Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2397875 vezes)

Offline igoru-san

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #135 Online: 05 de Janeiro de 2008, 18:51 »
Depois de uns passeios atrasados após o ano novo, estou de volta...
E nem depois de umas férias o meu ubuntu resolveu colaborar T_T
continua a mesma coisa, compiz defeituoso...
alguma idéia?
já até pensei em formatação, mas dá uma aflição pensar em reinstalar essa porrada de programa que eu tenho aqui.. passar 1~2 dias configurando e instalando tudo não é mais pra mim.
estava pesquisando sobre o APTonCD, é complicado de usar? Garantia de que vai poupar meu trabalho se eu formatar essa joça aqui? hehehe
Vou backupar a minha pasta home também, claro...

Mas ainda preferia colocar o compiz pra funcionar de novo :'(

E sobre o violencia.com, a otimização que ele fez foi baseada nessa dica do apt-build (que estou fazendo agora) e no seu kernel, ou tem coisa extra? Se tiver poste aí! :D
Ubuntu x86 9.10 | Core 2 Duo E7400 2.8GHz | 8GB DDR800 | GF6800 | 500GB SATA + 120GB ATA (backup) + 1.5TB eSATA | LG 21.5" 1920x1080 + Philips 20" 1600x900

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #136 Online: 05 de Janeiro de 2008, 20:20 »
O violencia.com falou comigo que tinha feito uma imagem do sistema dele e que eu podia passar as informações tranquilo...

Então ele deu bandeira verde para mim!!!

AÍ EU ARREGACEI!!!

Como ele gosta do compiz, preferiu ficar com ele...

Focamos no boot e seus serviços e retiramos o desnecessário, mas deixando ainda o ubuntu totalmente funcional com o hal e o dbus (montagem automática)

Depois o bug do alsa do zsnes

Depois a gente otimizava a configuração e dava boot e o cosumo de ram caía e caía

Depois o uso da memória caiu até chegar a 100 com compiz (era mais de 280 antes) !!!

Só não fiz mais pq não entendo tanto do gnome...

Então peço isso para vcs!!! Gravem o cache do apt em cd antes de fazer as modificações!!!

Usei o aptoncd, mas não uso mais... pq quando formato ele não está lá né??? vou fazer uma remasterização com ele incluido!!!

O violencia.com não fez o apt-build... foi o meu kernel e otimizações no sistema e no gnome que fizemos juntos via msn (foram 2h e meia) de otimizações!!! YES!!!

Se eu botar tudo aqui vai ter gente querendo me bater... pois é algo que depende de cada máquina e usuário...

O ubuntu dele tá muito otimizado e ele só mexeu nas configs... nem teve que compilar...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline advi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Instalando no Ubuntu 7.10
« Resposta #137 Online: 05 de Janeiro de 2008, 22:13 »
Olá, gente.

Há 6 meses, escrevi um tópico no GdH sugerindo um banco de kernel compilado.

O que eu queria era otimizar o kernel para o meu processador. Assim, bastaria alguém compilar o kernel com otimizações para cpu Celeron, Athlon 64, C2D, etc. e disponibilizar para o povo. Fui desencorajado e me disseram que isso não funcionaria.  :-[

Então, encontrei este tópico do Hqx.  :) Fantástico trabalho, amigo! Era bem o que eu queria!

Felizmente não li o relato comentando que não dava para instalar no Ubuntu. E por isso, instalei o  novo kernel.

Vou contar como foi:

1) Baixei os 2 arquivos e os instalei. Estava rodando o kernel padrão do ubuntu com driver restrito para a nVidia e meu softmodem.

2) Reiniciei e chamei o novo kernel. A tela ficou preta e nada funcionou.  :P  Seria problema do driver da nVidia, específico ao outro kernel?

3) Dei um Crtl-Alt-Dedo e reiniciei, agora no kernel do Ubuntu. Desinstalei o driver restrito. Vamos lá de novo.

4) Reiniciei no novo kernel. Sucesso! ;D Bem, mais ou menos, pois apesar de ter um monitor widescreen 1600x1050, o Ubuntu entrou no modo 1024x768:-\ Acho que é porque falta instalar o driver da nVidia.

5) Instalei o Envy e o executei para instalar o driver da nVidia. O Envy identificou o driver correto para minha GeForce 4 MX 440 e o instalou. Reiniciei e ...

6) 1024x768 de novo! >:( Então, vou ter que editar o xorg.conf. Reiniciei no modo de segurança (modo texto). Hmmm... mas o que é que eu altero, hein? Olhando o diretório /etc/X11, vi que havia várias versões do xorg.conf e comecei a procurar para ver se em 1 delas havia 1600x1050 (a resolução do meu monitor). Encontrei no xorg.conf.2 e copiei este arquivo para o xorg.conf. Reiniciei e...

7) Tá tá tá tá. Tudo 100%!!! :D Valeu Hqx!!!

E quanto à melhora na velocidade?

Tenho um Celeron 1800MHz com 1Gb de RAM, nVidia GeForce 4 440 MX, 2 HDs IDE.

No meu caso, não senti nenhum aumento significativo de velocidade, talvez porque tenho 1Gb de RAM. Eu senti um aumento de velocidade quando acrescentei mais 512Mb de RAM. Este novo kernel usa menos memória, mas como tenho memória RAM em excesso, não fez diferença na velocidade.

Já tinha feito várias otimizações no Ubuntu, como prelink, atualizar o hosts, etc. O compiz está desativado (se ativá-lo, não aparecem as bordas das janelas no 7.10 :( ) e também desativei o beagle (ou trackerd).

Como falei para o Hqx, com meu Celeron 1800MHz, o Ubuntu 7.10 (e também o 7.04) roda bem aqui em casa. (Apesar disso, o Kurumin 7 roda um pouco mais rápido). Achei estranho quando o Hqx disse que em seu PC (que é muito mais rápido que o meu) o Ubuntu estava lento demais.

Resolvi então usar as dicas para tentar eliminar alguns serviços para ver se melhora a velocidade. Depois posto para dizer se alterou algo.

Não me importo que o boot demore alguns segundos a mais. O importante é que funcione rápido. E estável.

Outra coisa: o Ubuntu, de vez em quando, atualiza o kernel. Quando isto ocorre, ele apaga todas as opções do Grub antes de Outros sistemas operacionais. Então, quando o Ubuntu atualizar o kernel (nas atualizações automáticas), será que não vai apagar a entrada do novo kernel 23-ck ?

Por via das dúvidas, copiei a entrada para o novo kernel e a coloquei também depois de Outros sistemas operacionais no Grub.

Vou estudar com carinho esta opção do apt-build trazida pelo PaiRobinho. Parece bem interessante. Preciso saber que arquivos otimizar no Gnome.

Abraços!
Ezcreve herrado é coiza de quem uza o IE6. Eu uso Firefox com dicionário de português! 8)

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #138 Online: 05 de Janeiro de 2008, 22:28 »
Citar
Instalei o Envy e o executei para instalar o driver da nVidia. O Envy identificou o driver correto para minha GeForce 4 MX 440 e o instalou. Reiniciei e ...

6) 1024x768 de novo! Zangado Então, vou ter que editar o xorg.conf. Reiniciei no modo de segurança (modo texto). Hmmm... mas o que é que eu altero, hein? Olhando o diretório /etc/X11, vi que havia várias versões do xorg.conf e comecei a procurar para ver se em 1 delas havia 1600x1050 (a resolução do meu monitor). Encontrei no xorg.conf.2 e copiei este arquivo para o xorg.conf. Reiniciei e...

7) Tá tá tá tá. Tudo 100%!!! Contente Valeu Hqx!!!

Conseguiu usar o envy YES!!!

Citar
No meu caso, não senti nenhum aumento significativo de velocidade, talvez porque tenho 1Gb de RAM. Eu senti um aumento de velocidade quando acrescentei mais 512Mb de RAM. Este novo kernel usa menos memória, mas como tenho memória RAM em excesso, não fez diferença na velocidade.

Faz ripagem, joga online e compila kde para eu ver!!!

Não é só na parte da memória que o meu kernel atua...

E no processador também...

Ele diminui os delays na hora de abrir os programas e não abusa do processador...

e o HZ dele é 1000 em vez de 250 do ubuntu...

Citar
Resolvi então usar as dicas para tentar eliminar alguns serviços para ver se melhora a velocidade. Depois posto para dizer se alterou algo.

Não me importo que o boot demore alguns segundos a mais. O importante é que funcione rápido. E estável.

Outra coisa: o Ubuntu, de vez em quando, atualiza o kernel. Quando isto ocorre, ele apaga todas as opções do Grub antes de Outros sistemas operacionais. Então, quando o Ubuntu atualizar o kernel (nas atualizações automáticas), será que não vai apagar a entrada do novo kernel 23-ck ?

Por via das dúvidas, copiei a entrada para o novo kernel e a coloquei também depois de Outros sistemas operacionais no Grub.

Vou estudar com carinho esta opção do apt-build trazida pelo PaiRobinho. Parece bem interessante. Preciso saber que arquivos otimizar no Gnome.

Abraços!

O violencia.com gostou... de 280 para 100 de ram com o compiz...

Ops... não apaga não!!! o meu kernel tem um nome diferente ck1 por isso mesmo que haja alguma atualização ele estará lá...

Off... O meu kubuntu atualizou o kernel 2.6.22 dele e continuo com o 2.6.23 meu aqui...

EDIT1

PaiRobinho vc instalou o pacote depois???

ou só fez aquilo???

Ou só deu o apt-build install nomedopacote!!!

Hqx
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 22:54 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline jairSR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #139 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:18 »
Hqxriven,

Parabéns pela iniciativa. Instalei seu kernel no meu Ubuntu em notebook d520 e ele ficou estável e rápido. O único problema foi na placa wireless, que usava um driver restrito e parou de funcionar. Eu gostaria de saber se existe alguma forma mas simples do que compilar o driver para fazer rodar a placa.

Um abraço

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #140 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:34 »
Muito Bom!!!!
Achei hj esse topico e achei ele fantástico...

Fiquei com algumas dúvidas:
-Possuo um laptop, quais são as opções indispensáveis para eles?
-Meu driver de som n eh nvidia, posso desabilitar tudo refente a isso?

Offline PaiRobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #141 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:39 »
Citar
PaiRobinho vc instalou o pacote depois???

ou só fez aquilo???

Ou só deu o apt-build install nomedopacote!!!

Hqx

Hqx, eu instalei o pacote após a compilação, pois as últimas versões do APT não instala automaticamente os pacotes não-certificados se tu der a opção -y (que é de aceitar tudo, sem perguntar nada), que o apt-build faz por padrão. Daí precisa você mandar instalar e confirmar a instalação do pacote não-oficial com o sudo apt-get install nomedopacote... Aqui o ADEPT sempre dá um aviso de atualização de pacote quando acabou de fazer o apt-build...
Estou vendo um modo de não precisar fazer essa mão toda, mas por enquanto tô preso no rWindows por causa do trabalho  >:(

Abraços!
Desktop: Athlon II X4 630 @3.0GHz ~ ASUS M2N68-AM SE2 ~ 2x2GB DDR II Markvision ~ Radeon X4650 1GB DDR2 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 64-bit

Netbook: Philco PHN-10104 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 32-bit Desktop Edition

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #142 Online: 05 de Janeiro de 2008, 23:48 »
Citar
Hqxriven,

Parabéns pela iniciativa. Instalei seu kernel no meu Ubuntu em notebook d520 e ele ficou estável e rápido. O único problema foi na placa wireless, que usava um driver restrito e parou de funcionar. Eu gostaria de saber se existe alguma forma mas simples do que compilar o driver para fazer rodar a placa.

Um abraço

Driver restrito???

Ops... esse é o problema do Ubuntu... vc não sabe uma maneria de instalar ele manualmente semelhante ao debian???

Ai fica complicado amigo...

Qual é o driver usado e qual é o disposito wifi???

Citar
Hqx, eu instalei o pacote após a compilação, pois as últimas versões do APT não instala automaticamente os pacotes não-certificados se tu der a opção -y (que é de aceitar tudo, sem perguntar nada), que o apt-build faz por padrão. Daí precisa você mandar instalar e confirmar a instalação do pacote não-oficial com o sudo apt-get install nomedopacote... Aqui o ADEPT sempre dá um aviso de atualização de pacote quando acabou de fazer o apt-build...
Estou vendo um modo de não precisar fazer essa mão toda, mas por enquanto tô preso no rWindows por causa do trabalho

Vc foi na pasta do var no "reposiório" do apt-build e instalou de lá... com o dpkg????

Deu um sudo apt-get install e ele pegou da máquina compilado ou do repositório debian???

Eu olhei nessa pasta... /var/cache/apt-build/repository

e tem vários debs lá...

Fique com Deus!!!

EDIT1

Citar
Muito Bom!!!!
Achei hj esse topico e achei ele fantástico...

Fiquei com algumas dúvidas:
-Possuo um laptop, quais são as opções indispensáveis para eles?
-Meu driver de som n eh nvidia, posso desabilitar tudo refente a isso?

Se vc usa drivers restritos provavelmente vai ter que saber instalar eles manualmente, como se faz no debian!!!

Qual é o driver de vídeo??? Se for nvidia ou Ati existem boas chances de vc ativar o 3d senão...

Hqx

Hqx

« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 00:00 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #143 Online: 06 de Janeiro de 2008, 00:15 »
915g Intel
da Intel Graphics media Acceleratos 950

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #144 Online: 06 de Janeiro de 2008, 00:31 »
Ops Intel acho que funfa fácil!!!

Só falta o wireless...

EDIT1

PaiRobinho (esse ensinou Robinho a jogar!!!)

quando dou um sudo apt-build install kdelibs4c2a

ele fala o seguinte

kdelibs4c2a já é a versão mais nova

Ficou compilando um tempão aqui... mas eu não sei se ele instalou a versão compilada... essa é a minha dúvida!!!

O adept diz o seguinte...



E no seu diz o mesmo???

Hqx
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 01:26 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #145 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:54 »
Estranho,
instalei o kernel novo, mas ele n aparece no Grub...
conferi no Adept, ele tah lah...

Abraços

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #146 Online: 06 de Janeiro de 2008, 01:56 »
ah eh, o desenpenho continua o mesmo...
Serah q deu problema na instalação?

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #147 Online: 06 de Janeiro de 2008, 02:15 »
Citar
ah eh, o desenpenho continua o mesmo...
Serah q deu problema na instalação?

Abre o firefox, assista a um vídeo no kaffeine... faça as coisas básicas...

vc está usando o meu kernel???

Digite uname -a

em um terminal

tem que dar isso...

hqxriven@hqxriven-desktop:~$ uname -a
Linux hqxriven-desktop 2.6.23-ck1 #1 SMP Sat Dec 22 11:07:56 BRST 2007 i686 GNU/Linux
hqxriven@hqxriven-desktop:~

Pai robinho fiz umas perguntas a vc nos tópicos anteriores vc pode fazer o favor de responder...
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 02:43 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline PaiRobinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #148 Online: 06 de Janeiro de 2008, 10:44 »
Opa, malz ae... Trabalho me comendo por uma perna  ;D
Aparentemente já está instalado. Mas se quiser dar uma confirmada mesmo assim, faz o seguinte:

$ cd /var/cache/apt-build/repository/
$ sudo dpkg -i kdelibs*.deb


E o kernel passou por uma prova de fogo aqui...
Depois de muito utilizar a RAM que ele foi usar o SWAP, e mesmo usando o SWAP, ficou tudo na mesma velocidade! o_O

Tá aí a prova:
Desktop: Athlon II X4 630 @3.0GHz ~ ASUS M2N68-AM SE2 ~ 2x2GB DDR II Markvision ~ Radeon X4650 1GB DDR2 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 64-bit

Netbook: Philco PHN-10104 ~ OSes: Windows 7 Professional + Ubuntu 10.10 32-bit Desktop Edition

Offline iug

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar... (em construção!!!)
« Resposta #149 Online: 06 de Janeiro de 2008, 11:07 »
Citar
vc está usando o meu kernel???

Digite uname -a

em um terminal

tem que dar isso...

hqxriven@hqxriven-desktop:~$ uname -a
Linux hqxriven-desktop 2.6.23-ck1 #1 SMP Sat Dec 22 11:07:56 BRST 2007 i686 GNU/Linux

Bom, nao aparece o seu kernel, aparece o 2.6.22-generic, nem no GRUB aparece, apesar de instalado...
Memoria ram continua na casa dos 400 na inicialização...
O boot e reboot estao perfeitos, muito rápidos...
Continuo a pesquisar...

Abraços!
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2008, 11:11 por iug »