Autor Tópico: Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)  (Lida 9935 vezes)

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Online: 13 de Janeiro de 2006, 12:47 »
Oi, bom dia a todos. Amigos instalei ontem o Ubuntu 5.04 por pura curiosidade, tá em dual boot com o windows XP. No XP acesso a internet via rádio, através da placa wirelles WL-8303 e no Ubuntu não tenho nem idéia de como faze-la funcionar. Pesquisei no Google  e no Forum, tem muito tópico sobre o  NDISWAPPER, porém como baixá-lo, se o problema é justamentente a conexão. Outra coisa baixei uma versão no windows mas meu drive diskete não tá funcionado. Se poderem me auxiliar ficarei muito grato pela ajuda e me desculpem se a dúvida é muito ingênua.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2006, 13:03 »
Placa igual a minha, vamos lá.

O ndiswrapper já está no Ubuntu, não é necessário baixar, é só ir no Synaptic e digitar ndiswrapper que vai aparecer o tal, é só clicar e instalar.Depois com o driver da placa em mãos, no meu caso NET8180.INF , são dois na verdade, esse o outro NET8180.SYS, deves ter os dois, ok?Pois bem, depois de escolher onde deixar os drivers (eu criei uma pasta em qualquer lugar), abra o terminal e digite sudo su, depois a senha e logo após vamos a configuração, o primeiro passo é instalar o driver da placa, assim:
#ndiswrapper -i /home/eu/NET8180.INF (aqui eu coloquei a localização no meu PC ok?
Depois para ver se foi instalado corretamente de o comando
#ndiswrapper -l
Com o driver carregado vamos carregar o módulo assim:
#modprobe ndiswrapper
vou por aqui todos os passos ok?
#ndiswrapper -m
#iwlist wlan0 scan (lista os pontos de acesso)
#iwconfig wlan 0 essid casa (neste caso no lugar de casa deve ser o seu essid)
#iwconfig wlan0 channel 10 (para configurar o canal, aqui 10 é o valor que uso mas ele aparece ao fazer o scan)
#iwconfig wlan0 key restricted 123456789 (123456789 deve ser os valor que tu usa)
#ifconfig wlan0 up (subir a interface)
#ifconfig wlan0 192.191.0.2 netmask 255.255.255.0 (aqui vai o IP e mascara de sub-rede)
ou dhcp
dhcpcd wlan0
#gedit /etc/resolv.conf (e digite neste novo documento criado que irá abrir nameserver e o valor de DNS aqui no caso 200.198.252.55.

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Resposta Rápida( Obrigado)
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2006, 13:20 »
Obrigado pela ajuda, tô imprimindo a dica agora e espero postar novamente no Firefox do Ubuntu. Vamos ver se consigo fazer a internet fucionar. Obrigado
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Não Deu Certo. O que faço?
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2006, 16:42 »
Amigo segui todos os passos que me indicou, instalei o ndiswrapper, depois os drivers, o leds da placa começou a piscar(sinal que a mesma foi ativada) daí eu coloquei toda a configuração, essid, ip, gateway, DNS, dei o comando pra verificar as redes disponíveis e apareceu a Microsol01 e mcinfor002 que tem na minha cidade. Enfim, todos os dados foram colocados de forma correta , mas quando abro o firefox ele fica tentando carregar e não consegue. Acredito que de ve ser um detalhe pequeno que não está deixando conectar, ou tá conectando porém não navega. Será que são os drives? A placa tá ativada. Obs: No último passo, quando abro o gedit no terminal pra colocar o servidor DNS aparece no terminal a mensagem:
(gedit: 7570): Gnome-WARNING**: While connecting session managger:
Autentication rejected, reason: None of the authentication and host hased authetication failed.

Aparece essa mensagem de erro. O que devo fazer agora?
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2006, 17:30 »
Quando aparece a mensagem de erro
(gedit: 7570): Gnome-WARNING**: While connecting session managger:
Autentication rejected, reason: None of the authentication and host hased authetication failed.

acontece algo?

Para mim sempre aparece isso mas consigo editar tudo normalmente.Outra coisa, sempre quando configuro a net tenho que esperar pelo menos uns 20 minutos e com o cabo desconectado para que a placa funcione normalmente, isso ocorre quando falta luz também.

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2006, 17:54 »
Amigo depois dessa mensagem não acontece nada, simplesmente abro of irefox e digito www.google.com.br e o firfox fica como que tentado conectar mas não consegue. Tudo parece que está configurado corretamente. O leds da placa tá piscando, então acredito que não são os drives. Acredito que deve estar faltando algo muito simples.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2006, 17:57 »
Amigo só uma dúvida: o texto no gedit fica:
servername 200.202.xxx.xxx
no meu gedit está dessa forma será que é isso mesmo?
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2006, 05:24 »
Eu coloco nameserver 255.255.255.0.

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2006, 08:37 »
Mas esse name server seria o servidor DNS? O meu servidor DNS é 200.119.116.18. Então a linha no meu gedit fica assim: nameserver 200.119.116.18. Tá um minstério, por que tudo tá configurado nos conformes e não dá certo. As redes disponíveis estão aparecendo, o firefox fica tentando carregar a página e não consegue. Que será quer tá falatando? No Kurumim lembro que tinha que editar dois  arquivos que ficavam em /etc/pcmia. Será que no Ubuntu tem que se fazer o9 mesmo?
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2006, 08:45 »
Citação de: "Zeca"
Mas esse name server seria o servidor DNS? O meu servidor DNS é 200.119.116.18. Então a linha no meu gedit fica assim: nameserver 200.119.116.18. Tá um minstério, por que tudo tá configurado nos conformes e não dá certo. As redes disponíveis estão aparecendo, o firefox fica tentando carregar a página e não consegue. Que será quer tá falatando? No Kurumim lembro que tinha que editar dois  arquivos que ficavam em /etc/pcmia. Será que no Ubuntu tem que se fazer o9 mesmo?


Tu colocou tudo certo mesmo, namerserver 200.119.116.18 é o DNS sim, sobre editar arquivos, eu não precisei editar nada, por falar nisso, tu conecta via dhcp?Tem como tu colocar todos os dados da configuração que mandei?

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2006, 12:47 »
Não conceto via dhcp, coloco:
Essid: mcinfor002
IP: 10.0.25.2
Mascara Sub-rede: 255.255.255.252
Gateway Padrão: 10.0.25.1
Key Encripted: ef9xxxxxxx(10 dígitos)
Servidor DNS: 200.216.119.18
Tudo configurado ok e não funciona
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2006, 12:54 »
Citação de: "Zeca"
Não conceto via dhcp, coloco:
Essid: mcinfor002
IP: 10.0.25.2
Mascara Sub-rede: 255.255.255.252
Gateway Padrão: 10.0.25.1
Key Encripted: ef9xxxxxxx(10 dígitos)
Servidor DNS: 200.216.119.18
Tudo configurado ok e não funciona


Muito estranho, deveria conectar na boa, visto que tu fez exatamente como eu, criou o arquivo resolv.conf com o DNS, ah, não esqueça de ir no menu Sistema>Administração>Rede e colocar os dados para que a net funcione cada vez que tu ligar o PC, mas sobre não conectar, devo admitir que não sou nenhum ás em Linux, aqui no fórum tem pessoas mais gabaritadas, mas resolvi ajudar pois já tinha feito o mesmo no fórum do Kurumin e as pessoas conseguiram na boa, qual é a tua placa, a minha é uma Planet, quem sabe há algo errado com o Driver, tu instalou  só a NET8180.INF né?Não sei se é necessário, mas eu coloco na mesma pasta o arquivo NET8180.SYS, ficando as duas juntas, mas não sei para que serve a SYS.

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #12 Online: 14 de Janeiro de 2006, 13:07 »
Aminha placa é uma Planet WL-8303 Wirelless PCI Adapter, chiset RTL 8180L. Os arquivos de drivers estão todos na mesma pasta. quando dou ocomando pra veificar se os mesmos estão instalados a resposta é positiva. Aparece drives presents, hardware presents. sinceramente tõ quebrando a cabeça mas não tá dando jeito mesmo
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #13 Online: 14 de Janeiro de 2006, 13:29 »
Citação de: "Zeca"
Aminha placa é uma Planet WL-8303 Wirelless PCI Adapter, chiset RTL 8180L. Os arquivos de drivers estão todos na mesma pasta. quando dou ocomando pra veificar se os mesmos estão instalados a resposta é positiva. Aparece drives presents, hardware presents. sinceramente tõ quebrando a cabeça mas não tá dando jeito mesmo



Realmente não faço idéia cara, tua placa é a mesma que a minha, tudo igual, mas nessa linha:
Key Encripted: ef9xxxxxxx(10 dígitos)

deve ser iwconfig wlan0 key restricted ef9xxxxxxx e outra, após a parte de configurar IP e netmask faça também (refaça tudo novamente)

#ndiswrapper -i /home/eu/NET8180.INF (aqui eu coloquei a localização no meu PC ok?
Depois para ver se foi instalado corretamente de o comando
#ndiswrapper -l
Com o driver carregado vamos carregar o módulo assim:
#modprobe ndiswrapper
vou por aqui todos os passos ok?
#ndiswrapper -m
#iwlist wlan0 scan (lista os pontos de acesso)
#iwconfig wlan 0 essid casa (neste caso no lugar de casa deve ser o seu essid)
#iwconfig wlan0 channel 10 (para configurar o canal, aqui 10 é o valor que uso mas ele aparece ao fazer o scan)
#iwconfig wlan0 key restricted 123456789 (123456789 deve ser os valor que tu usa)
#ifconfig wlan0 up (subir a interface)
#ifconfig wlan0 192.191.0.2 netmask 255.255.255.0 (aqui vai o IP e mascara de sub-rede)
#route add default wlan0
#route add default gw (aqui vai o teu gateway) no caso 10.0.25.1
#gedit /etc/resolv.conf (e digite neste novo documento criado que irá abrir nameserver e o valor de DNS aqui no caso 200.198.252.55.

Offline Zeca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • "Linux Ubuntu Comanda"
    • Ver perfil
Como Instalar Placa WL-8303 Wirelles(Chipset RTL 8180L)
« Resposta #14 Online: 16 de Janeiro de 2006, 11:33 »
Amigo, agora de manhão tentei novamente, refiz todos os passos e mais uma vez não funcionou. O leds da placa está aceso, piscando, todos os dados da conexão estão corretos e não tem jeito. Troquei os drives, tentei com o do Win2000(deu drive inválido), tentei com do Win98, porém também não deu certo. Já pesquisei no google, nesse e em outros fóruns mas até agora não encontrei uma solução para o problema. Desejo muito usar o Ubuntu, gostei muito desse So, parece ser estável, é bonito, passa confiança pro usuário, porém sem internet realmente fica inviável utilizá-lo. Se tiver mais alguma outra dica, repasse que tentarei mais uma vez.
-------
Um abraço, fico muito agradecido pela ajuda!