Autor Tópico: Imprimir como PDF (a partir do Firefox)  (Lida 8258 vezes)

Offline Jesus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 77
    • Ver perfil
Imprimir como PDF (a partir do Firefox)
« Online: 16 de Janeiro de 2006, 20:58 »
Como fazer?

Adote o melhor dos dois mundos Gnome+KDE.  Instale os pacotes do KDE (isto dá uma melhor visualização dos produtos KDE no Gnome) e utilize o kprinter para imprimir PDF do Firefox.

Primeiro abra o Synaptic (Sistema > Administração > Gerenciador de Pacotes Synaptic - ou - Aplicações > Adicionar Aplicações > Arquivo > Avançado > Procurar ---> digitar     kde .  Selecionar kde para instalação  e clicar em "Aplicar", procedendo a instalação dos pacotes KDE.

Você poderá continuar usando o Gnome como desktop padrão (e se quiser, faça uma limpeza desabilitando os programas menos usados do KDE nos menus, editando os menus (botão direito do mouse sobre "Aplicações", selecionar: Editar Menus. É só desbilitar os programas de exibição não desejados, desmarcando a respectiva caixa de seleção).

Se preferir não instalar o KDE todo, instale só o kprinter - já li que viável essa opção, mas não a testei. Preferi instalar o KDE. Tem diversas vantagens que não mencionarei aqui e desvantagens como programas com funcionalidades semelhantes, maior ocupação de disco e talvez uma maior demora ao carregar o sistema. Ao instalar só o kprinter, provavelmente o KDE básico será também instalado (Para saber mais, leia http://www.kubuntu.org/faq.php).

No Firefox, substituir o comando de impressão (Arquivo > Imprimir > Propriedades   (caixa comando de Impressão) por kprinter  ). Antes, copie o comando de impressão e salve num editor de textos ou anote, para o caso de desejar reverter e voltar a usar o programa de impressão original.

Pronto. Agora, quando quiser gerar um PDF a partir do Firefox, é só escolher Arquivo > Imprimir > botão "Imprimir" e em Impressora - Nome escolher "Imprimir para Arquivo (PDF).

Atenção: o arquivo gerado será visto adequadamente no KGhostView ou no Adobe Acrobat Reader. Leitores como o KPDF (e Konqueror) ou o Evince não lêem adequadamente os arquivos gerados. Por quê?  Ainda não sei.