Olha fiquei fã do Hqx, e as poucas vezes que trocamos algumas palavras aqui pelo fórum vi que o cara é super prestativo, e parece muito gente boa... Não acho que ele deva sair da comunidade por conta de alguns, mesmo sem saber o que aconteceu.
Mas, como já disse, não concordo dele deixar o fórum, largar msn por conta de algumas pessoas. Poxa o trabalho de trocar tudo, refazer contatos, sei lá, não sei se faria isso.
Imagino o que ele deva passar. Para falar porque citarei meu caso. Antes eu deixava todos meus contatos (msn, emails, jabber) na minha assinatura, e sempre adicionava sem perguntar (ainda faço isso), e cheguei a ter mais de 150 contatos só relativos ao fórum.
Bem, passei muita raiva, era gente me cobrando ajuda a toda hora, como se eu fosse pago para isto. Não podia ficar on-line que vinha um pedindo ajuda, a grande maioria delas já resolvidas no fórum, e nunca podendo ser respondidas depois, pois tudo era urgente, não interessando o que eu tinha para fazer. Também aconteceu com alguns (1 tenho certeza) contatos que me adicionavam, resolviam o problema e deletavam depois... ai precisavam de novo? solicitavam novamente serem adicionados, só para terem uma dúvida respondida, e ao final... tchau, eu era deletado da lista de contatos.
Isso é só para citar alguns dos problemas, e já citei aqui no fórum algumas vezes esse tipo de problema. Sei que com isso acabei tirando meus contatos da assinatura, dificultando ao máximo adicionar alguém, pois realmente complica as vezes, infelizmente, pois tinha em mente que quanto mais contatos tivessemos maior seria nossa comunidade, e assim seria melhor.
Bem, sei que não me privei do fórum pelos problemas, continuo adicionando amigos, e até poderia citar vários que fazem parte da minha lista de contatos, e que tenho contato diário (ou quase diário) com eles, e sempre com conversas muito prazerosas, até quando falamos de Linux, e sobre problemas que estamos passando.
Meu voto no final é para que o Hqx volte, afinal ele tem um perfil que só tem a contribuir para a comunidade, seja tecnicamente, seja como um com colega.
[]'s
Cristiano