Essa questão do compiz me lembra quando surgiram jogos como Doom, Nascar e similares para MS-Dos, e muitos computadores não possuiam placas de vídeo capazes de rodá-los. Daí vieram as placas Diamond 3D que eram um luxo...
Até surgirem jogos com 3D real. Daí não tem mais placa que chegue, pois cada vez que lançam uma placa nova, inventam um efeito mais pesado para ser exibido.
As placas TNT2 deveriam ser suficientes para efeitos de desktop, mas mesmo estas são consideradas ultrapassadas. Uma coisa útil seria se alguém fizesse uma especificação para Linux, desde agora, quanto aos efeitos a serem utilizados em desktop, tipo: estipular um limite de polígonos, texturas, etc para ser adotado como padrão. Não um limite total, mas um limite para ser usado como padrão na configuração dos efeitos de desktop. O usuário poderia habilitar e acrescentar efeitos que ultrapassassem estes limites, ou não dependendo do seu hardware.
Desta maneira seria possível prever quando a aceleração 3D para desktop se tornaria um padrão (acredito que em mais uns 2 anos, mesmo os notebooks e computadores básicos vendidos no Brasil terão tais capacidades).