Autor Tópico: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?  (Lida 24378 vezes)

Offline Corlex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Online: 31 de Dezembro de 2007, 19:09 »
Galera, sou novo no Xubuntu e estou com um problema aparentemente bobo, mas chato. Queria saber como posso adicionar os ícones no painel, pois no Ubuntu era soh clicar com o botão direito e pronto. No XFCE parece ser bem mais complicado e além de ter que saber o executável do programa tenho que colocar outro ícone que não o do próprio do aplicativo. Na desktop, não consigo apagar os ícones que vieram por padrão e para adicionar novos parece que é tão complicado quanto o painel. È  assim mesmo ou existe uma maneira mais fácil que não estou sabendo fazer?
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2007, 19:27 por Corlex »

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #1 Online: 03 de Janeiro de 2008, 17:51 »
Cara é muito fácil adicionar ícones no xfce, tanto no painel quanto na área de trabalho. Primeiro você clica com o botão direito na área de trabalho ou em cima de algum ícone, feito isso vai aparecer um item denominado "Área de trabalho" e um subitem escrito "Criar Lançador". Pronto! É só seguir as instruções e preencher os espaços vazios.
Quanto ao painel, você clica com o botão direito nele, escolhe "Adicionar novo item" e a primeira opção é justamente a de adicionar um lançador ao painel (ícone).
Para tirar os ícones da Área de trabalho que veio por padrão você segue o mesmo caminho de adicionar, a diferença é que ao invés de escolher "Criar Lançador" você escolhe "Configurações da Área de Trabalho" e clica na aba "Comportamento" e lá em baixo escolhe quais você deseja manter e quais deseja retirar.

PS.: Ao tentar tirar um ícone padrão você precisa "atualizar", fazer estilo com o do screenshot:
http://farm3.static.flickr.com/2106/2163769520_d526c5b51e_o.png
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline Corlex

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #2 Online: 05 de Janeiro de 2008, 17:09 »
Estava no windows quando vi a resposta do fórum e reiniciei o pc para entrar no Xubuntu. Para minha surpresa quando abri o desktop do XFCE o painel simplesmente tinha sumido. Não sei se o XFCE trabalha com conceitos diferentes, mas estou tendo uma experiência muito ruim com ele.

Mas mesmo sem usar o XFCE vou tentar resposder. Vamos lá:

Quando falei sobre o ícone que não é do aplicativo, na realidade estava falando que quando vc escolhe Criar lançador ele te dá alguma opções de ícones, se vc não acha o do seu aplicativo, vc tem que escolher algo como "novo dispositivo" que é um ícone genérico em forma de estrela. Isso sem contar que vc precisa saber o comando que abre o programa e digitá-lo. Por exemplo, quis colocar um atalho do pidgin no painel e escolhi criar lançador, só que não havia o ícone nas opções que ele me dava e tive que usar esse tal ícone genérico. No comando coloquei o nome do programa, só que quando usei pidgin ele não abria. Depois de um tempo batendo cabeça fui descobri que ele usava gaim como comando, o antigo nome do programa.

Tem ainda a opção de não usar esse ícone genérico, mas o jeito é encontrar a imagem do ícone e adicionar. O que não é uma tarefa fácil.

Na desktop não é muito diferente, mas pelo menos a opção de imagens dos ícones é maior. É mais fácil encontrar o ícone do programa.

Acho que o XFCE deixou a desejar nesse ponto, fez de uma tarefa fácil em qualquer interface gráfica para algo muito complicado.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2008, 17:11 por Corlex »

Offline vitor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 472
  • Uepa!
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #3 Online: 13 de Janeiro de 2008, 13:24 »
É realmente ao tentar colocar um lançador ao painel a coisa muda. Em relação ao nome do comando do programa é bem fácil, geralmente é o nome do programa mesmo. Na Área de Trabalho já eu acho bem mais fácil que em outros cantos.
Eu não sei qual versão do pidgin você utiliza, mas eu testei aqui e o nome do programa pra chamá-lo é realmente pidgin. E se você ainda estiver tentando colocar ícones no painel a pasta de imagens é /usr/share/pixmaps ou então o diretório do próprio programa.
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #4 Online: 30 de Maio de 2008, 09:34 »
colocar icones no desktop é mais facil, agora no painel....afffff.....q q custava eles fazerem um negocio mais decente no Xfce que nem no Gnome, só arrastar e tal.....ridículo, revoltante até, isso é bom pra quem tem muito tempo e paciência....por isso até agora num larguei o Gnome, mesmo sendo + lerdo, pelo menos é melhor, fora q os paineis do xfce nao tem transparencia, acho q tem um jeito ae pra por, mas da mto trabalho......
Quem tem pc + antigo, instala o Ubuntu Alternate, e troca gerenciadores de janela, de arquivos e outras coisas afins pra deixar ele + rapido, troca tudo menos o Gnome Panel....foi o que eu fiz
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline danpos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 386
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #5 Online: 30 de Maio de 2008, 16:33 »
@all

Apenas comentários: por que não usar um dock no XFCE? Nesse caso, pendura-se qualquer atalho no mesmo (arrastar + soltar). Mais ainda: o xfce tem um 'compositor' built in, então em princípio poder-se-ia rodar até o dock avant-window-navigator.

Apenas sugestões. ;)

Danpos.

Offline jerp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2008, 08:17 »
colocar icones no desktop é mais facil, agora no painel....afffff.....q q custava eles fazerem um negocio mais decente no Xfce que nem no Gnome, só arrastar e tal.....ridículo, revoltante até, isso é bom pra quem tem muito tempo e paciência....por isso até agora num larguei o Gnome, mesmo sendo + lerdo, pelo menos é melhor, fora q os paineis do xfce nao tem transparencia, acho q tem um jeito ae pra por, mas da mto trabalho......
Quem tem pc + antigo, instala o Ubuntu Alternate, e troca gerenciadores de janela, de arquivos e outras coisas afins pra deixar ele + rapido, troca tudo menos o Gnome Panel....foi o que eu fiz

Boas amigo, a transparência nos menus não vêm por defeito.... mas é fácil de colocar transparência nos paineis, fazes assim:

1º Abres o "Gestor de definições do XFCE" (definições -> Gestor de definições do XFCE);
2º Depois abres o "Tweaks do gestor de janelas";
3º Vais ao último separador (última aba, como dissem os amigos do Brasil) chamada "compositor";
4º Verificas a caixinha em frente do "ligar o compositor de ecrã";
5ª Transparência concluída! (podes até costumizar as aparências)

Offline Coiote

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 340
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #7 Online: 23 de Junho de 2008, 11:20 »
colocar icones no desktop é mais facil, agora no painel....afffff.....q q custava eles fazerem um negocio mais decente no Xfce que nem no Gnome, só arrastar e tal.....ridículo, revoltante até, isso é bom pra quem tem muito tempo e paciência....por isso até agora num larguei o Gnome, mesmo sendo + lerdo, pelo menos é melhor,

Amigo, a ídeia do xfce é ser uma opção mais leve que o gnome, pra ter algumas dessas facilidades que você tem no gnome, você tem que pagar um preço. Não existe "wm" ruim e sim "wm" mal configurado!

Citar
fora q os paineis do xfce nao tem transparencia, acho q tem um jeito ae pra por, mas da mto trabalho......
Realmente da muito trabalho ir no menu configurações/gerenciador de configurações/Ajustes especiais/compositor e ativar o compositor.

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #8 Online: 25 de Junho de 2008, 21:33 »
Realmente da muito trabalho ir no menu configurações/gerenciador de configurações/Ajustes especiais/compositor e ativar o compositor.

A transparência do XFCE deixa tudo transparente, até icones, relógio, menus, tudo do painel
Existe algum jeito de deixar transparente apenas o painel ?

> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor

Offline james_br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 74
  • > Ubuntu 8.10 <
    • Ver perfil
Re: Como acrescentar ícones ao painel e ao desktop?
« Resposta #9 Online: 25 de Junho de 2008, 22:00 »
Estava fuçando, descobri um jeito mais prático que da pra arrastar e soltar programas em um lançador. Mas não fica ao longo do painel fica "dentro" de um lançador.(quebra um galho)

Ao clicar com o direito em cima de um lançador(por exemplo o Firefox que está ali em cima) e indo em Propriedades, vc pode colocar + programas e fazer um menu....apertando no + e digitando o nome do comando e suas preferencias...pra não demorar muito tempo nisso tem um jeito mais fácil:

> Entre em:

/usr/share/applications

Arraste qualquer programa dali para dentro da janela de propriedades do lançador, na lista à esquerda
. Feche.
Do lado do lançador vai aparecer uma setinha de menu

Assim demora menos tempo  ;D

*sugestão: criar lançadores por categoria, algo estilo os menus Escritório, Internet, com o que vc + usa
« Última modificação: 25 de Junho de 2008, 22:29 por james_br »
> http://brainstorm.ubuntu.com
Brainstorm: Contribua com idéias e votos para deixar o Ubuntu ainda melhor