Autor Tópico: Gerador de sources.list !!!  (Lida 13353 vezes)

Offline mariomeyer

  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
    • http://blog.meyer.eti.br/
Gerador de sources.list !!!
« Online: 14 de Janeiro de 2006, 00:34 »
Como foi pedido, estou postando aqui na seção de interesse geral...

Muitas pessoas tem problemas com seu arquivo de sources.list ... querem instalar um programa mas não encontram em nenhum repositório do ubuntu.. e ficam procurando diversos repositórios.. coisas que a maioria por aqui já deve ter feito...

Seus probelmas acabaram... Existe um gerador de sources.list feito pelo time holandes do ubuntu.. basta entrar no site, dizer qual a sua plataforma e versão de ubuntu.. selecionar quais repositorios te interessam... e com isso o site gera o conteudo para você colar no seu sources.list ...

Este programa conta com repositórios do OpenOffice 2 final, repositórios com codecs de windows, repositório de wine, entre outros... Uma boa dica é utilizar o repositório do Seveas, o líder do time holandes e um dos maiores contribuidores do projeto Ubuntu.. Ele disponibiliza no servidor dele diversos pacotes que por algum motivo não puderam ser colocados nos repositórios do ubuntu.. as vezes até versões mais novas que as do ubuntu....

O programa está no seguinte endereço: Source-o-Matic

Mário Meyer
Ubuntu Member

Offline enceladus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 107
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #1 Online: 14 de Janeiro de 2006, 05:51 »
realmente, agora meus problemas acabaram!!!
a comunidade K/Ubuntu é de uma versatilidade impressionante!!!!
parabéns pela escavação!!!
excelente!!!
excelente!!!
excelente!!!

Saúde
Nevermore! Nevermore! - Poe

Online galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #2 Online: 14 de Janeiro de 2006, 06:24 »
Mais uma vez, dica da hora essa!

Parabéns pela dica!

Abraços!
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #3 Online: 14 de Janeiro de 2006, 09:12 »
Que grande idéia! Como isso ainda não existia ?  :D

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #4 Online: 14 de Janeiro de 2006, 09:14 »
Ótima dica, valeu cara!!

Offline migraineboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 115
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #5 Online: 14 de Janeiro de 2006, 09:51 »
pergunta de newbie: eu tenho que marcar sempre packages e sources ou só packages já basta pra um usuário cabeça-de-bagre como eu?

Offline GDA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 92
    • Ver perfil
Fixa! Fixa! :)
« Resposta #6 Online: 14 de Janeiro de 2006, 12:07 »
Aê moderação/admin... sobe o post lá pra cima! :D

Parabéns de novo, Meyer, e qdo puder conta aí o que é um "Ubuntu Member", flw?

Abraços gerais!!!
jabber: droopalong@jabber.org - Ubuntu'ser:
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? Comece aqui

Offline mariomeyer

  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
    • http://blog.meyer.eti.br/
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #7 Online: 14 de Janeiro de 2006, 12:11 »
Ubuntu Member significa que sou um membro oficial do ubuntu.. atualmente um dos coordenadores do projeto Ubuntu-BR.. é o nosso projeto que organiza as traduções, documentações brasileiras e representa os interesses da comunidade brasileira nas reuniões do Ubuntu.. Também organizamos o site http://www.ubuntu-br.org e o http://planeta.ubuntubrasil.org/ .

Qualquer pessoa com quantidade substancial de contribuições durante um tempo razoável pode se candidatar ao "membership", que será avaliado pelo Conselho da Comunidade (Community Council) do Ubuntu..

Somos nós que estamos tentando junto com a Canonical, resolver também o problema da Receita Federal com os CDs do shipit

Mário Meyer
Ubuntu Member

Online galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #8 Online: 14 de Janeiro de 2006, 12:35 »
Poxa mariomeyer, e porque você demorou tanto para aparecer? :)

O que seria essa quantidade substancial de contribuições durante um tempo razoável para se tornar um Ubuntu Member?
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mariomeyer

  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
    • http://blog.meyer.eti.br/
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #9 Online: 14 de Janeiro de 2006, 13:49 »
Pode ser um grande numero de traducoes... pode ser advogar o ubuntu.. pode ser manter pacotes.. pode ser ajudar com projeto ubuntu-br.. pode ser ajudar o projeto de servidores.. qualquer coisa... quem decide se eh substancial o suficiente eh o CC.. mas eu e outros membros mais antigos ja temos nocao do q eles cobram... se tiverem mais interesse, passem no #ubuntu-br @ chat.freenode.net .. estou sempre por la..

Mário Meyer
Ubuntu Member

Offline cristo&oxalá

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 109
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #10 Online: 14 de Janeiro de 2006, 17:56 »
Citação de: "migraineboy"
pergunta de newbie: eu tenho que marcar sempre packages e sources ou só packages já basta pra um usuário cabeça-de-bagre como eu?


também tenho essa dúvida...

Offline mariomeyer

  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
    • http://blog.meyer.eti.br/
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #11 Online: 14 de Janeiro de 2006, 18:03 »
Citação de: "migraineboy"
pergunta de newbie: eu tenho que marcar sempre packages e sources ou só packages já basta pra um usuário cabeça-de-bagre como eu?


Bem.. vamos responder então... se você deseja apenas instalar programas, teoricamente não precisa das linhas "deb-src" ... Estas linhas são usadas por 2 motivos:

1 - Para não ferir as licenças GPL.. esse tipo de licensa EXIGE que os códigos fonte estejam disponíveis..
2 - Para os usuários que desejam fazer download do codigo fonte e compilar por conta propria..

Ai você pensa:
- Mas se vai baixar o fonte e compilar por conta própria, pq nao fazer direto do site do programa??

E eu te respondo:
- Porque quando você baixa os fontes pelo apt-get usando os repositórios deb-src os fontes já vem com patchs aplicados para este programa se adequar exatamente ao ubuntu.. Ou seja, ele ja sabe onde estao as bibliotecas, onde deve colocar os icones para entrar no menu do gnome e coisinhas do tipo.. é obvio que o mantenedor do pacote tem que colocar essas informações no pacote, se não acaba sendo a mesma coisa que baixar o fonte do site do programa...

Espero ter ajudado..

Mário Meyer
Ubuntu Member

Offline jorgepaulo.s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #12 Online: 15 de Janeiro de 2006, 00:35 »
É devido a pessoas iguais a vc "mariomeyer" que o Ubuntu é essa maravilha de distro que vem se tornando a cada dia que passa.

Eu, como vários usuários daki do fórum, já havia testado diversas distros.
Mas sempre voltava pro Windows. Até que em um belo dia, vasculhando pela internet me deparei com o Ubuntu.
Uma distro nova mais que vinha arrasando o corações de várias pessoas pelo mundo inteiro.
Sem contar na quantidade de material disponível na internet sobre o mesmo.
Então pensei: Não custa nada tentar. E cá estou... A praticamente dois meses sem windows  :D

Bela dica e parabéns por ser um "Ubuntu Member".

[]'s

Offline mariomeyer

  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
    • http://blog.meyer.eti.br/
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #13 Online: 15 de Janeiro de 2006, 01:26 »
Citação de: "jorgepaulo.s"
É devido a pessoas iguais a vc "mariomeyer" que o Ubuntu é essa maravilha de distro que vem se tornando a cada dia que passa.

Eu, como vários usuários daki do fórum, já havia testado diversas distros.
Mas sempre voltava pro Windows. Até que em um belo dia, vasculhando pela internet me deparei com o Ubuntu.
Uma distro nova mais que vinha arrasando o corações de várias pessoas pelo mundo inteiro.
Sem contar na quantidade de material disponível na internet sobre o mesmo.
Então pensei: Não custa nada tentar. E cá estou... A praticamente dois meses sem windows  :D

Bela dica e parabéns por ser um "Ubuntu Member".

[]'s


Obrigado.. e tenha certeza que sem vocês, usuários novos, nós não seriamos nada além de "nerds" que não repassam conhecimento... Nós trabalhamos de graça, como voluntários, porque acreditamos que o conhecimento deve ser livre e disseminado o máximo possível.. Não é só porque queremos um sistema livre que seja competidor do Windows.. é porque acreditamos que a liberdade (não só do software, mas também do conhecimento) pode ajudar a todos...

E qualquer coisa, estaremos sempre aqui para ajudar.. seja eu ou qualquer outra pessoa que acredita nesses mesmos ideais.. E é nisso que o Ubuntu se destaca tanto.. é uma comunidade receptiva, onde todos são tratados igualmente, sem discriminação... Seja você um novato que está usando linux a 1 dia ou um grande administrador de sistemas UNIX que acabou de começar a usar o Ubuntu.. é o Linux para todos os Seres Humanos...

;)

Mário Meyer
Ubuntu Member

Offline LedStyle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.345
    • Ver perfil
    • http://www.tuxresources.org
Gerador de sources.list !!!
« Resposta #14 Online: 15 de Janeiro de 2006, 01:59 »
Só pra acrescentar...

As vezes você vai compilar OUTRO programa que não tem nada a ver com um que ja esteja instalado, mas ele precisa de uma dependência... digamos que este novo programa precise do libbolinhas certo? E você TEM o libbolinhas instalado, mas na hora de compilar um certo outro programa sempre da erro e ele não acha esse tal programa ou biblioteca. Pra resolver você instala o libbolinhas-dev que tem os códigos fonte do libbolinhas. Dai o novo programa que você está compilando vai achar a versão exata com patchs e tudo do libbolinhas e conseguir então compilar..

Desculpa mas eu não consigo explicar isso sem as mãos hehehe.

[]s