Autor Tópico: Kernel Omnislash (Unofficial) - Aprendendo a voar sem segredos!!!  (Lida 2402902 vezes)

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1035 Online: 07 de Setembro de 2008, 08:52 »
ja estive a testar e funciona bem,pelo que percebi o kernel do intrepid ja vem com compcache,não vem é activado,entretanto tive de voltar ao hardy pois estou achar o intrepid muito instavel.

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1036 Online: 09 de Setembro de 2008, 08:23 »
Alguem sabe como instalar o driver da ati?ja fiz como dizem em varios sites e da sempre o mesmo erro,no omnislash é a mesma coisa.

Offline kakita

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 285
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1037 Online: 09 de Setembro de 2008, 12:41 »
Alguem sabe como instalar o driver da ati?ja fiz como dizem em varios sites e da sempre o mesmo erro,no omnislash é a mesma coisa.


Eu não sei dizer paso por passo, mas não podes instalar os modulos dessa forma, tens de instalar manualmente por o kernel não é o original.

exprimenta procurar no google, ATI Kernel compilado, ou então se foste tu que compilaste o kernel podes compilalo já com o modulo fglrx incorpurado.

Isto são ideias, eu nunca compilei kernel mas já passei uns maus bocados com ATI's

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1038 Online: 16 de Setembro de 2008, 17:29 »
Alguem sabe como instalar o driver da ati?ja fiz como dizem em varios sites e da sempre o mesmo erro,no omnislash é a mesma coisa.

O 2.6.26 ainda não está funcionando bem com as ATI. Possivelmente isso só ocorrerá a partir do lançamento de várias distros com esse kernel como padrão.

O envy não funciona bem com os kernels base 25 por isso é necessário isntalação manual

http://yportimd.wordpress.com/2008/05/22/novo-driver-ati-com-suporte-ao-kernel-2-6-25-lancado/

Para drivers antigos 8.4 veja aqui http://www.frogge.de/pepper/patch/patch.html#fglrx em Kernel 2.6.25 and ATI driver fglrx 8.476
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aumentando a prioridade do Xorg (melhora de performance)!!!
« Resposta #1039 Online: 16 de Setembro de 2008, 17:36 »
Aumentando a prioridade do Xorg (melhora de performance)!!!

Citar
sudo aptitude install schedtool

Depois de instalar o programa edite o arquivo etc/rc.local e acrescente a seguinte linha antes do exit 0

Citar
schedtool -R -p 4 -n -10 `pgrep Xorg`

Dessa forma o Xorg será executado com prioridade maior e o compiz e outros programas gráficos ficarão um pouco mais rápidos.
« Última modificação: 16 de Setembro de 2008, 17:47 por Hqxriven »
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1040 Online: 17 de Setembro de 2008, 23:37 »
Hq, li todas as 70 paginas do seu topico sobre otimização de Kernel, eu fiquei confuso, não sabia se instalava o ck1, ou o slash, ou omni... fiquei igual um cego em tiroteio... meu ubuntu é o Hardy, sou novo no linux (coisa de aproximadamente um mês), tenho um Athlon XP 1800+, 128 MB de RAM (só que agora esta com apenas 91MB porque se eu diminuir o valor la na BIOS para poder usufruir os 128, aí o sistema fica numa lerdeza, eu não entendo o porque, mas do jeito que esta fica mais rapido, enfim, estou apenas com 91 de Ram, hehe), HD de 40 (comprei o pc em 2004 e ele me acompanha até hoje... já é da familia hehe), por isso, pra rodar o Hardy nessa minha maquina eu preciso otimizar "tudo" pra deixa-la rapida. Assim sendo, escolhi pela ultima versão (omni 5, kernel 25, mas estava tentado a pegar o omni 4, kernel 24), baxei os pacotes, segui seu tuto, instalei, e "plim", tudo ok, já percebi um melhor uso da memoria, melhor resposta do sistema e até agora não tenho do que reclamar, esta tudo otimo...

mas tenho uma pergunta. Eu fui no arquivo /etc/sysctl.conf e não achei nada referente a granulidade, latencia, cache_pressure, vm.dirty, e etc., lá não tem nada disso. Então gostaria de saber onde eu encontro tais parametros (originais do seu omni) para que eu possa modificar e encontrar a melhor config pra minha maquina???
Outra pergunta: Quando eu mudar algum parametro no sysctl, vai ser preciso recompilar todo Kernel outra vez, ou é apenas salvar a mudança e já estará aplicada???

Agradeço de coração sua humildade em compartilhar todo seu conhecimento conosco... você é um ser humano fantastico ;D !!! Brigadão, e desculpa a encheção de saco hehe... ahhh, caso tenha msn ou enderço de email que a gente possa usar no pidgin, e se você quiser e claro, me passa aí...
Falow mestre...

p.s- tentei enviar essa mensagem por mp, antes de posta-la aqui, mas sua caixa de mensagem (pra variar  ;D) esta lotada hehe...

Segue o conteudo de meu /etc/sysctl.conf:
Citar
#
# /etc/sysctl.conf - Configuration file for setting system variables
# See sysctl.conf (5) for information.
#

#kernel.domainname = example.com

# the following stops low-level messages on console
kernel.printk = 4 4 1 7

# enable /proc/$pid/maps privacy so that memory relocations are not
# visible to other users.  (Added in kernel 2.6.22.)
kernel.maps_protect = 1

# Increase inotify availability
fs.inotify.max_user_watches = 524288

# protect bottom 64k of memory from mmap to prevent NULL-dereference
# attacks against potential future kernel security vulnerabilities.
# (Added in kernel 2.6.23.)
vm.mmap_min_addr = 65536

##############################################################3
# Functions previously found in netbase
#

# Comment the next two lines to disable Spoof protection (reverse-path filter)
# Turn on Source Address Verification in all interfaces to
# prevent some spoofing attacks
net.ipv4.conf.default.rp_filter=1
net.ipv4.conf.all.rp_filter=1

# Uncomment the next line to enable TCP/IP SYN cookies
# This disables TCP Window Scaling (http://lkml.org/lkml/2008/2/5/167)
#net.ipv4.tcp_syncookies=1

# Uncomment the next line to enable packet forwarding for IPv4
#net.ipv4.ip_forward=1

# Uncomment the next line to enable packet forwarding for IPv6
#net.ipv6.ip_forward=1


###################################################################
# Additional settings - these settings can improve the network
# security of the host and prevent against some network attacks
# including spoofing attacks and man in the middle attacks through
# redirection. Some network environments, however, require that these
# settings are disabled so review and enable them as needed.
#
# Ignore ICMP broadcasts
#net/ipv4/icmp_echo_ignore_broadcasts = 1
#
# Ignore bogus ICMP errors
#net/ipv4/icmp_ignore_bogus_error_responses = 1
#
# Do not accept ICMP redirects (prevent MITM attacks)
#net/ipv4/conf/all/accept_redirects = 0
# _or_
# Accept ICMP redirects only for gateways listed in our default
# gateway list (enabled by default)
# net/ipv4/conf/all/secure_redirects = 1
#
# Do not send ICMP redirects (we are not a router)
#net/ipv4/conf/all/send_redirects = 0
#
# Do not accept IP source route packets (we are not a router)
#net/ipv4/conf/all/accept_source_route = 0
#
# Log Martian Packets
#net/ipv4/conf/all/log_martians = 1
#
# Always defragment packets
#net/ipv4/ip_always_defrag = 1

Offline gatohumano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1041 Online: 18 de Setembro de 2008, 07:49 »
Para ver o valor default do kernel abres o terminal e escreves sysctl -a e depois enter salvo erro,para mudar os valores do sysctl não é preciso recompilar nada penso que nem é preciso reenicia basta fazeres sudo sysctl -p enter

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1042 Online: 18 de Setembro de 2008, 11:56 »
Conforme o gatohumano já mencionou esses valores podem ser alterados a qualquer momento sem recompilação de kernel.

Primeiro faço a sugestão dessa dica (deve melhorar um pouco as coisas):

Aumentando a prioridade do Xorg (melhora de performance)!!!

Citar
sudo aptitude install schedtool

Depois de instalar o programa edite o arquivo etc/rc.local e acrescente a seguinte linha antes do exit 0

Citar
schedtool -R -p 4 -n -10 `pgrep Xorg`

e dê um boot

Depois do boot se quiser faça a dica abaixo:

Abra o arquivo etc/sysctl.conf (como root) e acrescente os seguintes comandos:

vm.dirty_background_ratio = 15
#Algumas vezes o dirty ratio que está em 1 fica melhor com 10.
vm.dirty_ratio = 1
vm.dirty_writeback_centisecs = 2500
#Algumas vezes o swappiness fica melhor com 80 para quem tem menos memória por enquanto uso 45.
vm.swappiness = 45
vm.vfs_cache_pressure = 150

Citar
Agradeço de coração sua humildade em compartilhar todo seu conhecimento conosco... você é um ser humano fantastico Sem Graça !!! Brigadão, e desculpa a encheção de saco hehe... ahhh, caso tenha msn ou enderço de email que a gente possa usar no pidgin, e se você quiser e claro, me passa aí...
Falow mestre...

Obrigado pelo apoio amigo e quanto ao msn... eu... não tenho... :o
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1043 Online: 18 de Setembro de 2008, 15:59 »
Beleza. Brigado Gatohumano e Hqx pelas dicas... vou testar agora e depois digo como ficou.

 8)

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1044 Online: 18 de Setembro de 2008, 17:09 »
Abri o terminal e digitei sysctl -a, aí apareceu uma lista enorme. Mesmo nessa lista, não aparece o kernel.sched_min_granularity_ns, nem o da latencia, é normal isso???

Pra mudar o HZ é possivel pelo sysctl ou só recompilando???
Antes de compilar o kernel eu mudei o HZ default seu que era de 300 pra 1000, mas na pagina 68 (se não me engano), você diz que o 300 tava melhor no conjunto (na hora de compilar eu não lembrei disso e coloquei em 1000). Agora quero testar se em 300 fica melhor que em 1000 aqui, mas não sei se vai ser preciso recompilar...

Se for possivel mudar o HZ sem precisar compilar o Kernel de novo (pelo sysctl ou algo parecido hehe), caso eu coloque em 2000 HZ ou 3000 HZ, isso seria mais prejudicial do que benefico (de acordo com a config do meu pc que eu descrevi na primeira mensagem)???

Enfim... desde já obrigado.


p.s. Por isso que seria bom conversar contigo em um mensageiro instantaneo... sei que tu já teve problemas com uns boçais que não acrescentam em nada, que erram e colocam a culpa em você, mas pode ficar sussa que eu não sou esse tipo...

Vaew...

Offline Hqxriven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.456
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1045 Online: 18 de Setembro de 2008, 22:52 »
Citar
Abri o terminal e digitei sysctl -a, aí apareceu uma lista enorme. Mesmo nessa lista, não aparece o kernel.sched_min_granularity_ns, nem o da latencia, é normal isso???

Pra mudar o HZ é possivel pelo sysctl ou só recompilando???
Antes de compilar o kernel eu mudei o HZ default seu que era de 300 pra 1000, mas na pagina 68 (se não me engano), você diz que o 300 tava melhor no conjunto (na hora de compilar eu não lembrei disso e coloquei em 1000). Agora quero testar se em 300 fica melhor que em 1000 aqui, mas não sei se vai ser preciso recompilar...

Se for possivel mudar o HZ sem precisar compilar o Kernel de novo (pelo sysctl ou algo parecido hehe), caso eu coloque em 2000 HZ ou 3000 HZ, isso seria mais prejudicial do que benefico (de acordo com a config do meu pc que eu descrevi na primeira mensagem)Hein?

Enfim... desde já obrigado.

Dê o comando:

sudo nano /etc/sysctl.conf

Para abrir o arquivo como root aí vc copia e cola as entradas lá...

vm.dirty_background_ratio = 15
#Algumas vezes o dirty ratio que está em 1 fica melhor com 10.
vm.dirty_ratio = 1
vm.dirty_writeback_centisecs = 2500
#Algumas vezes o swappiness fica melhor com 80 para quem tem menos memória por enquanto uso 45.
vm.swappiness = 45
vm.vfs_cache_pressure = 150

Depois vc salva o arquivo (segurando o Control e depois pressionando o O (vogal O) e depois pode sair segurando o Control + X.

Aí vc dá o comando sudo sysctl -p para carregar as configurações

Depois vc dá o comando

sudo nano /etc/rc.local

E aí acrescenta a seguinte linha

schedtool -R -p 4 -n -10 `pgrep Xorg`

antes de exit 0

Salva da mesma forma e aí dá um boot...

Se vc acha que está bom com 1000 Hz deixa dessa forma.

Na minha máquina (um X2) na série 5 com bfq e o relatime e os patches CK com 1000 fica muito rápido e dá uma sensação "estranha" ao utilizar o konqueror (a navegação entre pastas fica rápida demais e fica difícil para dar os cliques nas pastas... hehehe)

Quanto ao Hz acho que 300 Hz com preempt rcu (algo utilizado por kernels real time) já é suficiente e com o Xorg com prioridade maior, fica muito bom e assim é que eu uso (nem uso comandos para abaixar a latência já que aumentar a prioridade do xorg para mim já é o suficiente e acho que para a maioria dos desktops também.


Citar
p.s. Por isso que seria bom conversar contigo em um mensageiro instantaneo... sei que tu já teve problemas com uns boçais que não acrescentam em nada, que erram e colocam a culpa em você, mas pode ficar sussa que eu não sou esse tipo...

Eu até tirei o kmess e amsn da máquina há bastante tempo. Por isso eu não uso msn MESMO!! e é por isso que minha caixa de mensagens anda lotada...
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1046 Online: 19 de Setembro de 2008, 21:42 »
Valew Hqx...

mas como é que eu faço pra mudar o HZ??? é somente compilando de novo ou existe um comando em algum arquivo (tipo esses do sysctl) pra fazer isso???

E se eu mudar pra 2000 HZ ou 3000, isso seria prejudicial (em sua opinião, de acordo com minha maquina)??? O que é o HZ???


O valor de 1000 HZ de uma boa melhora aqui, mas eu quero buscar os valores que deixem o mais otimizado possivel, por isso estou te fazendo essas perguntas.

Valew...

Offline Usuario_Leigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1047 Online: 22 de Setembro de 2008, 01:20 »
bem, eu to tentando compilar o Kernel 2.6.25.15-omnislash5...

e quando eu chego no passo de "Compilação do Kernel" lá dos instruções do blog do hqxriven, eu uso o comando:

make-kpkg –initrd –revision=686 kernel_image kernel_headers modules_image

e aparece isso:
Error: Unknown target –initrd Unknown target –revision=686
use --targets to display help on valid targets.


você pode me ajudar?
 
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?

Offline Tupac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1048 Online: 22 de Setembro de 2008, 13:42 »
é que você ta usando o comando errado. Antes do "initrd" e do "revision" não é um travessão, tem que colocar dois traços assim: --initrd --revision. É que o blog dele mudou os dois traços pro travessão, é só fazer a troca que ja era.

Offline Usuario_Leigo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
  • Não sei de nada, tô aqui pra aprender.
    • Ver perfil
Re: Kubuntu 7.10 - Aprendendo a voar sem segredos!!!
« Resposta #1049 Online: 23 de Setembro de 2008, 01:38 »
muito obrigado tupac!!!

agora tenho outro problema, eu não consigo me conectar na internet nesse novo kernel... (omnislash5)

alguém pode ajudar?

placa = GREATEK
« Última modificação: 23 de Setembro de 2008, 01:43 por Usuario_Leigo »
Um dia, eu acabo aprendendo... ou será que não?