Primeiro: O Tux Vermelho é uma referência em língua portuguesa sobre software livre. Não colocaria nada para criar hype.
Segundo: Não se deve interpretar os números sem analisar várias possibilidades.
O site é de download de distros. Pode-se analisar que o usuário Ubuntu, normalmente iniciante, está mais interessado em testar outras. Usuários do Slack estão mais confortáveis, ou mais satisfeitos, ou mais "fundamentalistas" que não precisariam entrar neste site, etc. Existe uma imensa quantidade de usuários Windows, que tanto podem ser para-quedistas do Google como interessados em testar o Linux... Dados em planilha podem oferecer dados ocultos.
Para quem gosta de análise de dados eu recomendo fortemente o livro Freakonomics.
Estou no mesmo barco que o seu, e é exatamente por isso que achei que seria interessante exibir o post do blog do tux vermelho, crente de que todos os usuários aqui conheciam o site e a seriedade com que é tratada as notícias do mundo Linux.
Infelizmente, não é bem isso que vi, na verdade fiquei decepcionado por ter colocado um post do RedTuxer e virem usuários aqui com facas na mão insultando a pesquisa, taxando de mentirosa.
Enfim, se eu fosse vocês procuraria aprender mais sobre o que esses números querem dizer. Como todos já devem (ou deveriam) saber, o slackware não é uma distro popular, por assim dizer. E como o próprio RedTuxer já disse, o Ubuntu se tornou uma distro popular pela facilidade de uso, entrega de cds sem custo (se não for por outros fatores como compiz-fusion, que vira e meche sempre tem um vídeo de demonstração no YT). O Ubuntu bombando em todo lugar só pode vir a cair no gosto popular.
Para aqueles que ainda ficaram na dúvida de publico geral # público do distrowatch:
Simples, não são todos aqueles que usam o Ubuntu e visitam o site. Mas existem aqueles usuários que usam distros Linux e visitam de vez em quando. Logo, esses usuários se diferenciam do público em geral porque independente se eles usam windows ou Ubuntu ou qq outra distro, eles não visitam o site regularmente. Para os usuários de windows/distros Linux que são visitantes do site DW, eles tiveram a voz de opinião que refletiu no resultado da pesquisa. Se eu uso Ubuntu mas não visito o site e vc usa Ubuntu e visita a DW regularmente, vc contribuiu para aquele resultado da pesquisa.
Ufa taí...toda a explicação mastigadaça.