Autor Tópico: Instalando o XGL  (Lida 4538 vezes)

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Instalando o XGL
« Online: 27 de Dezembro de 2007, 12:40 »
Não me responsabilizo por perdas ou danos causados pelo uso ou mal uso desta dica que criei, use por sua conta e risco

Tomem muito cuidado com os procedimentos seguintes, pois pode causar - se usado de forma errada ou conflitante com outros pacotes - perda do X, ou seja, você pode perder sua interface gráfica. Então quando for fazer algo que envolva o X, sempre tenha um Backup do seu xorg.conf para emergências.
Fiz um tutorial sobre como fazer Backup do xorg.conf de forma segura:

Fanzendo Backup e recuperando o Xorg de forma segura



Para aqueles que precisam ou querem instalar o XGL:

Pela interface gráfica

Sistema > Administração > Gerenciador de pacotes Synaptic, daí coloquem xserver-xgl na caixa de pesqueisa e cliquem em Procurar, depois de encontrado é só marcar a caixinha para instalação e clilcar em Aplicar, pronto agora é só esperar instalar :)
Fique atento à mensagem que aparece na Área de Notificação do Painel, depois reinicie o computador.


Pela linha de comando


Abra o terminal (Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

Código: [Selecionar]
sudo apt-get install xserver-xglPronto, depóis de instalado, fique atento à mensagem que aparece na Área de Notificação do Painel, depois reinicie o computador.


Abraço a todos e até mais.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 19:20 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Packard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalando o XGL
« Resposta #1 Online: 27 de Dezembro de 2007, 18:50 »
caraa valeu aai =D
acho q era por isso q nao tava funcioando o compiz so q dai falto placa de video euaehahueae
mas vo tenta troca pra ve se funciona, e é normal nao abri o compizmanager?? falo sem a placa de video q aguente =X

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalando o XGL
« Resposta #2 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:02 »
caraa valeu aai =D
acho q era por isso q nao tava funcioando o compiz so q dai falto placa de video euaehahueae
mas vo tenta troca pra ve se funciona, e é normal nao abri o compizmanager?? falo sem a placa de video q aguente =X

Tranquilo :)
Cara, normal né não hehehe, cara, o Compiz Fusion nunca funciona direito comigo, quando não funfa o Emerald é o CompizSettings Manager que num abre >:( Mas da se um jeito pra quase tudo :)
Bom, acredito que possam existir soluções, procure nesse tópico pra ver se te ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21999.0.html

Também depende muito da sua placa de vídeo e driver que você esta usando pra ela, procure bastante na pesquisa do fórum, tem muito material sobre o assunto, eu mesmo já procurei e consegui resolver muitos problemas assim :)


Abraço e até mais.
« Última modificação: 27 de Dezembro de 2007, 19:06 por kErNeL_sCrIpT »

Offline Packard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Instalando o XGL
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:36 »
caraa valeu aai =D
acho q era por isso q nao tava funcioando o compiz so q dai falto placa de video euaehahueae
mas vo tenta troca pra ve se funciona, e é normal nao abri o compizmanager?? falo sem a placa de video q aguente =X

Tranquilo :)
Cara, normal né não hehehe, cara, o Compiz Fusion nunca funciona direito comigo, quando não funfa o Emerald é o CompizSettings Manager que num abre >:( Mas da se um jeito pra quase tudo :)
Bom, acredito que possam existir soluções, procure nesse tópico pra ver se te ajuda:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,21999.0.html

Também depende muito da sua placa de vídeo e driver que você esta usando pra ela, procure bastante na pesquisa do fórum, tem muito material sobre o assunto, eu mesmo já procurei e consegui resolver muitos problemas assim :)


Abraço e até mais.

foi dai mesmo que instalei, mas acho q é por causa da minha placa de video, mas achei q pelo menos abri ia eahehaueauuaahe
sei la instala esses negocio ta dificil no linux devia ser mais simples

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalando o XGL
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2007, 19:54 »
foi dai mesmo que instalei, mas acho q é por causa da minha placa de video, mas achei q pelo menos abri ia eahehaueauuaahe
sei la instala esses negocio ta dificil no linux devia ser mais simples

Na verdade Packard, o Ubuntu 7.10 já vem com Compiz Fusion, é só instalar o Compiz Icon, CompizSettings Manager e Emerald (Emerald não sei se já vem). É bem simples :)
O que acontece, é que o Compiz Fusion nunca teve um lançamento oficial, ele está no Ubuntu 7.04 como Beta, e foi como Beta para o Ubuntu 7.10, daí os problemas, entende?
Mas acredito que daqui umas duas versões do Ubuntu ele vai estar bem mais estável e funcional, pois cara, fazer uma coisa como o Compiz Fusion é muito complicado, então temos que endeter que ele já está "Fazendo milagre" em tão pouco tempo de desenvolvimento. Se você tiver noção de como é tenço programar 3D... hehehehe


Abraço e até mais.

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Instalando o XGL
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2007, 15:18 »
kErNeL_sCrIpT, você já conhece o glucose? Ele pode vir a substituir o XGL e o AIXGL, pena não estar pronto. Neste link há informações sobre ele e o porque dele ser desenvolvido http://lists.freedesktop.org/archives/xorg/2006-August/017527.html
Neste outro link há informações sobre o glucose e o que está sendo planejado para o Xorg http://liquidat.wordpress.com/2007/10/06/randr-13-and-other-future-xorg-development/ . Este blog é muito bom ficar por dentro do KDE4
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2007, 15:20 por tfmoraes »

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalando o XGL
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2007, 16:55 »
Valeu pelas dicas tfmoraes :)

Você conhece o TDFSB? É um navegador tridimencional de sistema de arquivos, parece bem interessante:

http://www.linhadecodigo.com.br/Artigo.aspx?id=882

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Instalando o XGL
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2007, 17:33 »
kErNeL_sCrIpT, já usei um programa destes, eu acho que deve ser este que você me indicou, mas não é prático.

kErNeL_sCrIpT

  • Visitante
Re: Instalando o XGL
« Resposta #8 Online: 28 de Dezembro de 2007, 17:52 »
kErNeL_sCrIpT, já usei um programa destes, eu acho que deve ser este que você me indicou, mas não é prático.

Pois é, lhe passei a dica como curiosidade, quem sabe uma inspiração para o futuro :)
Como eu disse aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29933.0.html
« Última modificação: 28 de Dezembro de 2007, 17:53 por kErNeL_sCrIpT »

Offline tfmoraes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 441
    • Ver perfil
Re: Instalando o XGL
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2008, 17:22 »
Achei outro navegador tridimensional. É xcruise, veja sua descrição:

 Xcruiser (formerly known as XCruise) allows you to fly over the file
 system in a 3D-view. Every file appears as a planet, directories
 appear as galaxies, and symbolic links appear as worm-holes.

Eu usei aqui, mas também não é prático.