Já me interessei uma vez por esse Kernel otimizado, mas dá mto trabalho ter que compilar tudo. Alguém aí já teve a ideia ou força de vontade de disponibilizar os binários de alguma forma? seja por meio de ppa ou download direto em .deb? Sei que dá um trabalho danado isso, deve ser da mesma proporção de compilar. Galactus? Quando tava no Arch tinha um repositório só para o kernel otimizado com patch do Con Kolivas, achava muito legal.
Outra questão: alguém aí consegue perceber diferença significativa em sistemas x86_64?
3ª questão: tinha impressão que no Arch, o kernel com patch do kolivas meio que atropelava o sistema, tentava fazer as coisas tão rápidas que vc notava isso principalmente em efeitos gráficos, eles iam montando aos poucos. Bom, díficil descrever... rsrs, mas alguém percebe isso nesse Kernel?
Na verdade, o trabalho se tornou bastante enxuto, com o passar do tempo. Se seguir o tutorial de compilação (acho que na pág. 112 deste tópico) vai ver que a coisa tá bem descomplicada, só seguir algumas mudanças postadas ao decorrer da conversa. Não tem perigo, a menos que tenha certeza do que você está fazendo.
Sobre o x86_64: Você não percebe ganho de performance direto com um sistema 64-bit, o que melhora são as aplicações em segundo plano ou os aplicativos que demandam maior poder de processamento, como uma compilação de Kernel, editor vetorial (AutoCADs da vida), cálculos, jogos. A diferença de performance nesse tipo de aplicação, esse sim é perceptível. Dependendo do caso, ganho pode passar de 100% comparado ao x86 (32-bit).
E tem uma coisa que eu costumo citar em outros fóruns: se eu compro um produto que pode me entregar tal poder de fogo, para que eu vou me contentar com apenas uma parcela do que ele pode me oferecer? Seria algo como comprar uma Ferrari e não passar de 100km/h com ela
3. Não uso Arch, então não tenho como saber. Se valer a sugestão, acho que o fórum do Ubuntu não vai ser o melhor lugar para se perguntar sobre o Arch
Do mais, é isso!