Autor Tópico: Instalar 7.10 no AMD 64  (Lida 5040 vezes)

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Instalar 7.10 no AMD 64
« Online: 15 de Janeiro de 2008, 16:31 »
É possível um passo-a-passo de instalação do 7.10 no AMD 64?
stou chateado de não ter conseguido instalar.
Abraço
Pedreira

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #1 Online: 15 de Janeiro de 2008, 19:30 »
Qual o problema que esta tendo? Já verificou o tópico Instalação do Ubuntu 7.04/7.10?

Outra coisa que pode te ajudar são as dicas do tópico Argumentos de Instalação (caso falhe).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #2 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:51 »
Desculpe a demora. Segui os seguintes passos:
1, Iniciei e, quando se apresentou a tela de iniciação do Live CD, cliquei em Check for defects.
Apareceu uma mensagem de erri: Error reading boot CD. Rebbot.
2. Reiniciei. Desta vez, escolhi Start install Ub untu. Apareceu a mesma mensagem de erro.
3. Reiniciei. Escolhi, em F2, a lingua Português do Brasil. Tudo Certo.
4. Clico, então, em Iniciar Ubuntu. Aparece a mesma mensagem de erro.
5. Reinicio. Escolho Iniciar me modo gráfico seguro. Nada. Mesma mensagem de erro.
6. Reinicio. Em Opções de Boot, retiro a frase que lá está e coloco a frase sugerida linux apm=off acpi=off noapic nolapic noapci nosmp pnpbios=off nomce Apareceu uma tela Carregador de Boot Linux OK
7. Clico então OK e nada acontece. Fica a tela parada, acho que preta
8. Reinicio. Agora não retiro a frase que está em Opções de boot, e coloco a frase sugerida imediatamente depois da frase que lá está. Aparece Error reading boot CD. Reiniciar.
Terei feito algo errado?
Pedreira

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #3 Online: 18 de Janeiro de 2008, 11:04 »
Confira o MD5 do arquivo .iso baixado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2008, 12:59 »
Meu caro
Note que o RC2006 colocou um tutorial relativo a este problema, logo acima desse nosso tópico.
Sugiro que a gente continue lá.
Acho que este tópico pode ser encerrado. O
Obrigado
Haroldo

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #5 Online: 28 de Janeiro de 2008, 16:07 »
Com base na leitura de outros tópicos e do livro do Morimoto, mudei tudo e consegui algum progresso, sem no entanto conseguir instalar o 7.10.
Desmanchei as modificações que tinha feito na BIOS, reinstalei o Windows, desfragmentei-o (não sei se precisava), coloquei o CD do Ubuntu 32, escolhi o idioma, escolhi 1024X768X32 e digitei, no final das opções acpi=off dma=off noapic
Cliquei em Instalar.
Começou, então, o preenchimento da barra horizontal laranja característica do Ubuntu. Estando a barra preenchida, apareceu uma caixa de Gestão de Energia dizendo que o Sinal de Entrada está fora de Escala, e iniciou o trabalho de adequação do Sinal de Entrada, como costuma mesmo acontecer, acho que é porque meu monitor é um LCD LG Flatron L1511S.
Mas, isso feito, quando a instalação devia continuar, a tela fica preta e nada mais aconteceu.
Tomei a providência de usar o CD do Kurumin 7.0, que eu usava até aqui, apenas para particionar o disco, e o particionei, reservando um espaço para o Windows, um para Swap, um para o Ubuntu e outro para situar o /home separado.
É nesse ponto que estou.
Estou enviando mensagem pessoal a você, clcampos (Cristiano), mas também a outras pessoas que participaram de tópicos semelhantes.
Já testei o disco de instalação, e ele parece não ter erros.
Meu computador é um aTHLON 64 Bits X2, ASUS M2N-MX SE, placa nVidia
Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.
Abraço
Pedreira

Offline angelmix

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #6 Online: 30 de Janeiro de 2008, 08:40 »
Amigo Pedreira, o seu PC é similar ao meu e consegui instalar o Ubuntu 7.10 conforme especifiquei no meu tópico recente. Ao meu ver existem três possibilidades a observar:

1- Pelo que estive observando, quando a tela fica preta, isto é uma característica de falha no carregamento do sinal de vídeo, ou seja, pode ser que haja alguma incompatibilidade de driver com o seu monitor. Aconselho a conseguir um monitor SAMSUNG, LG ou ACER e reinstalar novamente o Ubuntu. O meu monitor é um LG 775N.

2- Quanto tem de memória? A pergunta é porque, quando o vídeo é carregado existe um tempo que é normal para esse carregamento e, a tela escura é uma característica de início de carregamento de vídeo de algumas distros. A sua velocidade depende da quantidade de memória do seu PC. Quanto menos memória, maior o tempo de carregamento do vídeo. Sugiro, esperar alguns minutos observando a tela escura pra ver se vai aparecer imagem. Isso já aconteceu uma vez comigo.

3- Uma solução pode estar em configurar a resolução de imagem na linha de boot. Se o VGA estiver 1024x768, coloque 800x600 ou vice-versa. Depois de instalado, mude o VGA. Se ele não estiver discriminado na linha de boot, dicrimine-o digitando vga=791 (para 1024x768) e vga=788 (para 800x600). Pode, tentar, também, uma resolução maior que 1024x768, veja no manual de instruções dele até que valor máximo de resolução ele aceita e faça uma busca no Google para descobri o comando em shell relativo a ele.

Você específica que possui uma placa de vídeo nVídia. Pelo que entendo não é a da placa mãe. Portanto, sugiro que retire a placa e, tente a instalação usando a resolução de vídeo de 256Mb que é o máximo que a placa de vídeo on board fornece, assim poderá descobrir se tem algo a ver.

Uma coisa que você pode fazer, também, é ir no Google e fazer uma busca com o modelo do seu monitor (monitor+problemas+linux) e ver se tem erros relativos a ele em outras instalações com linux.

Boa Sorte!
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 08:46 por angelmix »

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #7 Online: 30 de Janeiro de 2008, 08:55 »
Oi pedreira !

Se o passo um já apareceu erro, só mudando a media. Provavelmente você gravou uma imagem. Quando é cd bootável tem que gravar numa velocidade razoavelmente baixa tipo 6x ou 8x.

1, Iniciei e, quando se apresentou a tela de iniciação do Live CD, cliquei em Check for defects.
Apareceu uma mensagem de erro: Error reading boot CD. Rebbot.


Editado - Uma curiosidade: Nunca consegui instalar o Ubuntu selecionando a linguagem (Português) no inicio da instalação. Num determinado ponto o processo de instalação simplesmente fechava.


                                                                Boa sorte !

                                                                           
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2008, 08:59 por edjen »
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #8 Online: 30 de Janeiro de 2008, 18:30 »
Meus camaradas. Antes de mais nada quero agradecer a mensagem de vocês. Eu já estava me sentindo totalmente abandonado. Vou examinar as instruções de vocês, com todo o prazer, e me manifesto logo.
Obrigado
Haroldo (é o meu nome)

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #9 Online: 31 de Janeiro de 2008, 09:54 »
O defeito não deve ser no disco de instalação, porque, em primeiro lugar, eu tenho dois, um copiado e outro distribuido por uma revista, em segundo lugar porque foram considerados sem defeito pelo próprio CD, e em terceiro porque, como já disse na mensagem anterior, consegui passar daquela fase inicial que o edjen disse que se não passar por ela é defeito de disco de instalação.
Agora não dá, mas mais tarde vou usar a sugestão do edjen de não selecionar o idioma de início, mas acho esquisito, porque a instrução é para selecionar o idioma antes.
Meu monitor é LG, o modelo é o Flatron F L1511S. A placa, é a própria placa mãe, ao contrário do que você entendeu, angelmix. Talvez eu tenha falhado em transmitir essa informação. No disco da placa mãe está dito que ela é uma M2N-MX SE SERIES – Nvidia MCPG1P Chipset Suppport CD Rev. 324.02 ASUS.
A memória, não sei exatamente quanto é, mas é no mínimo 1 GB. Acho que é 2 GB. Com este dado, angelmix, se for o caso renove tua instrução relativa a ela, para que eu possa seguir mais tarde, agora o tempo não permite.
Da mesma maneira, seguirei tuas instruções a respeito da resolução de imagem mais tarde, a não ser que você diga algo em contrário até lá.
Muito obrigado mesmo aos dois e antecipadamente a quem mais puder ajudar.
Haroldo

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #10 Online: 31 de Janeiro de 2008, 10:36 »
Oi Pedreira !

Essas opções que tu colocou nas primeiras vezes são muito limitadoras. E mesmo que conseguisse instalar com elas acabariam dando problemas depois, geralmente elas são mais indicadas pra computadores mais antigos, "irqpoll" e "pci=routeirq" são mais recomendadas para o caso de algum conflito. Agora é que entendi que a mensagem de erro no passo um foi devido as opções de boot que foram sugeridas. Dá uma olhada na BIOS em "power" deixa a opção "Power On By PCI Devices" "Enable" ou habilitada, principalmente se a placa de video for PCI-E, esta opção é para fornecer mais energia para os dispositivos pci (1A), não vai causar nenhum problema. Também vê se não tem proteção contra virus ou coisa parecida ativada na BIOS. Se você tem ou tinha outro sistema operacional, formata a partição que você vai instalar o Ubuntu antes com o Gparted, comigo aconteceu muitas vezes de não conseguir instalar o Ubuntu porque ele (parecia)  recusar sobreescrever o que estava no Hd. Não usa todas as opções de boot juntas, uma por tentativa.

                                                     Boa sorte !
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2008, 10:38 por edjen »
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #11 Online: 31 de Janeiro de 2008, 22:31 »
Meus caros
O meu disco rígido já está particionado, coisa que fiz usando o Gparted do Kurumin 7, com o qual já estou acostumado.
Tentei fazer a lição de casa com base na sugestão de vocês:
Uma vez que eu tinha feito mudanças na BIOS, comecei por colocá-la em ordem, ou seja, encontrei nela um local que oferecia uma opção 'Load setup defaults'. Supus que isso significava que ela rearranjava a BIOS como a recebi ao comprar o computador.
Mexi no Boot device priority, colocando a ordem CD, HD e disquete.
Reiniciei, escolhi o idioma, deu erros, um dos quais kernel panic, aqueles mesmos que deu para o angelmix.
Reiniciei, não escolhi o idioma, escolhi VG 1024X76X32 (acho que é essa que está no meu computador antigo). Não deu nem erro, deu tela preta imediata sem nenhum sinal de que a CPU esteja trabalhando. Aguardei um pouco. Neca.
Reiniciei, escolhi o idioma, a resolução de tela e opção de boot. Já estava escrita uma longa opção que eu supus que correspondia a Instalar o Ubuntu, que era a opção escolhida por mim. Acrescentei noapic. Começou o vaivem laranja, depois o preenchimento da barra, depois tela preta, depois Sinal de Entrada Fora de Escala (normal), depois tela preta com sinal de disco rodando, dlepois tela preta sem nenhum sinal de trabalho. Depois de 2 minutos, desisti.
Reiniciei. Agora, tive o mesmo procedimento, mas escolhi a acpi=off. Idem até Sinal de Entrada Fora de Escala, depois tela preta sem sinal de nada de trabalho.
Reiniciei e escolhi dma=off. De cara já deu tela preta sem sinais de trabalho.
Conclui que a melhor opção era noapic.
Resolvi tentar, então, noapic, masagora adotando a sugestão de, na BIOS, habilitar Power On By PCT Devices. O resultado foi idêntico a noapic sozinho.
Por hoje, não tenho mais nada.
Que me dizem?
Abraço
H.

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #12 Online: 31 de Janeiro de 2008, 23:25 »
Esquecí de informar, na mensagem acima, que, embora o meu computador seja um 64X, eu estou tentando instalar o Ubuntu de 32, conforme recomendado pelo pessoal.
H

Offline edjen

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Toda mudança gera resistência.
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #13 Online: 02 de Fevereiro de 2008, 22:35 »
Oi Pedreira !

Eu tava dando uma pesquisada no Goog e muitos disseram que resolveram o problema desabilitando o "ACPI e APIC" direto na BIOS -> Power -> ACPI APIC support.  É claro que você vai perder o gerenciamento de energia, mas depois de instalado pode tentar reabilitar. Para a instalação não passar do ponto que você disse, o Ubuntu pode não estar encontrando o Hd, mas se você consegue iniciar com o Kurumin, no meu pc o kurumin não reconhece os Hds (sata II). Encontrei muitos problemas justamente com placas iguais ou parecidas com a tua. O grande erro da AMD é não ter uma placa-mãe própria, pra mim AMD é a melhor tecnologia em processadores.


                                                             Boa sorte !

                                           
GNULinux = Asus P5K-E = Intel Q9450 = Quadro 400 = 3 Hd 80Gb Samsung + Hd 500Gb Seagate = 8Gb RAM DDR2 OCZ 1066 mhz

Offline Pedreira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Instalar 7.10 no AMD 64
« Resposta #14 Online: 03 de Fevereiro de 2008, 19:30 »
Olá, Edjen e demais companheiros.
Muito obrigado por ter dado 'uma pesquisada', também procuro fazer isso, mas fico um pouco cansado, ainda é difícil entender muitas coisas que são ditas nas mensagens que acompanho.
Bem. Vamos lá.
Fui na Bios, notei que numa aba chamada Advanced há uma opção chamada PCI PnP. Esta oção pode estar NO - o que significaria 'lets the BIOS configure all the devices on the system - ou YES - o que significaria 'leths the operating system configure Plug and Play (PnP) devices not required for boot if your system has a Plug and Play operating System'.
Não sou muito bom nem em Linux nem em Inglês, mas imaginei que talvez conviesse colocar YES (estava NO), de modo que o Ubuntu operaria livre da BIOS nesse aspecto, se é que ele tem um PnP.
Reiniciei, não esolhi idioma nem mais nada, mandei instalar simplesmente e ele deu aqueles dois erros de praxe imediatamente.
Voltei, deixei o YES, escolohi idioma, escolhi 1024X768X32, adicionei a opção de boot 'noapic' e mandei Iniciar Ubuntu. O Sistema foi adiante, encheu a barra laranja, apareceu o sinal do Gerenciador de Energia, arrumando o sinal de Energia, após o que aparece a fatídica tela preta imutável.
Reiniciei, voltei o PnP para NO e passei a fazer o que o edjen sugeriu:
Fui na BIOS, no Power, encontrei
ACPI Version FEatures: Disable
ACPI APIC Supporet: Enabled. Coloquei Disabled
Mas em algum lugar também há um APM Configuration, onde consta Power On by PCI Device: Enable, no qual não mexi.
Reiniciei sem escolher nada de boot, ele apresentou a faixa laranja e a preencheu. diferentemente do que você esperaria, acho, ele fez a Gestão de Energia,, que estava Fora de Escala, depois tela preta mas com disco rolando, depois tela preta sem disco rolando.
Reiniciei de novo, escolhi idioma, 1024X768X32, noapic, e o sistema travou logo em seguida, desmembrando a faixa laranja em 4 pedaços espalhados na tela. Mas continuou, acho e apresentou a tela preta, Gestão de Energia, tela preta com disco rolando e tela preta sem nada.
A máquina BIOS continuou configurada do jeito que descrevi.
 Devo desabilitar a tal APM Configuration?
Que mais pode me indicar?
Curioso o teu comentário a respeito do Kurumin, porque não só consegui naturalmente, sem nenhuma interferência, que ele rodasse nessa máquina, como também já particionei o disco, visando justamente a instalação do Ubuntu. É o Kurumin 7.0
Abraço e novamente obrigado
Haroldo