Tudo bem Piras...
Essas impressões são usando o kernel edge 2 baseado nas configurações do PclinuxOs customizado...
Vou citar algumas impressões minhas pq se eu citar o kernel eu falo até amanhã...
Só vou citar sobre o kernel que o reconhecimento de hardware para sons onboard é maior e ele inclusive tem patches para maior compatibilidade com os notebooks por colocar patches acpi...
É o único kernel que uso agora...
------------
Primeiro ao colocar a configuração do kernel o konsole me avisou de diversas opções que não apareceriam.
Por ali eu vi os patches e notei que ele tem o CFS atualizado apesar de ser 2.6.22 e possui características do 2.6.24 como a fair_group (mas que estava desativada)
Coloquei os patches que eu coloco em meus kernels para aumentar a velocidade e fluidez e acho que a velocidade está muito semelhante ao do PclinuxOs (talvez igual).
Mexi em pouquíssimas coisa, mas com cautela...
O boot foi um pouco mais lento...
O Open Office demorou um pouco para abrir mas foi coisa de 6 segundos (no meu kernel desk abria super rápido mais não coloquei os SUPER patches do desk nele senão ia mascarar o resultado)
O firefox abriu bem rápido e os outros programas também...
Mas o que mais me chamou atenção foi a sua estabilidade, fluidez e gerenciamento de memória.
Na questão da estabilidade eu fiz questão de abrir diversos programas ao mesmo tempo e ele continuava perfeito.
Alías usando a configuração dele com uns patches eu tenho uma sensação que estou usando quase um sistema real time (que inclusive é muito bom usar para testes, pena que não tenho mais meus patches rt para diminuir a latência). É uma sensação incrível...
Comecei a abrir mais programas e mais e mais e o consumo da memória foi lá no alto e aí ao fechá-los eu notava imediatamente os resquícios deles sumirem...
Em diversas distribuições que testei essa foi a primeira vez em que isso aconteceu.
É um gerenciamento de memória ótimo... nenhum kernel que vi até hoje consegue essa façanha (nem os outros meus).
Quem diria... antes eu dava boot e iniciava o sistema com 90 de ram e agora mesmo depois de executar diversos programas o resquício na ram sumiu e estou de volta com meus 90 de ram... (é claro também que uso uma sessão limpa do Kde!!!)
Olhem só a imagem abaixo:
Não preciso dar mais boot hehehehe
O menu do Kde está sensivelmente mais rápido e esse kernel aproveita muito bem os dual cores.
Em grande parte das tarefas houve um balanceamento das tarefas entre os dois cores ao invés de pesar mais sobre um, como em algumas distribuições acontece... e digo novamente ele balanceou muito bem as tarefas.
Nesse ponto ele está de parabéns!!!
Quem configurou esse kernel sabia exatamente o que estava fazendo...
Aliás aplaudo de pé... Quem olhar as configurações dele e tiver o pouco conhecimento que eu tenho, vai notar que não é uma configuração simples... Até agora estou surpreso...
Depois de bastante tempo usando eu não noto uma perda de performance, noto um sistema limpo, como se eu tivesse acabado de dar um boot...
Enfim pela configuração do kernel, não se nota que ele é voltado especificamente para performance (como o Archlinux e Sidux) mas se nota uma configuração limpa (isso é importante), voltada para um sistema fluido.
O Archlinux provavelmente é mais rápido (o Archlinux para quem não sabe, tem um kernel de latência baixa e o PclinuxOs não) que PclinuxOs, mas a sensação de leveza de um sistema fluido e gostoso de usar está no PclinuxOs!!!
Gostei muito dessa experiência aliás gostaria de agradecer ao pinduvoz e ao Stig pelas configurações de kernel que foram de grande ajuda!!!
Fiquem com Deus e boa noite!!!
Hqx
EDIT1
Vcs querem testar esse kernel baseado no PclinuxOs???
Se quiserem eu upo amanhã!!!
Fui...