Teste do kernel 2.6.34
Olá a todos! Sou novato do fórum, porem já utilizo o kernel do hqxriven há alguns meses para testes!
A máquina que está sendo testada o kernel 2.6.34 tem a seguinte configuração:
Intel core 2 Quad CPU Q8400 2.66GHz, 4 GB Memória, Placa de Vídeo ATI Radeon 3650 512 MB, HD 1 também Western Digital Caviar Green 32MB Cache Ativo.
Sistema Operacional Ubuntu 10.04 64 bits
Particionamento do Linux é ext4 com writeback e noatime ativo.
Primeiramente foram feitos testes nos kerneis server 2.6.32-22, preempt 2.6.32-22 e omnislash 2.6.34
Kernel Server 2.6.32-22:
Inicia o pc em 22 segundos(detalhe, ele tem o boot mais lento de todos os kerneis do Ubuntu 10.04, o que é muito comum em kerneis servidores), sobe com 330MB memória, a taxa de transferência de arquivos dele ntfs/ext4 é ótimo, 28MB no início, sem fazer nenhuma tarefa ele vai para 20MB, e estabiliza, após realizar mais ou menos 7, 8, e 9 tarefas ao mesmo tempo (tarefas no padrão do “galactus”), a taxa de transferência vai diminuindo até chegar em 7 ~ 10 MB, ele não trava, mas dá um pequeno delay na hora de abrir as tarefas. Já a taxa de rede não sofre muitas variações, fica estável, o que em um ambiente crítico de trabalho é muito importante. Taxa 7 ~ 9 MB Kernel server 2.6.32-22.
Kernel Preempt 2.6.32-22:
Esse kernel aqui, ele é bastante interessante, ele já começa com o “pé no acelerador”, inicia com 340~343MB de memória, liga em 20 segundos (2 segundos mais rápido que o kernel server), a taxa de tranferência de arquivos ntfs/ext4 dele é o mesmo do server 28MB, porém após executar algumas tarefas ele pede “arrego”, kernel preempt é um canhão para executar apenas uma única tarefa, (olha que o teste está sendo feito em um Quad-core!), para falar a verdade ele executa várias tarefas, tipo as 7, 8 e 9 mas não responde como deveria, vários e vários delays! A taxa de transferência de rede é padrão 7~9 MB.
Kernel Omnislash 2.6.34
Antes de começar a falar deste, primeiramente queria dar os parabéns ao Hqxriven, esse kernel se superou! A instalação dele (arquivos deb prontos) na máquina realmente é rápido, menos de cinco minutos foi concluido! Esse kernel que vem pronto, nota-se uma direfença dos outros, mas quando baixei o vanilla e patches para compilar aí sim, outra história, o desempenho dele foi fascinante referente aos outros kerneis, a compilação demorou 17 min cronômetrados, com o “CONCURRENCY_LEVEL=4”, o pc ligou em 18 segundos, subiu com 280~284 MB memória (uma diferença brutal), um pequeno detalhe, essa foi a primeira vez que ligou, na segunda vez, ele simplesmente subiu com 261~264MB de memória! Tranferencia de arquivos para ntfs/ext4 iniciou em 36 ~39MB (incrível a diferença) estabilizou em 27 ~ 28MB, rede começou em 9 MB, após abrir 7,8 e 9 aplicativos (no padrão de testes “galactus”) ele vai para 8MB kernel surpreendemente estável, posso indicar instalar esse kernel até em servidores, pois em ambientes critícos ele se mostrou “responsável”, também um fator importante que suporte taxas de tranferências altas sem perda de desempenho em outras aplicações; interessante que mesmo depois de várias aplicações rodando a taxa de tranferência de rede se manteve e a taxa de arquivos locais continuou fluindo sem travamentos e delays!
Obs.: esta análise é especifica para o kernel compilado, o desempenho do kernel padrão, aquele que vem com os debs prontos não foi o mesmo!
Outro detalhe importante, é que a taxa de tranferência de ext4/ext4, ext3/ext3 e xfs/xfs é bastante superior a esta! Porém por necessidade de trabalho, tenho de usar ntfs para armazenar os arquivos! Mas essa taxa trasnf. Local foi alta em relação a outros kerneis!