Autor Tópico: [Resolvido]Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu  (Lida 7954 vezes)

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
[Resolvido]Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Online: 26 de Dezembro de 2007, 01:27 »
Pessoal... minha dúvida é simples:

Tenho 2 pcs aqui em casa. Um com o Ubuntu 7.04 e o outro com o Windows XP. Quero fazer conexão ponto a ponto entre os 2 pcs. Com isso não terei conexão na internet enquanto estiver com os 2 pcs ligados entre si.

Já preparei o cabo e sei que está funcionando, pois testei em uma rede ponto-a-ponto entre windows xp.

Alguém pode me ajudar?

Desde já, agradeço!
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2008, 00:41 por snell »
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2007, 22:55 »
Então qual é o problema??...  ???

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:35 »
Pessoal... minha dúvida é simples:

Tenho 2 pcs aqui em casa. Um com o Ubuntu 7.04 e o outro com o Windows XP. Quero fazer conexão ponto a ponto entre os 2 pcs. Com isso não terei conexão na internet enquanto estiver com os 2 pcs ligados entre si.

Já preparei o cabo e sei que está funcionando, pois testei em uma rede ponto-a-ponto entre windows xp.

Alguém pode me ajudar?

Desde já, agradeço!

Só isso  :D
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:51 »
Acho que para um PC conseguir "pingar" o outro basta configurar corretamente os IP's.

Dai para compartilhar arquivos você deve procurar por samba, nfs, e etc.

Acho que entendo a dúvida do VB5, pois o que você deseja fazer nesta rede ponto-a-ponto? Já que enxergar não custa tanto.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 00:53 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline csat

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.647
    • Ver perfil
Re: Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 02:03 »
Pessoal... minha dúvida é simples:


Já preparei o cabo e sei que está funcionando, pois testei em uma rede ponto-a-ponto entre windows xp.

Alguém pode me ajudar?


Só falta saber a marca do cabo (?), se vai usar um switch ou se vai usar um roteador com 4 portas LAN e uma WAN.  Será que o que você está dizendo é que testou apenas o cabo mas não fez a conexão funcionar???

Tá meio confuso...
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Offline snell

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 231
  • Labor improbus omnia vincit
    • Ver perfil
    • Canal 8 - Uma homenagem à Chespirito!
Re: Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Resposta #5 Online: 29 de Dezembro de 2007, 00:36 »
Bom... peço desculpas pela minha ignorância ao se tratar de redes (ou pc em geral  ;D)

Na verdade o que eu estava tentando fazer era conectar 2 pcs com 2 placas de rede (1 em cada pc) com apenas um cabo feito para esse objetivo. Porém, um dos pcs estava com o ubuntu e o outro com o windows xp.

Quando disse que testei o cabo, é que antes de ter o ubuntu 7.04, eu estava com o xp, e quando os 2 pcs, ambos com xp, eram conectados por este cabo, conseguia compartilhar pastas, jogar em rede, etc.

Mas felizmente consegui resolver este problema. Através do samba (e da facilidade que o ubuntu fornece para usuários como eu), consegui jogar assault cube em rede \o/

Outro problema surge então (mais uma vez peço desculpas por abusarem da hospitalidade de vocês  :P):

De manhã, retirei o cabo da rede com o xp e coloquei o do modem para conectar na internet (coisa que faço sempre usando o sudo pppoeconf). Não consegui conectar... bom, pelo menos encontrava a rede eth0 (acho que é isso)...

Digo isso porque agora pouco tentei mais uma vez e o computadorzinho que fica no canto direito superior da tela aparecia com um X vermelho! Cliquei em configuração manual e só havia conexão com o modem 56k (que não está conectado!), ou seja, a parte que aparecia como "Rede com fios" não aparece mais!

Isso é assunto para outro tópico, ou posso continuar nesse mesmo  ;D
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Conexão Ponto-a-Ponto com ubuntu
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2007, 19:48 »
Snell

Citar
Quando disse que testei o cabo, é que antes de ter o ubuntu 7.04, eu estava com o xp, e quando os 2 pcs, ambos com xp, eram conectados por este cabo, conseguia compartilhar pastas, jogar em rede, etc.

Mas felizmente consegui resolver este problema. Através do samba (e da facilidade que o ubuntu fornece para usuários como eu), consegui jogar assault cube em rede \o/


essa é a resposta à minha pergunta... eu a fiz porque se o cabo está bom e você sabe conectar dois PCs em W$, não deveria ter problema algum com o Ubuntu... Fico feliz em saber que resolveu!...  :D

Bom 2008!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB