Olá overlock_br. Quanto as opções de kerneis não oficias que você pode utilizar, tem o pf-kernel, o kernel Liquorix e o Xanmod. São os mais fáceis de acompanhar.
O Xanmod tem a vantagem de já ser compilado para Debian e Ubuntu. Seu desenvolvimento é bastante ativo e você sempre tem 3 versões de kerneis diferentes para baixar os binários já compilados. Além de claro, poder baixar os patchs e compilar você mesmo.
Você encontra ele aqui:
https://xanmod.org/Eu assisti dois vídeos. O que você colocou o link do kernel compilado e outro demonstrando o Debian stretch com xfce.
É nestes dois vídeos que você fez a comparação do seu sistema?
Seria mais interessante você nos dar mais dados sobre o seu sistema e os kerneis utilizados. Por exemplo:
1) Qual o sistema de arquivos?
2) Estava usando qual escalonador para o HD nos dois kerneis?
3) Tem mais alguma otimização além do kernel?
4) Qual o kernel utilizado no vídeo Debian stretch com xfce?
Uma coisa que notei logo de cara nos dois vídeos é quanto a variação da frequência do processador. Note que na versão compilada ele está trabalhando com uma média maior. Pois ele tá procurando te entregar mais coisas logo! Infelizmente você não usou os mesmos programas nos dois vídeos para comparar melhor. Tem mais navegadores instalados na versão compilada e na versão do Debian stretch com xfce você abre um vídeo muito rapidamente e depois fecha.
Lembrando que as vezes, em processadores nem tão potentes, usar um kernel que exige demais do processador vai acabar atrasando as coisas e não acelerando.
Para melhor efeito de comparação, eu sugeriria não utilizar um gravador de desktop, como o Record My Desktop. Mas sim gravar direto com o som da máquina. Você tem que forçar mais seu PC. Tá mole demais esse teste. Não precisa ser igual, mas veja dois exemplos:
Com o kernel Omnislash:
https://www.youtube.com/watch?v=PSMwkPC_dHcCom o pf-kernel:
https://www.youtube.com/watch?v=yJzvNOuk1KoHqxriven meu velho! Que bom que ainda acompanha seu tópico! Abraços!