezembro de 2007, 22:37 »
Citar
veja que aconteceu apenas com um único repositório , que nesse momento podia estar fora do ar
Na verdade, tudo q esta ali naquela tela,n foi baxado, ou seja, de qualquer repositorio (29 se n me engano).
Olha o erro q da no pidgin:

A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #7 Online: 23 de Dezembro de 2007, 23:08 »
Na primeira tela, todos os arquivos deveriam ser baixados de http://archive.ubuntu.com - parece ser esse o problema. Quanto à tela do Pidgin, diz que não foi possivel conectar ao servidor de notificação. Você tem alguma firewall rodando? Pode dar um ping para um endereço qualquer? Por falar nisso, o que é 'dsl-g604t' ? - modem, router, etc?... desculpe, mas não conheço.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #8 Online: 23 de Dezembro de 2007, 23:23 »
Não tenho nenhum firewall no Ubuntu, o do router ta desativado, ja chequei. (DSL-G604T é o modelo do router, é da D-Link)
Agora olha isso q estranho, eu consigo pingar o google.com, por exemplo.


Q doidera...
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #9 Online: 24 de Dezembro de 2007, 00:08 »
Isso é que é ping sofisticado, na forma gráfica.  Eu nunca usei.  Para mim, ping é dado na janela da console, e o resultado vem em texto mesmo.

Se remover todos os "#" pode tornar seu sistema inseguro mas, as vezes, precisamos pegar algum pacote que se encontra em determinado reposiório e, aí, não tem jeito.

Você já é o segundo usuário que aparece no forum com o arquivo sources.list com comentários "#" no início de cada comando "deb".  É muita coincidência.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #10 Online: 24 de Dezembro de 2007, 00:25 »
Citar
sso é que é ping sofisticado, na forma gráfica.  Eu nunca usei.  Para mim, ping é dado na janela da console, e o resultado vem em texto mesmo.

Se remover todos os "#" pode tornar seu sistema inseguro mas, as vezes, precisamos pegar algum pacote que se encontra em determinado reposiório e, aí, não tem jeito.

Você já é o segundo usuário que aparece no forum com o arquivo sources.list com comentários "#" no início de cada comando "deb".  É muita coincidência.
hehehe, pelo terminal da no mesm. Acho q o comando eh ate o mesmo.
Eu removi os "#", resultado: Quando botei no gerenciador de pacotes pra baxar a lista ele mostrou 29 arquivos pra baxar, ao inves dos "6 de 6" q mostrava antes. Enfim, n baxou nenhum, deu no mesmo erro dizendo q n conseguiu conectar...
To escrevendo esse  post do Window$... mexi no q n devia no Ubuntu, agora o sistema ta todo ferrado, o nautilus ta dando uns pipino muito estranho quando passo o mouse por cima de arquivos de midia, como OGG ou MP3.

Vou durmir pq amanha tenho q acordar cedo, ai quando voltar pra ksa vou reinstalar o Ubuntu (pela... hum... dexa eu ver... 1+1+1+1+1... eh isso mesm... pela quinta, *quinta* vez  :'( )
So q dessa vez, vou tirar o cabo ethernet q vai pro router. Vou instalar sem nenhum acesso a internet fisico... possa ser q ele n configure algo e ai eu tenha q configurar manualmente nele e talvez de certo... sei la, ja to sem alternativa.

Amanha posto aqui se deu certo ou n, vlws.
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #11 Online: 24 de Dezembro de 2007, 01:00 »
Citar
sso é que é ping sofisticado, na forma gráfica.  Eu nunca usei.  Para mim, ping é dado na janela da console, e o resultado vem em texto mesmo.

Se remover todos os "#" pode tornar seu sistema inseguro mas, as vezes, precisamos pegar algum pacote que se encontra em determinado reposiório e, aí, não tem jeito.

Você já é o segundo usuário que aparece no forum com o arquivo sources.list com comentários "#" no início de cada comando "deb".  É muita coincidência.

So q dessa vez, vou tirar o cabo ethernet q vai pro router. Vou instalar sem nenhum acesso a internet fisico... possa ser q ele n configure algo e ai eu tenha q configurar manualmente nele e talvez de certo... sei la, ja to sem alternativa.


Sem Internet não vai funcionar pois o Ubuntu, no final da instalação, vai até algum repositório para atualizar o sistema.  Se funcionar vai ser de forma precária.

Quanto a instalar e re-instalar eu já perdi a conta de quantas vezes já fiz isso com sistemas operacionais.  As vezes mudamos coisas e serão necessárias mais tarde ou, então, o sistema fica instável e dá muito mais trabalho ficar pesquisando o que deu errado, embora ao re-intalar ficamos sem saber como consertar.


Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #12 Online: 24 de Dezembro de 2007, 14:20 »
Reinstalei, e pra minha sorte... continua tudo igual.
Fiz como falei, instalei sem o cabo ethernet. Quando entrei no sistema depois de instalado ele mostrava q n tinha conexão. Ai eu pluguei o cabo, e rapidamente ele conectou... mas continua a mesma coisa, so o firefox navega.
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #13 Online: 24 de Dezembro de 2007, 15:31 »
Entre em uma console terminal e digite assim:

sudo dig google.com  <enter>

Informe o resultado.

Depois informe o resultado de:

sudo lshw -C  network

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2007, 15:46 por csat »
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline StormBrain

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Só Firefox conecta, Ubuntu n...
« Resposta #14 Online: 24 de Dezembro de 2007, 16:29 »
Resultado do "sudo dig google.com" (o "<enter>" foi otimo, reafirmou minha total posição como n00b hehehe):

Quanto ao "sudo lshw -C  network", n retornou nada, apenas passou uns nomes muito rapido e depois voltou pra linha normal, segue screen:
A64 3200+ S939
A8N-VM CSM
2GB DC
XFX 8600GT 256
Ubuntu 7.10 x64