Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2400137 vezes)

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1065 Online: 24 de Outubro de 2008, 16:57 »
Hqx e demais foristas... estou usando o kernel omnislash nas configurações indicadas e até agora sem nenhum problema... tudo as mil maravilhas.

Mas acontece que eu queria acessar o celular LG KE990d, e justo esse celular precisa de um monte de frescuras pra ser instalado (coisas da LG... que alias, dificilmente me tera como cliente de celular de novo). Então procurando uma solução encontrei essa dica aqui:

http://www.guiadohardware.net/dicas/celulares-linux-lg.html

Acontece que eles mandam eu compilar o kernel caso um parametro de reconhecimento não seja satisfeito (o pl2303). Portanto, não sei se isso pode acarretar em algum problema, por isso, surgiu a duvida... se eu seguir o tuto do GDH vai causar algum mal funcionamento do omnislash?? Vocês conhecem algum modo mais fácil???

Enfim, podem me dar dicas de como fazer tudo certinho pra não ter problemas??

Desde já agradeço.

Offline e.daniel-ct

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 210
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1066 Online: 24 de Outubro de 2008, 17:13 »
Não pois é um modulo do kernel, não o kernel própriamente dito, oque pode acontecer é não dar certo, e não tem outro jeito, mesmo no windows isso já aconteceu comigo com esse driver e o que me salvou foi exactamente esse tutorial ai, abraços...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1067 Online: 25 de Outubro de 2008, 20:09 »
Devido a esse bug que foi corrigido na versão 27.3 "fix kernel crash when switching the rotated consoles" que consegui verificar aqui vou atualizar o omnislash possivelmente domingo ou segunda lanço a versão 27.3

Citar
Olá pessoal, mais especialmente Hqx!

Se eu compilasse um kernell (digamos que o generic que vem com o ubuntu), especificando apenas algumas configurações como processador e sistema de arquivos, além de desabilitar outras como suporte a cd rom antigos, suporte a firewire, suporte a rádio amador, suporte a bluetooth, ISDN, haveria ganho de desempenho? Valeria a pena, mesmo eu não utilizando nenhum patch?

Uso o Hardy Heron.

Agradeço desde já as respostas 

Ganho haveria... mas seria pequeno.

Todas as distribuições que conheço que são rápidas possuem um kernel turbinado COM PATCHES!!

Vamos falar por exemplo do hz 1000 vs hz 250 do ubuntu.

Dá mais desempenho?? Claro que sim senão não existiria o kernel RT do próprio ubuntu que tem hz em 1000.

Porém aumenta a quantidade de interrupções (óbvio), aumenta um pouco a temperatura (óbvio) e sem patches não mostra muito o seu potencial.

Dependendo dos programas que vc usa e do seu hardware o hz 1000 PODE melhorar um pouco ou ser praticamente imperceptível e além disso dependendo do patch nem hz em 1000 dá a melhor performance.

Conclusão

Sem patches não vale a pena compilar o kernel para colocar só o hz em 1000. (minha opinião compartilhada por bastante gente).

Então o que vc poderia fazer sem compilar nenhum kernel:

1 - Coloque o relatime e o barrier=1 em suas partições ext3

2 - Aumente a prioridade do Xorg (isso ajuda bastante)

schedtool -R -p 1 -n -3 `pgrep Xorg`

3 - Otimize o boot carregando apenas o que vc quer

4 - Atualize drivers de vídeo
------------

Gatohumano estou testando os seguintes valores do sysctl.conf se quiser testar também...

vm.dirty_background_ratio = 15
vm.dirty_ratio = 1
vm.swappiness = 50
vm.vfs_cache_pressure = 150

O valor vm.dirty_writeback_centisecs = 2500 estava dando problemas com o ioquake3.

Somente isso nesse momento...

Fui...
« Última modificação: 25 de Outubro de 2008, 20:11 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Nova atualização 2.6.27.3.1!!!
« Resposta #1068 Online: 26 de Outubro de 2008, 19:23 »
http://hqxriven.wordpress.com/2008/10/26/kernel-262731-omnislash5-kernel-otimizado-kuxbuntu/

BFQ 3
Squashfs 3.4
Compcache
Latência Baixa
Melhora na leitura dos dados no Ext3
Correção Virtualbox e Vmware
Correção em problemas de troca de resolução
Correção acpi (boot lento)
« Última modificação: 26 de Outubro de 2008, 19:42 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1069 Online: 28 de Outubro de 2008, 09:40 »
Estou outra vez com o problema da swap começar a ser usada muito antes da memoria acabar,nem chega a metade.
Edit:so agora reparei mas não sei pq os setings do sysctl não são carregados no arranque,encontrei solução temporaria adicionar ao ficheiro rc.local o comando sysctl -p
« Última modificação: 28 de Outubro de 2008, 11:43 por gatohumano »

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1070 Online: 29 de Outubro de 2008, 06:17 »
Citar
so agora reparei mas não sei pq os setings do sysctl não são carregados no arranque,encontrei solução temporaria adicionar ao ficheiro rc.local o comando sysctl -p

O meu ainda continua carregando normalmente...

vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 10
vm.swappiness = 50
vm.overcommit_memory = 2
vm.vfs_cache_pressure = 150

Veja se assim melhora um pouquinho...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1071 Online: 01 de Novembro de 2008, 08:32 »
Melhorou mas pouco,da para melhorar mais?
Por acaso não tens ai o link para o source omnislash 2.6.25?é que o 2.6.27 tem um bug com algumas webcams que deixaram de funcionar.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2008, 09:33 por gatohumano »

Offline DiamondMax

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 31
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1072 Online: 02 de Novembro de 2008, 17:36 »
Não acham melhor diminuir a vm.swappiness para um valor menor evitando usar swap? Entre 10 e 20 já é um bom valor. Valores elevados só para quem tem pouca memória em torno de 256Mb.
Ubuntu 9.04 + Kernel 2.6.32.6

http://diamondmax.wordpress.com

Offline kcnp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 88
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1073 Online: 04 de Novembro de 2008, 17:20 »
Esses são alguns dos warning que da na hora da compilação. Isso é normal?


usr/gen_init_cpio.c: In function ‘cpio_mkfile’:
usr/gen_init_cpio.c:357: warning: ignoring return value of ‘fwrite’, declared with attribute warn_unused_result

arch/x86/kernel/traps_32.c: In function ‘print_trace_warning_symbol’:
arch/x86/kernel/traps_32.c:204: warning: format not a string literal and no format arguments

arch/x86/kernel/e820.c: In function ‘early_panic’:
arch/x86/kernel/e820.c:1169: warning: format not a string literal and no format arguments
arch/x86/kernel/e820.c:1170: warning: format not a string literal and no format arguments
kcnp

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1074 Online: 04 de Novembro de 2008, 21:44 »
sysctl.conf

## Omnislash 5 otimização para máquinas com mais de 400 de ram
#Diminuir resquícios na memória
vm.dirty_background_ratio = 10
vm.dirty_ratio = 25
kernel.sched_wakeup_granularity_ns = 100000
vm.swappiness = 10
vm.vfs_cache_pressure = 150

Isso deve melhorar um pouco a velocidade e também aumentar a prioridade do Xorg conforme já mencionei...
« Última modificação: 06 de Novembro de 2008, 08:35 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1075 Online: 06 de Novembro de 2008, 22:47 »
ae amigo hqx, quanto tempo hein =)

aconteceu como você falou, enjoei do slackware ahuehuaehuae

to de ubuntu novamente xD

vou compilar seu kernel pra testar aqui  ;D


abraço

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1076 Online: 07 de Novembro de 2008, 00:38 »
to rodando ele aqui =)

consumindo 700 e poucos mb de ram, mais tá rápido bagarai
(firefox, frostwire, emesene, terminal, compiz, audacious, google-desktop, fora o resto)



uma sugestão..

não sei se tipo, você tem alguma noção de como fazer isso..
mas já deve ter ouvido falar do projeto lá, que fizeram o fedora iniciar em 5" num eePC.
tipo, podiamos (sim, eu ajudo no que eu souber/puder) tentar fazer algo parecido.. ia ficar muito doido..

porque só colocar os serviços em paralelo, desativar serviços e etc.. não ajuda tanto assim..
e é tesão bagarai um boot rápidao, tipo, de 10 à 15 segundos ia ficar muito do mau.. embora uns 20 seria ótimo também =)

mas enfim, fica aí a sugestão.. caso resolva trabalhar no caso.. logo logo to de férias da facul, dae to disponivel pra ajudar a pesquisar, compilar, fuçar, testar etc..

grande abraço =)
fiquem com Deus.

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1077 Online: 08 de Novembro de 2008, 13:42 »
Hqx... eu formatei o pc do meu tio e fiz dual boot pra ele... XP/Ubuntu. Instalei teu kernel é ta funfando supimpa (você é o cara hehe). Acontece que surgiu uma duvida. Eu não estou conseguindo instalar a Cam, então eu fiz uma pergunta aqui no forum e me responderam dizendo que o ubuntu deveria ter reconhecido a Cam logo de cara. Então eu queria saber se o não reconhecimento da Cam pode ter relação com seu Kernel. Veja mais detalhes no topico sobre assunto:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7321.msg252313.html#msg252313

Então, pode me ajudar??? Desde já, muito obrigado.

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1078 Online: 08 de Novembro de 2008, 15:12 »
Citar
uma sugestão..

não sei se tipo, você tem alguma noção de como fazer isso..
mas já deve ter ouvido falar do projeto lá, que fizeram o fedora iniciar em 5" num eePC.
tipo, podiamos (sim, eu ajudo no que eu souber/puder) tentar fazer algo parecido.. ia ficar muito doido..

porque só colocar os serviços em paralelo, desativar serviços e etc.. não ajuda tanto assim..
e é tesão bagarai um boot rápidao, tipo, de 10 à 15 segundos ia ficar muito do mau.. embora uns 20 seria ótimo também =)

mas enfim, fica aí a sugestão.. caso resolva trabalhar no caso.. logo logo to de férias da facul, dae to disponivel pra ajudar a pesquisar, compilar, fuçar, testar etc..

grande abraço =)
fiquem com Deus.

Sugestão anotada e já trabalhando nela há um tempinho tipo... com patches...

config FASTBOOT
+   bool "Fast boot support"
+   help
+     The fastboot option will cause the kernel to try to optimize
+     for faster boot.
+
+     This includes doing some of the device initialization asynchronously
+     as well as opportunistically trying to mount the root fs early.
+
+     If unsure, say N.
+
 config SYSCTL
    bool

Citar
Eu não estou conseguindo instalar a Cam, então eu fiz uma pergunta aqui no forum e me responderam dizendo que o ubuntu deveria ter reconhecido a Cam logo de cara. Então eu queria saber se o não reconhecimento da Cam pode ter relação com seu Kernel. Veja mais detalhes no topico sobre assunto:
http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7321.msg252313.html#msg252313

Então, pode me ajudar??? Desde já, muito obrigado.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,7321.msg252509.html#msg252509
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1079 Online: 08 de Novembro de 2008, 19:17 »
Mas o fast boot nãso é so para processadores com mais de 1 core?
O gspca do kernel 2.6.27 tem problemas com algumas cams,a minha por exemplo deteta-a mas a imagem fica preta.