Citando RamonB:
"E, para completar: a discussão com o Bud Spencer aí em cima é também uma das coisas que afasta um pouco o usuário "leigo". Pessoal, cadê a propalada democracia do mundo do software livre? Quando se pede a opinião de alguém, tem-se que estar preparado para ouvir algo que não nos agrade - e, principalmente, aceitar essa opinião mesmo que ela seja radicalmente contrária à nossa. Como disse alguém (acho que foi Voltaire): posso não concordar com sua opinião mas defenderei até a morte o seu direito de expressá-la. Também não concordo 100% com o Spencer mas reagir a pedradas é, no mínimo, antidemocrático. E não é justamente a democratização do acesso à computação e à informação que é apregoada pelo mundo do software livre?"
Existem muitos xiitas do Linux (inclusive nesta comunidade); ou você usa Linux ou Ruindow$, não tem meio termo. Não importa se você gosta de outro sistema operacional. Eu adoro o Linux, foi a melhor coisa que eu fiz no meu PC nos ultimos anos cotudo, meu irmao que é analista de sistemas abomina qualquer sistema UNIX. É a opção dele, tenho que respeitar. A comunidade Linux precisa ter mais respeito por novos usuários e por usuários de outro sistema para que o SO possa crescer do contrário, toda as vezes que você quiser convencer aquele amigo, parente ou chefe de adotar Linux e Software Livre, a única coisa que irá acontecer será uma discussão sem sentido sobre como o Linux ou o Windows são melhores (falo por conhecimento de causa, já fiz isso e não quero repetir; só afasta novos usuários).
Outra coisa, o Linux tem que ficar mais amigável para o usuário final sim. Um número muito grande de pessoas tem muito pouca familiaridade com computadores e pouca disposição para aprender.
É um erro deles. Mas para a comunidade crescer, essas pessoas terão de ver as vantagens do Software Livre e essa transição deve ser facilitada. Acredito que o Ubuntu conseguiu isso, mas volto a repetir, a comunidade Linux deve ter mais paciência com as pessoas que sabem pouco sobre computadores ou tem dificuldades para instalar o sistema (para alguém que não sabe, até a instalação do Ubuntu é difícil).
Se isso não acontecer, toda as vezes que vc for apresentar o Ubuntu para um novo usuário a única coisa que vai ouvir é: "Não quero, Linux é muito difícil.".
Mais uma coisa (correndo o risco de deixar muitos usuários irritados), usar Linux é uma opção, não uma dádiva. A maior parte dos Linuxers acredita que é agraciado por usá-lo, como se uma voz viesse dos ceús e falasse para poucos escolhidos: "Use Linux."
Isto afasta muita gente também, que ao ler comentários desses, vê o Linux como coisa de Nerd ou Geek. Gente que não tem vida social, principalmente entre os adolescentes. Sou professor, podem acreditar, já presenciei isso.
Fica aí minha opinião! Abraço para todos!