Autor Tópico: Duvida para compartilhar internet  (Lida 3725 vezes)

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Duvida para compartilhar internet
« Online: 26 de Dezembro de 2007, 23:52 »
Sou usuário velox, gostaria de saber como compartilhar a conexão a internet do ubuntu 7.10 para outra maquina que utiliza Windows XP SP2.
Agradeço qualquer tipo de ajuda pois estou mesmo precisando.
Rafael.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 21:39 por Holly Ollem »
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Urgência] Como compartilha internet com outro PC Windows.
« Resposta #1 Online: 26 de Dezembro de 2007, 23:54 »
Rapaz tudo é urgente ai né... hehehe

Ontem mesmo falavamos sobre isso no fórum, então você pode rotear seu modem, plugá-lo a um hub e assim ter internet fácil para todos, ou então usar o iptables para fazer o PC ubuntu liberar a internet, mas deverá ter duas placas de rede nele.

Tenho certeza que pesquisando você chega lá.

[]'s

Cristiano



A sim, evite usar o termo urgente nos títulos de suas mensagens. Veja abaixo o item 7 das regras de utilização do fórum:

Citar
7 - Devem ser evitadas mensagens dizendo apenas "Legal!", "Valeu" (e suas derivações onomatopaicas atuais), "Comigo funciona..." e similares. Mensagens desse tipo incham os tópicos e atrapalham quem está procurando solução para algum problema. Mensagens com título de "SOCORRO", "URGENTE", "ME AJUDEM" (ou seja, todo em maiúsculas e/ou sem explicitação do conteúdo da mensagem) e similares serão imediatamente apagadas.
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2007, 23:56 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: [Duvida] Como compartilha internet com outro PC Windows.
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2007, 23:57 »
Utilizei "urgência" pois devida duvida poderá obrigatóriamente forçar a exclusão do linux, como minha intensão não é essa então gosto de resolver as coisas o mais rapido possível.
Não sabia desses termos nas regras, no entanto não utilizarei os mesmo mais em meus tópicos.
Encontrei um tutorial em vivaolinux.com.br, poderem em termos de comandos ele não explica descentemente, o assunto é relacionado ao mesmo citado por você.

« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 00:01 por Holly Ollem »
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: [Duvida] Como compartilha internet com outro PC Windows.
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 00:00 »
Pode ser titulado como urgente pois sem tal coisa deixo obrigatóriamente de usar o linux e em nenhum momento tenho essa intenção.


hehehe... urgente ou não evite tentar criar tópicos que já existem, afinal o link da pesquisa esta ali para achar suas dúvidas mesmo, pois imagine se todos resolverem ficar perguntando em vez de tentar achar a resposta para seus problemas?

O fórum viraria uma bagunça.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Como compartilha internet com outro PC Windows.
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 21:38 »
Postei um tópico no vivaolinux.com.br na comunidade do ubuntu, apelo também a orientação de vocês pois isso é realmente importante.
Citar
Estou com um enorme problema, já procurei um tutorial aqui e na comunidade do ubuntu brasileira e não achei nenhuma solução em relação a isso.

Possuo dois computadores:
PC1: Ubuntu Linux 7.10 - 1 placa de rede
PC2: Windows XP Professional SP2 - 1 placa de rede

Topologia de rede:
Modem velox -> Switch
PC1 -> Switch
PC2 -> Switch

Finalidade da rede: Quando o PC1 estiver ligado obrigatoriamente deverá compartilhar conexão com o PC2, caso contrário, PC2 deverá conectar-se a internet.

Problema: Não faço a mínima idéia de como configurar o linux para compartilhar internet com o windows.
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvida para compartilhar internet
« Resposta #5 Online: 27 de Dezembro de 2007, 22:38 »
Se o modem velox esta ligado diretamente ao switch você deverá rotear este modem, e ele ficar como responsável por controlar a internet, de forma que qualquer computador que você ligue já esteja conectado automaticamente, pois a internet estará liberado na rede constantemente.

Para aprender a rotear seu modem o melhor lugar é no site http://www.abusar.org/

[]'s

Cristiano

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Duvida para compartilhar internet
« Resposta #6 Online: 27 de Dezembro de 2007, 23:16 »
Já encontrei um tutorial no site que você me passou:
http://www.abusar.org/manuais/c_speedstream_E270.html
Mas existe uma observação: Desativar o firewall do windows.
Todos sabemos que o Windows é bem diferente do Linux em termos de segurança e que existem "pragas" muito mais perigosas em comparação ao linux. O S.O. Windows é o sistema operacional mais procurado pelos hackers, pois praticamente 90% da população online brasileira utiliza-o, desativando a segurança do mesmo poderá trazer sérias consequências, agora caso possa reativar o firewall do windows após esse longo processo não existe nenhum problema, mas aparentemente a desativação do mesmo está contando como requisito no tutorial.
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvida para compartilhar internet
« Resposta #7 Online: 27 de Dezembro de 2007, 23:42 »
Eu usei este outro tutorial aqui, também no site da Abusar na casa de um amigo, que possuia Windows XP, e não tive problemas.

[]'s

Cristiano

obs.: Não atualizei firemware
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 23:44 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Duvida para compartilhar internet
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2007, 11:39 »
Agora a autenticação da velox em minha cidade está sendo realizada de maneira diferente, o acesso é obtido com os dados do provedor. Exemplo:
Citar
Login: fulano@terra.com.br
Key: senha do email
Mesmo assim configurei o usuário e a senha da conexão "router" para tais dados.
Obtive um problema no termino desse tutorial, a conexão "router" está ligada(para cima), logo após o termino verifiquei dois problemas:
-Após modificar IP, Gateway e Subnet do protocolo TCP/IP a conexão não é encontrada pelo Windows, requerindo assim a "discagem" para conexão padrão velox necessária para usuários com modem Speedstream 5200.
-Segundo o tutorial, o campo "Endereço MAC" deveria estar apagado propositalmente, tal ação não ocorreu quando configurei meu modem, sendo assim, "Endereço MAC" ainda continua preenchido.
-Após a primeira falha, lógicamente tentei reconfigurar tudo outra vez excluindo assim a conexão "PPPoE(10) 0/33" e iniciando uma nova conexão dez do zero. Ao acessar http://10.0.0.1 ainda é exibida essa conexão:
Citar
Resumo de conexÃo RFC2684:
    PPPoE(00) 0/33   Para cima
    Router   Para cima
    2684B(1) 0/32-BRG   Para cima

Acima de tudo estou agradecendo o Cristiano por ceder esse tutorial, sei que falta muito pouco para terminar esse problema que nunca resolvo.

Obrigado pela sua ajuda,
Rafael.
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 13:48 por Holly Ollem »
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Duvida para compartilhar internet
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2007, 19:38 »
Agora a autenticação da velox em minha cidade está sendo realizada de maneira diferente, o acesso é obtido com os dados do provedor. Exemplo:
Citar
Login: fulano@terra.com.br
Key: senha do email

A autenticação do velox é assim aqui também.

Citar
Mesmo assim configurei o usuário e a senha da conexão "router" para tais dados.
Obtive um problema no termino desse tutorial, a conexão "router" está ligada(para cima), logo após o termino verifiquei dois problemas:
-Após modificar IP, Gateway e Subnet do protocolo TCP/IP a conexão não é encontrada pelo Windows, requerindo assim a "discagem" para conexão padrão velox necessária para usuários com modem Speedstream 5200.

Seu windows não esta com configurações erradas de rede? Usei aqui em casa um modem como roteador por muito tempo e sempre funcionou bem no windows e no linux, ambos com configurações de rede como DHCP (default dos dois sistemas operacionais).

Citar
-Segundo o tutorial, o campo "Endereço MAC" deveria estar apagado propositalmente, tal ação não ocorreu quando configurei meu modem, sendo assim, "Endereço MAC" ainda continua preenchido.
-Após a primeira falha, lógicamente tentei reconfigurar tudo outra vez excluindo assim a conexão "PPPoE(10) 0/33" e iniciando uma nova conexão dez do zero. Ao acessar http://10.0.0.1 ainda é exibida essa conexão:
Citar
Resumo de conexÃo RFC2684:
    PPPoE(00) 0/33   Para cima
    Router   Para cima
    2684B(1) 0/32-BRG   Para cima

Acima de tudo estou agradecendo o Cristiano por ceder esse tutorial, sei que falta muito pouco para terminar esse problema que nunca resolvo.

Obrigado pela sua ajuda,
Rafael.

Ainda não entendi sua mensagem toda. Vou reler o tutorial que te passei e retorno aqui. Talvez alguém que tenha mexido nisto a menos tempo possa ajudar também.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Holly Ollem

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Duvida para compartilhar internet
« Resposta #10 Online: 31 de Dezembro de 2007, 14:24 »
Tudo foi configurado corretamente como o tutorial requisitava.
Reflexões:
- "Nunca ande pelo caminho traçado, pois ele conduz somente até onde os outros foram." (Alexander