(...)
Eu consigo fazer até o Kde iniciar com 55 de ram, mas tirar o hal e o dbus não é legal!!!
Hqx
Na verdade, eu estou satisfeito com a redução no consumo de memória que consigo com o OpenBox. O que eu realmente gostaria é de saber se existe um modo de a CPU não ficar tão sobrecarregada de vez em quando. Eu noto que, mesmo com a outra instalação, a "limpa", o percentual de uso da CPU vai a quase 100% às vezes.
Por exemplo, quando eu movimento uma janela, inicio um programa, ou um site está carregando... No caso das janelas, eu noto que o Xorg vai de 5% a 70 ou 80% brincando... só pra mover a janela. No caso da abertura de um site, é a vez do Firefox pegar pesado na CPU (cerca de 35 a 45%) junto com o Xorg (que sobe para 25 a 30%). É só isso que deixa o meu sistema meio arrastado de vez em quando, porque, no geral, ele roda quase sempre muito rápido.
Ha também o problema com os editores de texto para programação (que vão ficando arrastados lá pela linha 200 dos meus códigos), a rolagem de conteúdo de diversos programas, as picotadas na execução de MIDIs, etc... Memória tem de sobra, mas a CPU engasga.
Eu sei que um PIII/1.1GHz não é lá grandes coisas, mas me parece mais caso de otimização do que de equipamento insuficiente, e nisso eu compartilho dos questionamentos que o CK se fez e o motivaram a entrar no mundo dos patches para o Kernel Linux.
Abração