Defendo tudo o que é bom, e o Vista é bom, eu o uso diariamente, não da bug e é seguro, assim como XP, o 2000, o 98 o 95 o 3.11 e o DOS.
A microsoft não é a 1ª do mundo em S.O por bobeira, são pq são bons.
O.o
E não me leve a mal, mas meu conhecimento é bem pequeno mesmo, mas no windows consigo fazer várias coisas que não consigo no linux e vice-versa.
Ah sim, claro. Você demonstra que seu conhecimento é bem pequeno quando diz que o Vista, assim como seus antecessores, não dá bug e é seguro. Quanto a não conseguir fazer tanta coisa no Linux quanto no Windows, isso não é porque o seu conhecimento é pequeno, mas porque você está mais acostumado a usar o Windows do que o Linux.
Qdo lançaram o XP foi a mesma coisa, "ah tem q comprar hardware top de linha", "ah ele é inseguro", "Ah ele é caro", bom hoje ele detém 79% do mercado de S.O contra 8% da Apple e 7% do Linux, o restante é do Vista, ou seja o XP é o maior rival do Vista, esses números pode dizer de forma bem clara o que é a Microsoft. Por mais que não gostemos disso ou daquilo temos de admitir que eles fazem direito.
"Quanto maior a multidão, mais negligente será o indivíduo." Carl G. Jung
"Actually, the gap between say Plato or Nietzsche and the average human is greater than the gap between that chimpanzee and the average human." Louis Mackey, no filme Waking Life, parafraseando Walter Kaufmann.
Não só por gostar dos produtos da Microsoft, mas também porque por uma questão de sobrevivência não posso vir aqui e dizer que não gosto dos produtos deles, o Visual Studio é meu ganha-pão, é o que paga meu apto e até mesmo o computador que tenho em casa que roda Linux. Então no meu ponto de vista, quem me assegura o direito de aprender Linux é a Microsoft hehehehe.
Na verdade, quem lhe assegura o direito de aprender Linux é a tua capacidade de utilizar as ferramentas comercializadas pela Microsoft e o teu interesse em explorar uma nova plataforma.
Como é possível ver, acima, existem vários pontos em que discordo de você. Uso os produtos da Microsoft desde os tempos do Dos, tendo passado pelo Win 3.11, toda a família 9x, NT, 2000, XP, Vista. A família Windows, num panorama geral, é péssima. O aproveitamento dos recursos de hardware é péssimo, e qualquer benchmark prova isso (não confie nos benchs feitos por revistas, faça você mesmo seu benchmark); em termos de segurança então, a família Windows é célebre por suas falhas: são worms de e-mail, trojans, malwares, etc a perder de vista que trouxeram prejuízos consideráveis a milhares de empresas e atrapalharam a vida de milhões de pessoas. Mas, de todas as gerações de SO's da Microsoft, nenhuma é tão pesada e tão incompatível quanto o Windows Vista. Talvez - e só talvez - ele seja mais seguro que seus predecessores, no sentido de ser menos vulnerável aos vírus e trojans. Contudo, para o usuário experiente, a perda no desempenho e na compatibilidade não compensa o ganho na segurança.
Hoje em dia não uso o Windows, nem mesmo tenho ele instalado no meu computador, e não sinto falta.
No teu caso, imagino que possa ser mais difícil fazer uma mudança tão radical, uma vez que pareces escrever código para sistemas Windows, logo teus clientes devem usar a plataforma Windows e realmente não seria sensato abandonar tal plataforma que é o teu ganha pão.
Contudo, espero que, com o tempo, você note as diferenças abissais que existem entre o Windows e o Linux, em termos de segurança, desempenho e estabilidade.
Boa sorte.