Autor Tópico: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)  (Lida 3509 vezes)

Offline Masterboot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Online: 29 de Dezembro de 2007, 00:05 »
olá pessoal acabo de instalar a versão ubuntu 7.10 não sei se é gutsy gibbon ou qualquer outro nome num tenho muiito conhecimento em linux mais estou no aprendizado.
estou com problemas em instalar a minha radeon 9550 da connect 3d gostaria de saber se há algum driver e como devo configurar?

obs:tentei fazer igual a de uma pessoa que tem uma x200 também da ati o driver aparece como instalado mais fica na área de drivers restritos como faço alguém pode me ajudar?

Agradeço as informações.
 ;D ;D ;D ;D ;D
« Última modificação: 29 de Dezembro de 2007, 22:23 por Masterboot »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenho Dúvidas sobre Placa ATI Radeon no Ubuntu 7.10
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2007, 00:21 »
Veja o tópico Re: Instalando driver ATI com suporte ao AIGLX.

Altere o título de sua mensagem para minúscula, pois como esta fere as Regras de Utilizações do Fórum.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Masterboot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon
« Resposta #2 Online: 29 de Dezembro de 2007, 12:43 »
Amigo muito obrigado entrei em seu link e fiz as informacoes que la continham agora esta funcionando tudo direitinho obrigado

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon
« Resposta #3 Online: 29 de Dezembro de 2007, 18:26 »
Amigo muito obrigado entrei em seu link e fiz as informacoes que la continham agora esta funcionando tudo direitinho obrigado

Que bom que ajudei Masterboot, mesmo que só indicando um link!

Gostaria de desejar a você boas vindas ao fórum, e informar que estamos sempre dispostos a ajudar!

Como pode ver grande parte das dúvidas já foi respondida aqui no fórum, dada a grande gama de tópicos já existentes, e que estão todos acessíveis através da pesquisa do fórum, mas mesmo assim não achando não deixe de postar a dúvida para podermos ajudá-lo!

Uma última coisa, é de praxe no fórum ao ter sua dúvida respondida editar a primeira mensagem do tópico e adicionar a palavra RESOLVIDO ao título da mesma.

[]'s e boas festas e um 2008 de muita saúde e paz!

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Masterboot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon
« Resposta #4 Online: 29 de Dezembro de 2007, 22:21 »
muito obrigado pela dica é que é a primeira vez que entro em um fórum mais vou colocar sim agora estou em outra dúvida mais perguntarei depois aqui mesmo.
é a primeira vez que uso um sistema que não seja windows e estou disposto a aprender mais sobre ele mesmo sendo totalmente leigo e gostaria talvez até de estar migrando para o ubuntu pois achei ele muito prático e gostaria de saber uma dúvida cruel todos os programas que eu quiser instalar aqui eu consigo ou deve se configurar de forma correta eles pois uso um programa para edição de áudio e não tenho outro e tenho preferência por ele.

então seria só esta dúvida mais pra frente perguntarei mais se caso eu não for incomodar por tanta pergunta pois como falei sou leigo ainda neste sistema.

muito obrigado pelas dicas e agradeço as boas vindas e pra você também um ano de 2008 repleto de paz luz amor e alegria e que tudo se realize.Abraços

Thiago

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon
« Resposta #5 Online: 30 de Dezembro de 2007, 00:57 »
muito obrigado pela dica é que é a primeira vez que entro em um fórum mais vou colocar sim agora estou em outra dúvida mais perguntarei depois aqui mesmo.
é a primeira vez que uso um sistema que não seja windows e estou disposto a aprender mais sobre ele mesmo sendo totalmente leigo e gostaria talvez até de estar migrando para o ubuntu pois achei ele muito prático e gostaria de saber uma dúvida cruel todos os programas que eu quiser instalar aqui eu consigo ou deve se configurar de forma correta eles pois uso um programa para edição de áudio e não tenho outro e tenho preferência por ele.

então seria só esta dúvida mais pra frente perguntarei mais se caso eu não for incomodar por tanta pergunta pois como falei sou leigo ainda neste sistema.

muito obrigado pelas dicas e agradeço as boas vindas e pra você também um ano de 2008 repleto de paz luz amor e alegria e que tudo se realize.Abraços

Thiago

Thiago como te disse o fórum esta aqui para apoiar a todos, principalmente aos iniciantes.

Também como já citei muitas das perguntas já foram respondidas (e alguns muitas vezes), então procure pesquisar aqui no fórum, e também no google, sempre que tiver uma dúvida, mas não achando uma resposta pergunte mesmo, sem medo de incomodar, afinal quanto mais dúvidas forem respondidas, mais conteúdo para o fórum.

Quanto a usar softwares que tem costume no Ubuntu bem.... As plataformas (windows X linux) são diferentes, então alguns softwares rodam emulados, mas não são todos. Quando for tentar rodar algo do windows aqui pesquise pelo wine, crossover, Wine-Doors entre outras possibilidades.

Outra saída é rodar o windows inteiro dentro do Linux, através do VirtualBox, ou VMWare, sem contar que pode tentar programas similares aos que roda no windows, mas muitos ainda são novos, sem contar que vai notar uma diferença, já que esta acostumado aos programas que já usa. O Link abaixo faz um comparativo:

Programas Equivalentes por Sistema Operacional

Também vou te passar o tópico Instalação de Programas no Ubuntu, que dará um bom panorama de como instalar softwares do próprio Linux, os melhores caminhos, e os requisitos.

Boas festas! Seja bem vindo!

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 01:00 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Resposta #6 Online: 30 de Dezembro de 2007, 10:07 »
Estava lendo de passagem e observei o quanto  foi completa essa informação do amigo Cristiano, parabéns, espero que os iniciantes absorvam inteiramente essas dicas.Feliz ano novo.

Offline Masterboot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Resposta #7 Online: 30 de Dezembro de 2007, 12:49 »
Então estou com o seguinte problema instalei o wine para funcionar um jogo chamado RYL só que quando vou iniciar o jogo ele dá problema no aviso aparece só uma palavra que dá para entender directmusic e a placa de vídeo fica como 3dhal..eu devo ter colocado algo errado ou eu que num instalei os driver todos como faço para instalar drivers?tentei este da ati deu certo para o efeito visual do beryl.
outra dúvida toda instalação que vou fazer eu uso o sudo apt-get?

Abraços a todos e muito obrigado

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Resposta #9 Online: 30 de Dezembro de 2007, 17:00 »
Thiago já que falou-se aqui de jogo esqueci de citar algo que é importante:

Ubuntu Games

Quem sabe não acha algo legal lá.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Masterboot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:06 »
Obrigado cristiano mais teve uma dúvida que acho que você num respondeu sorry!!!
é sobre instalações no ubuntu se eu tenho que usar sempre o apt-get para qualquer programa gpl ou outros tipos para linux e como eu devo proceder para placa de som e drivers dentro dele pois gostaria de saber os procedimentos para deixar ele preparado para que tudo que eu instale nele funcione direitinho ou se devo utilizar algum config em especial?

abraços

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2007, 18:33 »
Obrigado cristiano mais teve uma dúvida que acho que você num respondeu sorry!!!
é sobre instalações no ubuntu se eu tenho que usar sempre o apt-get para qualquer programa gpl ou outros tipos para linux e como eu devo proceder para placa de som e drivers dentro dele pois gostaria de saber os procedimentos para deixar ele preparado para que tudo que eu instale nele funcione direitinho ou se devo utilizar algum config em especial?

abraços

Passei a você um link excelente sobre o tema, leu? Vou passá-lo de novo:

Instalação de Programas no Ubuntu

Só para fazer um resumo (resumo nada... o tópico é bom demais para chamar o texto abaixo de resumo) do tópico ai de cima, criado pelo André (pinduvoz), é o seguinte.

De sempre preferência para instalar aplicativos através das opções Aplicações > Adicionar/Remover..., ou então através de Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic (que é uma interface gráfica para o apt-get). No mais você pode baixar pacotes .deb  instalar clicando duas vezes sobre ele, mas cuidado para usar pacotes empacotados para o Ubuntu, preferencialmente.

Exite também a possibilidade de instalar pacotes através de compilação, normalmente disponibilizados através de arquivos com extensão .tar.gz.

Leia o tópico, ele é bem completo sobre instalação de programas do Linux no ubuntu. Caso tenha alguma dúvida retorne com ela.

[]'s

Cristiano
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2007, 18:36 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Masterboot

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Tenho dúvidas sobre placa ati radeon (Problema Resolvido!!!)
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2007, 20:57 »
OK  muito obrigado mesmo cristiano vou fazer minhas tentativas com os programas então abraços e valew!!!

Thiago