Autor Tópico: linux pela 1 vez  (Lida 5156 vezes)

untitled

  • Visitante
linux pela 1 vez
« Online: 13 de Janeiro de 2006, 14:05 »
boas, tou pela 1 vez a usar Linux, atraves do Live CD do Ubuntu, fiz o boot do cd e foi tudo muito r]apido , sem qualquer problema, j]a estou a utilizar a net h]a um tempinho e nao tive qualquer problema, como estou a gostar muito deste Ubuntu, nem que esteja so a esperimentar, queria saber se a instalacao real tambem e assim tao simples .  
outra questao, existe algum tutorial simples para manter o Ubuntu e o windows no mesmo computador.?    
outra coisa, agora quando acabar de utilizar o live cd , terei de apagar algum ficheiro do computador? ou o livecd nao copia nada para o pc?
obrigado...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
linux pela 1 vez
« Resposta #1 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:04 »
Citar
queria saber se a instalacao real tambem e assim tao simples .

A instalação é parecida. É um pouco mais complicado se vc instalar o Ubuntu junto do Windows.

Citar
outra questao, existe algum tutorial simples para manter o Ubuntu e o windows no mesmo computador.?  

A própria instalação faz isso. Dica: faça um desfragmentação do Windows antes, e faça backup por via das dúvidas. Quando o computador iniciar vai aparecer a opção de iniciar Ubuntu ou Windows.

Citar
outra coisa, agora quando acabar de utilizar o live cd , terei de apagar algum ficheiro do computador? ou o livecd nao copia nada para o pc?

Não copia nada, a não ser que explicitamente vc copie um arquivo para o HD onde está o Windows.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

untitled

  • Visitante
linux pela 1 vez
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:16 »
obrigado.
so mais uma questao,  existe algum minimo de espaco no disco que se deve guardar para ter o ubuntu instalado? ..ou melhor quanto espaco (gb)  acham que devo dar a uma particao para instalacao   e uso do Ubuntu sem problemas..

desculpem a falta dos acentos, devo ter seleccionado  mal o keyboad...

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
linux pela 1 vez
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2006, 15:56 »
Depende do que vc queira fazer. Dá pra instalar até com 5Gb (ou menos). Isto vai depender de qto vc tem de HD. 10Gb pra testar, gravar arquivos, instalar programas, seria suficiente com sobra.

Eu tenho um HD de 120gb pro Ubuntu :D Pq é meu sistema operacional prefencial.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

untitled

  • Visitante
linux pela 1 vez
« Resposta #4 Online: 13 de Janeiro de 2006, 17:14 »
120gb? também queria,..eeee  só tenho 40 gb ,   ..pois é uma pergunat à qual só pode mesmo ser respondido "depende" , claro, dependo mesmo do que vamos fazer , guardar ou não ficheiros , instalar ou não programas , ..    
só mais uma , ..e desculpem-me tantas perguntas,  um pouco chato hem.  :) ,    o  linux (neste caso ubuntu)  é mais "pesado" que o windowsXP ? ou não tenho que me preocupar com isso e este sistema operativo não " puxa " muito pelos computadores, pelo menos mais do que o windowsXP..     é que procuro sempre usar os programas mais leves, e se o ubuntu não for mais "pesado" que o windows, bem acho que o instalo mesmo hoje..

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
linux pela 1 vez
« Resposta #5 Online: 13 de Janeiro de 2006, 17:25 »
Eu acho o Ubuntu um pouco mais leve se comparado a um Windows cru. Eu não comparei. Mas pra ter um Windows "redondo" vc precisa ter um anti-virus pelo menos rodando por baixo, aí começa a pesar. Depois de um tempo instalando/desinstalando programas, o Windows começa a ficar pesado, coisa que não acontece no Linux (a não ser q vc deixe alguns programas rodando por baixo de propósito).

O Ubuntu usa o gerenciador gráfico Gnome. Existem outros como o KDE e XFCE. A vantagem do Linux é q vc pode escolher. O XFCE é muito rápido, só que não acho produtivo e pode ser um pouco confuso pra iniciantes. O KDE é o mais pesado e lembra esteticamente o Windows. Bem.... se vc achar o Gnome pesado vc pode instalar depois o XFCE, e dependendo do dia, do sol, e do bom humor vc escolhe com quem quer trabalhar :)

Pra conhecer:
Ubuntu Tela usando Gnome - http://shots.osdir.com/slideshows/slideshow.php?release=469&slide=4&title=ubuntu+5.10+screenshots
KDE - http://www.kde.org/screenshots/
XFCE - http://www.xfce.org/index.php?page=screenshots&lang=en
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
linux pela 1 vez
« Resposta #6 Online: 13 de Janeiro de 2006, 22:27 »
No Windows pra você trabalhar confortavelmente você precisa de um Anti-virus rodando em background, um Firewall e um Anti-spyware. Somando isso o Windows deve ficar bem mais pesado que o Linux.

No Linux não precisa de nada disto. É uma grande vantagem nossa, abrir todos emails de todo mundo e nunca pegar virus hehehe.

Da uma olhada no nosso FAQ (Questões Frequentemente Respondidas) na área de Dicas do forum. Ja tem um link pra a instalação do Ubuntu tela a tela além de diversas dicas.

[]s e boa sorte