O Galactus como sempre muito preciso nas suas colocações:
Vou até quotar pra vc ler com calma.
Uma coisa que notei logo de cara nos dois vídeos é quanto a variação da frequência do processador.
Note que na versão compilada ele está trabalhando com uma média maior. Pois ele tá procurando te entregar mais coisas logo! Infelizmente você não usou os mesmos programas nos dois vídeos para comparar melhor. Tem mais navegadores instalados na versão compilada e na versão do Debian stretch com xfce você abre um vídeo muito rapidamente e depois fecha.
Lembrando que as vezes, em processadores nem tão potentes, usar um kernel que exige demais do processador vai acabar atrasando as coisas e não acelerando.
Eu prefiro quase sempre (exceto em processadores bem tops) uma resposta digamos
mais suave no kernel compilado do que algo mais agressivo.
Dessa forma a impressão que passa é que o sistema é mais leve, que ele aguenta de forma mais equilibrada o que é executado e exige menos processamento nas tarefas, ficando mais suave.
O RT e até o Low latency se não forem bem integrados (adequados ao seu processador, sistema de arquivos e demais otimizações) vc acaba percebendo uma aceleração alta na execução do processo
vigente mas não há um bom balanço de distribuição de recursos entre todos os processos usados no momento e vc pode sentir uma ligeira piora na performance em geral, vai gerar atrasos. O Galactus foi justamente no ponto.
Se não me engano outros já chegaram nessa conclusão
https://sevencapitalsins.wordpress.com/2007/08/10/low-latency-kernel-wtf/Agora sobre o mouse fico na dúvida, pode ser desde o driver do mouse que pode ter um patch no kernel padrão, seu mouse ter um problema em kernels recentes, a problemas com hibernação geradas por alterações no kernel compilado ou até problemas na pilha ou porta ou até o mouse mesmo. (aí é de deixar louco mesmo)
Eu lembro de uma vez que a transferência USB ficou ruim (o Galactus percebeu e me deu um toque) e tive que fazer vários testes no kernel pra descobrir a parte do código que era necessária alterar.
Pra casos de baixa otimização (por falta de tempo ou receio mesmo) eu recomendo o teste com o preempt voluntary com 300 Hz com alguns patches. Acho que já está bem melhor agora.