para o linux crescer ele tem que simplificar e para simplificar tem que ser de um modo que o povo conhece ou seja ruindows...
instalar com um simples clike........o amsn deveria se parece um pouco mais com o msn eu msm prefiro o pidgin mas meu irmão não...
Errado!
O modo windows não é o único modo de se fazer as coisas mais fáceis.
"Um coisa não pode ser melhor do que outra se ficar só copiando a outra"
Concordo que o linux tem que melhorar algumas coisas ainda para que fique 100% para desktop comum mas acredito que são mudanças mais na ordem de cultura dos desenvolvedores/usuários do que no funcionamento do sistema (com algumas exceções).
Atualmente todos os pacotes .deb se instalam com um click apenas, sem necessitar de terminal ou comandos ( pelo menos nas distros que tem o gdeb instalado) as distros rpm também ( pelo que me consta bem antes das distros debian-like)
O que se tem que ser avaliado é a forma de se fazer esses pacotes e melhorar o instalador. Melhoria que eu digo é que os pacotes já contenham todas as dependências para aquele programa e que o instalador se comporte de forma inteligente, lendo as dependências que existem nos pacotes comparando com o que o sistema já tem e instalar somente o que falta ( se bem que o gdeb já se comporta assim, mas nem todos os desenvolvedores empacotam em .deb só em tar.gz ou similares, tem que se desenvolver uma forma prática e simples de se instala-los, para não ficar dependendo da boa vontade do desenvolvedor)
O problema é que muitos desenvolvedores apenas fecham o pacote com o programa e deixam que o usuário se vire com as dependências e é essa cultura que tem que ser reavaliada.
Outra coisa, a insistência de que repositório resolve tudo, mas no Brasil nem todos tem acesso a internet e devido as deficiências que existem nos atuais pacotes ( devido as dependências) instalar alguma coisa off-line é um sofrimento.
Sobre a instalação de drives, já que os fabricantes não ligam para o linux os usuários tem que se acostumar a pesquisar um pouco antes da compra. Sempre é bom se informar sobre algo em que vc vai gastar seu dinheiro.
Se bem que a muito tempo que não tenho problema em instalar o driver oficial da minha ATI e minha multifuncional HP eu só precisei plugar para que o sistema reconhecesse etá mesmo o modelo ( nada de genérico)
Para codecs se vc está on-line o ubuntu instala sozinho quando vc tenta abrir um arquivo que não tenha o codec para ele e o mandriva se um recurso que instala logo de cara todos os codecs mais usado. Fora isso o pacote w32codec sempre me supri para tudo.
Sobre a aparência, bem "beleza não se põe mesa" e para isso o gnome-look tem resolvido bastante.
Sobre o msn, eu acho que o aMSN 2 vai ser uma pequena revolução ( espero)