Autor Tópico: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM  (Lida 7288 vezes)

Offline -.-

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 253
  • Ubuntu Gutsy
    • Ver perfil
XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Online: 05 de Janeiro de 2008, 00:44 »
olá,estou em duvida sobre desempenho (montando meu linux gamestation) e quero o maximo de desempenho porém sem abrir mão da praticidade.

o XFCE é mesmo muito mais leve que o gnome e KDE ? quanto de RAM ele gasta ?

o E17 é mais leve que o XFCE ?

quanto de diferença entre os *box e os outros ?

[ ]'s
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #1 Online: 05 de Janeiro de 2008, 02:21 »
Eu já instalei todos os citados e, dos leves, a minha recomendação é o ICEWM, sobre o qual vc. acha aqui no Fórum alguns tópicos. Tem também o JWM, padrão no Puppy e no DSL, mas esse eu só experimentei via Live CD (Puppy).

Pela minha experiência, se vc. tem um processador relativamente novo (1.5 Ghz para cima) e pelo menos 512 MB de memória RAM não vale a pena usar nada abaixo do Xfce ou do E17 (ou seja, os *box e *wm), com preferência para o Xfce (não gostei do E17 - pois não o achei "intuitivo"). O que se ganha em desempenho é muito pouco em relação ao que se perde em comodidade.

Finalmente, as grandes distros com KDE (Kubuntu, Mandriva, OpenSuse e até PCLinuxOS) estão muito mais leves do que Ubuntu 7.10 ou Fedora 8 (a que estou usando neste momento) com Gnome. Vale a pena experimentar.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2008, 09:56 »
Aproveitando o tópico...
Venho a procura de uma distro mais completa do que o Kubuntu, ou seja que ja venha com as opções de ouvir mp3, assistir dvd e tals sem ter que fazer zilhões de instalações de codecs.
Também estou a procura de uma distro que ja venha com KDE4.

Estou baixando o Mandriva One 2008, alguém ja o usou, o que acharam?

Bom a verdade é que eu gosto do linux, mas sempre tem um ou outro problema, no ubuntu por exemplo tem essa chatisse de codecs e tals, o Slack vive dando bug é de difícil atualização, o beryl no slack não roda muito bem, vive bugando o Emerald. O PCOSLinux eu instalei mas num fui com a cara dele, embora ele tenha uma infinidade de opções "end-user", ainda assim, gosto de instalar os drivers da nvidia na mão e tive um monte de problemas com isso. Usei o Debian 4 e das versões que conheci ele me pareceu a melhor até agora.

O que me sugerem? Esse Mandriva é bacana? E o HedHat (puro mesmo) o que acham dele?

Offline Nossile

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 807
  • Loading...
    • Ver perfil
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #3 Online: 09 de Janeiro de 2008, 00:31 »
Linux Mint, é o Ubuntu com mais facilidades.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #4 Online: 09 de Janeiro de 2008, 01:08 »

Estou baixando o Mandriva One 2008, alguém ja o usou, o que acharam?


A parte boa é que eu instalei e ele fez tudo sozinho, inclusive a habilitação do driver da Nvidia e dos efeitos 3D.

A parte ruim é que depois do update dos pacotes (Kernel inclusive) não consegui mais usar a parte gráfica a não ser em Vesa. Sei lá o que houve, mas o driver da Nvidia não instalou mais nem com reza brava.

Resultado, saiu o Mandriva-2008-KDE e entrou o Fedora-8-Gnome, que está funcionando razoavelmente bem (o Emerald não funciona bem com o OpenOffice e ele perde as bordas das janelas), mas já estou com "coceira" para trocá-lo pelo PCLOS-2008-MiniMe-KDE, devidamente baixado, gravado e testado via Live CD. E acho que a "coceira" surgiu porque estou é com saudade do KDE.

 
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Piras

  • Visitante
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #5 Online: 09 de Janeiro de 2008, 07:36 »
Eu já instalei todos os citados e, dos leves, a minha recomendação é o ICEWM, sobre o qual vc. acha aqui no Fórum alguns tópicos. Tem também o JWM, padrão no Puppy e no DSL, mas esse eu só experimentei via Live CD (Puppy).

Pela minha experiência, se vc. tem um processador relativamente novo (1.5 Ghz para cima) e pelo menos 512 MB de memória RAM não vale a pena usar nada abaixo do Xfce ou do E17 (ou seja, os *box e *wm), com preferência para o Xfce (não gostei do E17 - pois não o achei "intuitivo"). O que se ganha em desempenho é muito pouco em relação ao que se perde em comodidade.

Finalmente, as grandes distros com KDE (Kubuntu, Mandriva, OpenSuse e até PCLinuxOS) estão muito mais leves do que Ubuntu 7.10 ou Fedora 8 (a que estou usando neste momento) com Gnome. Vale a pena experimentar.

Este "O que se ganha em desempenho é muito pouco em relação ao que se perde em comodidade" é o que se chamava outrora de concluir com chave de ouro.

Offline RickMura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 226
  • ping -f localhost
    • Ver perfil
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #6 Online: 11 de Janeiro de 2008, 14:52 »

Estou baixando o Mandriva One 2008, alguém ja o usou, o que acharam?


A parte boa é que eu instalei e ele fez tudo sozinho, inclusive a habilitação do driver da Nvidia e dos efeitos 3D.

A parte ruim é que depois do update dos pacotes (Kernel inclusive) não consegui mais usar a parte gráfica a não ser em Vesa. Sei lá o que houve, mas o driver da Nvidia não instalou mais nem com reza brava.

Resultado, saiu o Mandriva-2008-KDE e entrou o Fedora-8-Gnome, que está funcionando razoavelmente bem (o Emerald não funciona bem com o OpenOffice e ele perde as bordas das janelas), mas já estou com "coceira" para trocá-lo pelo PCLOS-2008-MiniMe-KDE, devidamente baixado, gravado e testado via Live CD. E acho que a "coceira" surgiu porque estou é com saudade do KDE.

Se um dia você estiver sussas e afim de ter trabalho, instale o ArchLinux, tem 158mb de download apenas, não vem nada instalado, nem mesmo o Xorg, tem q instalar tudo na mão. Eu desisti pq a unica coisa q eu queria é um distro que rode KDE4+Beryl ^^. hoje a noite vou fazer o upgrade do meu KDE, mas infelizmente to usando compiz, queria mesmo o beryl, quem sabe num pego os sources e compilo sei la.

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #7 Online: 11 de Janeiro de 2008, 21:08 »

Estou baixando o Mandriva One 2008, alguém ja o usou, o que acharam?


A parte boa é que eu instalei e ele fez tudo sozinho, inclusive a habilitação do driver da Nvidia e dos efeitos 3D.

A parte ruim é que depois do update dos pacotes (Kernel inclusive) não consegui mais usar a parte gráfica a não ser em Vesa. Sei lá o que houve, mas o driver da Nvidia não instalou mais nem com reza brava.

Resultado, saiu o Mandriva-2008-KDE e entrou o Fedora-8-Gnome, que está funcionando razoavelmente bem (o Emerald não funciona bem com o OpenOffice e ele perde as bordas das janelas), mas já estou com "coceira" para trocá-lo pelo PCLOS-2008-MiniMe-KDE, devidamente baixado, gravado e testado via Live CD. E acho que a "coceira" surgiu porque estou é com saudade do KDE.

Se um dia você estiver sussas e afim de ter trabalho, instale o ArchLinux, tem 158mb de download apenas, não vem nada instalado, nem mesmo o Xorg, tem q instalar tudo na mão. Eu desisti pq a unica coisa q eu queria é um distro que rode KDE4+Beryl ^^. hoje a noite vou fazer o upgrade do meu KDE, mas infelizmente to usando compiz, queria mesmo o beryl, quem sabe num pego os sources e compilo sei la.

Cara, se vc. quer KDE + Beryl rodando tranqüilo sua distro é o Debian Etch.

Eu instalei e usei com Beryl + Gnome e cheguei até o Lenny fazendo upgrade pelo APT.

Se tiver interesse, cheque o link:

http://lunapark6.com/debian-40-etch.html

Foi lá que eu me inspirei para rodar o Debian + Beryl 0.2.0 e não tive nenhum problema.

Até.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #8 Online: 16 de Janeiro de 2008, 14:52 »
Pegando uma carona nesse tópico.

Ontem recebi o liveCD do Kubuntu 7.10, testei e o achei mais rápido que o Ubuntu 7.10 (comparando entre desempenho no liveCD)

Uma já fiz uma experiência de ambas as GUI no Ubuntu 6.10 e achei que o consumo de memória ficou elevado. Então tirei o KDE, mas confesso que gosto da praticidade dos programas dele. E gostaria de ter o melhor dos 2 mundos no meu Ubuntu hehehe

Então como anda a observação de vcs qto ao uso da memória RAM no caso.

Já estou c/ os devidos tópicos separados p/ instalação e arrumação de menu, tela de login etc.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline allanrock

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
    • Meu Flickr
Re: XFCE x KDE x Gnome x E17 x *box- consumo de RAM
« Resposta #9 Online: 16 de Janeiro de 2008, 20:40 »

Estou baixando o Mandriva One 2008, alguém ja o usou, o que acharam?


A parte boa é que eu instalei e ele fez tudo sozinho, inclusive a habilitação do driver da Nvidia e dos efeitos 3D.

A parte ruim é que depois do update dos pacotes (Kernel inclusive) não consegui mais usar a parte gráfica a não ser em Vesa. Sei lá o que houve, mas o driver da Nvidia não instalou mais nem com reza brava.

Resultado, saiu o Mandriva-2008-KDE e entrou o Fedora-8-Gnome, que está funcionando razoavelmente bem (o Emerald não funciona bem com o OpenOffice e ele perde as bordas das janelas), mas já estou com "coceira" para trocá-lo pelo PCLOS-2008-MiniMe-KDE, devidamente baixado, gravado e testado via Live CD. E acho que a "coceira" surgiu porque estou é com saudade do KDE.

Se um dia você estiver sussas e afim de ter trabalho, instale o ArchLinux, tem 158mb de download apenas, não vem nada instalado, nem mesmo o Xorg, tem q instalar tudo na mão. Eu desisti pq a unica coisa q eu queria é um distro que rode KDE4+Beryl ^^. hoje a noite vou fazer o upgrade do meu KDE, mas infelizmente to usando compiz, queria mesmo o beryl, quem sabe num pego os sources e compilo sei la.

Cara, se vc. quer KDE + Beryl rodando tranqüilo sua distro é o Debian Etch.

Eu instalei e usei com Beryl + Gnome e cheguei até o Lenny fazendo upgrade pelo APT.

Se tiver interesse, cheque o link:

http://lunapark6.com/debian-40-etch.html

Foi lá que eu me inspirei para rodar o Debian + Beryl 0.2.0 e não tive nenhum problema.

Até.

Assino embaixo, para mim o debian com KDE iniciando com 55mb de RAM é o que há... pena que maioria dos ajustes vc tenha que  fazer na mão logicamente... achei o mandriva bem rápido e completo (codecs) mais não me dou com aquele urpmi.....

Já Fedora 8 - (K)Ubuntu 7.10 - OpenSuse 10.3 (os 2 últimos ainda estão na minha máquina =D...) estão com desempenho cara-a-cara... pelo menos no meu modesto PC....